fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 31 de outubro de 2021

Conheça Living Forest

Living Forest foi anunciado em jullho de 2021 e chamou a atenção ao lado de Fort, Destemidos e Tortuga 2199, pois carrega em seu núcleo mecânico uma das mecânicas favoritas do pessoal aqui da editora: a construção de baralhos (deckbuilding).

Mas o que destaca Living Forest em comparação aos demais jogos com essa mecânica disponíveis no mercado?

Salve a floresta

Quatro Espíritos da Natureza – Inverno, Primavera, Verão e Outono – foram chamados para resgatar a Árvore Sagrada da Floresta, que está enfrentando as devastadoras chamas de Onibi. Todos eles querem se tornar lendas ao salvar seu lar e, desta forma, receber o título de Grande Protetor. Plante árvores protetoras, afaste as implacáveis chamas ou acorde Sanki, o Guardião da Floresta… Qual será a melhor tática?

A história de Living Forest parece ter saído de um livro de contos de fadas: espíritos guardiões, uma floresta encantada, animais mágicos e a eterna luta do bem contra o mal.

A narrativa do jogo é simples, porém envolvente e capaz de agradar tanto crianças quanto adultos, sendo muito bem representada pelo trabalho artístico de Apolline Etienne.

A arte de Living Forest

Os jogos da Ludonaute sempre chamam a atenção pela arte e pela qualidade da produção: Lewis & Clark: A Expedição, Colt Express e Star Clicker são exemplos de títulos bonitos e com uma arte envolvente.

Living Forest tem uma arte colorida, cheia de movimento e que transmite o maravilhamento de uma floresta mágica cheia de espíritos. Apolline Etienne, que já havia trabalhado em jogos como Musa e Wreck Raiders, conseguiu mais uma vez usar sua arte para nos transportar até um mundo cheio de encanto e imaginação.

Como é de se esperar c, não temos apenas uma bela arte, mas também uma incrível presença de mesa: o suporte no qual são colocadas peças do jogo, os tabuleiros central e de jogador, a árvores e os espíritos montáveis chamam a atenção de qualquer pessoa que esteja passando por perto da mesa de jogo.

Um jogo e três caminhos para a vitória

Em termos de regras, o núcleo mecânico de Living Forest é uma junção de construção de baralho, teste sua sorte e colocação de peças. Três mecânicas populares, porém que não são combinadas em tantos jogs, fato que chama a atenção para o arranjo que teremos durante a partida.

Cada um dos jogadores assume o papel de um dos espíritos que deve proteger a floresta do incêndio que consome o lugar. Cumprir essa missão vai exigir muitaestratégia, porém existem três caminhos diferentes para a vitória: plantar 12 árvores protetoras na floresta; coletar 12 flores sagradas e despertar Sanki, o grade Guardião; ou apagar 12 incêndios e acabar com a ameaça de Onibi.

Para atingir esses objetivos será necessário gerenciar as cartas em seu baralho, reunindo recursos para adquirir novos animais que vão permitir ao jogador realizar ações mais poderosas.

A sorte está presente, pois diferente de outros jogos de construção de baralho, as cartas com ícones negativos prejudicam o baralho, fazendo com que seja necessário planejar bem as ações e calcular a probabilidade de ver sua sequência quebrada por um revés (que em alguns casos poderá ser mitigado com bom planejamento).

Living Forest é um family plus, isso quer dizer que o jogo possui temas e mecânicas adequadas à toda família, mas sem perder um nível de complexidade estratégico que possa atrair jogadores e jogadoras mais experientes.

Chegando ao Brasil

Living Forest foi lançado na Europa durante a Spiel.Messe 2021, recebendo avaliações positivas da crítica especializada e do público que pode conhecer o jogo no lançamento.

A versão brasileira de Living Forest chegará ao Brasil ainda em novembro, prometendo encher as mesas de jogo com beleza e muita competição.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Se preparando para ser o bombeiro da floresta.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.