fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 20 de outubro de 2022

Eletrika vem aí

CRIADO POR LUCAS M. RODRIGUES, ELETRIKA É UM JOGO NACIONAL QUE VAI TE DAR UM CHOQUE DE DIVERSÃO

Não muito tempo atrás, em meados da década passada, havia um grande preconceito do público em relação aos jogos brasileiros.

Com o passar do tempo, e com o lançamento de títulos de alta qualidade, essa visão foi sendo deixada de lado: Quartz, Cartógrafos, Paper Dungeons e, mais recentemente, Brazil Imperial foram sucessos de crítica e de público no Brasil e além.

E para continuar com essa história de sucesso, a MeepleBR vai lançar um jogo eletrizante.

Uma visão geral de Eletrika

Em Eletrika, você compete com outros jogadores para ver quem irá contribuir mais com a infraestrutura para gerar energia e distribuí-la para várias cidades!

O tema da eletricidade já apareceu em jogos clássicos, como Power Grid, e títulos de sucesso dos últimos anos, como o bem avaliado Barrage, mas em Eletrika o tema das redes de energia recebe nova e interessante roupagem.

Criado por Lucas M. Rodrigues em parceria com o Glyptodon Game Studio, o estúdio de Game Design da MeepleBR, o jogo é fruto de um trabalho intenso e desenvolvido por uma equipe apaixonada pelo projeto.

Eletrika é um título competitivo para 2 a 4 jogadores que tem como principais mecânicas a colocação de peças, a construção de rotas e a realização de contratos.

Os participantes precisam criar linhas de transmissão de energia, conectando cidades as redes elétricas, o que faz com que seja necessário integrar os seus objetivos aos dos demais participantes. Essa característica faz com que os jogadores criem interações positivas, ao mesmo tempo em que acirra a competição entre eles.

Como o jogo funciona

No começo da partida cada participante escolhe uma cor e pega todos os peões e marcadores dessa cor. Após isso, a peça de nascente de rio é colocada no centro do tabuleiro e as peças remanescentes são embaralhadas e colocadas em uma pilha com a face voltada para baixo.

Por último, mas não menos importante, os jogadores, em sentido horário, precisam revelar uma peça e colocá-la ao lado da nascente. Durante a preparação, e por todo o jogo, a colocação de peças respeita algumas regras simples:

  • uma nova peça precisa estar conectada a pelo menos uma outra peça já colocada em jogo.
  • os lados conectados precisam se encaixar perfeitamente (exemplo: você não pode colocar o lado com um rio de uma peça ao lado de outra que não possua um rio no lado em que você está fazendo a conexão).

Expanda o mapa

Os jogadores possuem três ações possíveis durante seus turnos: revelar uma peça e colocá-la, fazer uma construção ou abandonar suas construções.

Já apresentamos os aspectos gerais da colocação de peças, mas durante o jogo, quando um participante revela uma nova peça, ele deve observar as cores que estão presentes nas laterais da mesma: estas cores interagem com as construções e geram vários pontos se forem utilizadas de maneira correta.

Outro aspecto importante desse processo é o uso de marcadores. Quando um jogador revelar uma nova peça, ele pode colocar um marcador de reserva sobre a peça colocada no mapa. Essa manobra é importante porque se outro jogador construir sobre a peça reservada, quem fez a reserva recebe pontos e recupera o marcador.

Construa suas rotas de energia

Fazer construções é a parte mais importante de Eletrika. Existem 5 tipos diferentes de construções – hidroelétrica, torre de transmissão, subestação, poste e cidade -, e para completar os contratos você precisará integrar suas construções em uma rede funcional (uma linha completa que possua ao menos uma construção de cada tipo). Para fazer as construções você precisa alocar trabalhadores em uma peça e selecionar uma construção válida. Em linhas gerais, uma construção válida precisa respeitar os seguintes aspectos:

  • hidroelétricas precisam ser colocadas em uma peça com água (com exceção da nascente de rio).
  • construções devem respeitar uma ordem correta (exemplo: você não pode construir uma cidade ao lado de uma torre de transmissão).
  • três construções não podem ser vizinhas entre si (regra da trinca).

Em uma rede funcional você pode fazer pontos ao completar contratos. Por exemplo: se você possuí 2 construções do mesmo tipo, como 2 postes, fará 2 pontos. Combinações mais complexas garantem mais pontos. Após pontuar, você deve retornar seus trabalhadores para a sua mão.

Repensando a estratégia e fim de jogo

Caso você fique sem peões para construir, ou então queira mudar sua estratégia, é possível abandonar as construções que você já havia feito.

Essa é uma medida desesperada e que só deve ser tomada caso você esteja REALMENTE com problemas durante o jogo.

O jogo continua até que a última peça seja revelada. Nesse momento são adicionadas peças e componentes de uma pilha de fim de jogo e os participantes terão mais duas rodadas para obter pontos e receber o título de Magnata da Energia.

A arte e o design gráfico de Eletrika

As ilustrações e o design gráfico do jogo ficaram a cargo de Carmen Ferreira Martinez e Caio Tanaka, dois talentosos artistas da Solar Entretenimento.

Os ilustradores trabalharam com diversos elementos da paisagem brasileira, como a cidade histórica de Paraty e as grandes hidrelétricas nacionais, sem contudo abrir mão da clareza e da simplicidade.

O resultado é um produto bonito, elegante e que vai eletrizar a todos.

Quem vai gostar de Eletrika?

Eletrika é aquilo que podemos chamar de um jogo de entrada: regras elegantes, como em Carcassonne, objetivo de jogo claro, como em Ticket to Ride, rápido e dinâmico, como Kingdomino, e de uma simplicidade eficiente que é altamente viciante.

Quem está interessado em ver o jogo se montando durante a partida vai adorar Eletrika e seu sistema de colocação de peças, pois a cada nova partida um mapa diferente seja construído pelos participantes que querem testar novas possibilidades estratégicas.

Fãs de jogos com muita interação vão se divertir muito com as possibilidades de parcerias, bloqueios e outras estratégias que surgirão entre os jogadores: em Eletrika você terá de ter muita leitura de mesa para aproveitar ao máximo cada possibilidade.

Por fim, se você quer um título que proporcione partidas rápidas e eletrizantes, mas sem abrir mão da estratégia, o Eletrika poderá conquistar um lugar em sua coleção.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Ćhocado com o fato de que ainda tem gente que acha que jogo nacional tem de ter arara.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.