fbpx
MeepleBR
  • Por: Equipe MeepleBR
  • Publicado em: 18 de julho de 2022

Living Forest é premiado internacionalmente

No último sábado (16/07) foi realizado o anúncio dos vencedores do Spiel des Jahres 2022. Living Forest, título que faz parte do catálogo da MeepleBR foi um dos vencedores do prêmio desse ano e nós estamos aqui para tratar um pouco sobre essa premiação, seu significado e como ela impacta o mercado de jogos.

Spiel des Jahres – o jogo do ano

Spiel des Jahres, ou em uma tradução literal, Jogo do Ano, é uma premiação alemã criada em 1978 com o intuito de estimular o desenvolvimento do design de jogos nos países de língua alemã. O prêmio é concedido anualmente por um juri técnico que busca premiar os jogos que se destaquem devido a sua inovação e diversão.

As categorias analisadas pelo juri são as seguintes:

  • Conceito do jogo: o quão original e inovador é o título e a sua jogabilidade
  • Estrutura de regras: quão claras e compreensíveis são as regras
  • Apresentação: arte da caixa, dos componentes e do manual
  • Design: a funcionalidade do título e a experiência do usuário que ele entrega

Todos os anos o juri do Spiel des Jahres seleciona jogos que se destaquem nesses critérios. Ao final da avaliação criteriosa dos jurados, o jogo do ano é selecionado e recebe um título reservado para uma lista seleta que incluí grandes jogos como Catan, El Grande e Carcassonne.

Kennerspiel des Jahres

Para poder abarcar uma variedade maior de jogos, o corpo de jurados do Spiel des Jahres passou a dividir os jogos em mais categorias. Atualmente, existem três categorias distintas: o Kinderspiel des Jahres (voltado para os jogos infantis), o Spiel des Jahres (voltado para jogos familiares e mais simples) e o Kennerspiel des Jahres (que premia os jogos estratégicos e com maior complexidade).

Essa divisão reflete de maneira melhor a atual organização da indústria dos jogos, criando maior visibilidade para os títulos e permitindo que mais jogos de excelente qualidade possam ser conhecidos pelo público em geral.

Living Forest vence Kennerspiel 2022

Na categoria dos jogos estratégicos a disputa de 2022 foi intensa: Cryptid, Dune Imperium e Living Forest foram os indicados. Três jogos excelentes, divertidos e com uma arre deslumbrante.

Depois de uma intensa avaliação os juízes consideraram Living Forest o melhor, justificando sua escolha da seguinte forma:

Existem três fatores-chave para a emocionante atração de “Living Forest”: a excitante corrida para os doze pontos, a aposta arriscada de quando parar de revelar cartas e o alto nível de interação com seus oponentes. As três diferentes condições de vitória são especialmente motivadoras, garantindo um alto nível de rejogabilidade e uma dinâmica diferente a cada nova partida.

Você pode ler a notícia na integra por esse link (material em inglês).

Living Forest chegou ao Brasil no segundo semestre de 2021 e entregou aquilo que a editora francesa Ludonaute sabe fazer de melhor: jogabilidade agradável, arte que chama a atenção quando vai para a mesa e diversão na medida certa para toda a família.

O prêmio não é uma surpresa para a empresa francesa, pois em 2015 ela já havia recebido o Spiel des Jahres pelo jogo Colt Express (também publicado no Brasil pela MeepleBR).

A MeepleBR está muito feliz em ver o sucesso internacional de Living Forest. Enquanto empresa acreditamos que esse tipo de premiação poderá impactar positivamente na imagem do jogo perante o público nacional e estimular os jogadores e jogadoras do Brasil a conhecerem um pouco mais sobre esse grande jogo.

Saiba mais

Você ainda não jogou o Living Forest e quer saber mais sobre ele? kennerspiel

Aqui vão algumas dicas legais:

  • Página do produto – aqui você encontra o manual do jogo, uma descrição e o link para diversos vídeos (tem unboxing, explicação de regras, partida ao vivo e muito mais)
  • Blog da MeepleBR – uma resenha caprichada com tudo que você precisa saber sobre o produto.
  • Board Game Arena – nessa plataforma digital é possível jogar uma versão on-line de Living Forest. Obviamente, boa parte da beleza se perde sem o material físico, mas você poderá ter uma boa visão geral do fluxo do jogo. A plataforma é 100% gratuita.
  • Eventos – fique de olho em eventos realizados por grupos de jogo, como o BGSP, que sempre estão colocando o Living Forest entre suas opções de jogos para demonstração.

Equipe MeepleBR

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.