fbpx
MeepleBR
  • Por: Renato J. Lopes
  • Publicado em: 21 de julho de 2023

Ser indicado ao Prêmio Ludopedia 2022 é uma honra para qualquer jogo brasileiro. Atualmente, é a maior premiação sobre o mercado brasileiro de jogos de tabuleiro. A primeira edição aconteceu em 2015, premiando os melhores jogos lançados no Brasil. 

A princípio o prêmio era dado apenas para o jogo do ano. A partir de 2017, o prêmio foi dividido em categorias: Jogo Expert do Ano, Jogo Família do Ano, Jogo Infantil do Ano e Expansão do Ano, divididos em autor nacional e geral, além da divisão entre voto popular e do júri.

No último prêmio, que avaliava os jogos lançados no ano de 2022, os jogos da MeepleBR foram indicados em várias categorias, tendo chegado a final de algumas:

Expert Designer Nacional – Júri e Popular: Luna Maris.

Expert Designer Nacional – Popular: Eletrika.

Expert – Júri: Eclipse: O Segundo Despertar da Galáxia.

Expansão – Júri e Popular: Draftosaurus: 2 em 1 Marina e Show Aéreo

 

A grande final aconteceu durante o Diversão Offline 2023, e de lá saímos com 2 vencedores: Luna Maris no voto popular e a expansão para Draftosaurus 2 em 1 no voto do Júri. 

Saiba mais sobre as premiações.

Draftosaurus: 2 em 1 Marina e Show Aéreo

Esse é um projeto desenvolvido pelo editor da MeepleBR, Thiago Leite. Lá fora esse produto é dividido em 2 pequenas caixas: o Marina e o Show Aéreo. Ao ver que isso poderia deixar o produto dividido e com um custo maior, Thiago sugeriu de juntar as duas pequenas caixas em uma do tamanho do jogo base, que além de ficar mais bonita na prateleira, mais prático e com preço mais acessível.

E deu certo! A expansão Draftosaurus: 2 em 1 Marina e Show Aéreo, além de ser um sucesso de vendas, ganhou o Prêmio Ludopedia na categoria Melhor Expansão – Jurados. 

O CEO da MeepleBR e Glyptodon Studio, Diego Bianchini subiu ao palco para receber o prêmio e disse estar surpreso. “Essa expansão é exclusiva do Brasil, é única no mundo e nos surpreendemos ao vencer esse prêmio”.

Prêmio Ludopedia 2023
Diego Bianchini, CEO da MeepleBR recebendo o prêmio da expansão de Draftosaurus

Luna Maris

Desde o seu anúncio, o jogo Luna Maris teve boas expectativas por conta do público. E isso se refletiu nas vendas e também nas redes sociais. 

É um dos jogos que mais vemos as pessoas publicando que estão jogando, mesmo um bom tempo após o seu lançamento. Sinal de que veio pra ficar nas mesas. Por isso, não foi surpresa quando ele foi indicado a finalista do Prêmio Ludopedia na categoria Jogo Expert Designer Nacional entre o júri e público, ao lado de grandes e importantes projetos.

Na categoria de jurados, o jogo ficou entre os 3 finalistas, mas, uma grande surpresa foi a conquista na categoria popular. Ou seja, o público em geral elegeu Luna Maris como o melhor jogo expert de designer nacional lançado no ano de 2022.

O autor do jogo, Ricardo Amaral agradeceu o prêmio e homenageou os game designers brasileiros de jogos complexos. “A gente que cria jogos complexos, sabemos o quanto é difícil criar e desenvolver jogos assim, por isso esse prêmio é tão importante”, afirmou.

Ricardo Amaral, autor de Luna Maris, recebendo o Prêmio Ludopedia

Esses prêmios são verdadeiros reconhecimentos por parte do mercado e do público, mostrando que os jogos da MeepleBR. Nosso muito obrigado a todos os que votaram em nossos jogos.

Renato J. Lopes

Criador de conteúdo e contador de histórias desde que começou a falar. Descobriu os jogos de tabuleiro modernos em 2015 com miniaturas e take that, se converteu aos adoradores (ou cultistas) dos eurogames, mas hoje joga de tudo, desde que tenha estratégia e diversão.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.