fbpx
MeepleBR
  • Por: Renato J. Lopes
  • Publicado em: 1 de agosto de 2023

Jogos bons a gente gosta, e muito, principalmente quando é de um grande autor e tem um tema histórico super importante. London (Segunda Edição), traz isso e muito mais. Ele é um jogo de construção de cidade e engine building em que você terá que auxiliar na reconstrução da capital inglesa após o Grande Incêndio de 1666.

London
A mesa do jogo preparada

 

O tema

A cidade de Londres não vivia o seu melhor momento lá pelos idos de 1600. Em 1663 a cidade já havia passado por um incêndio, que destruiu algumas partes da cidade. 

Em 1665, aconteceu a tragédia sanitária conhecida como a Grande Praga de Londres. Segundo levantamentos, cerca de cem mil habitantes morreram de peste bubônica, na época.

Com o final da praga, a cidade tinha esperança que o ano de 1666 seria uma época de crescimento e sem problemas. Ledo engano.

À meia noite do domingo, 2 de setembro de 1666, teve início o Grande Incêndio, que teve início na padaria de Thomas Farriner, padeiro do Rei Charles II, em Pudding Lane. Apesar do senhor Farriner falar que iria conter o fogo, este se espalhou de maneira surpreendente, atingindo pouco tempo depois cerca de 300 casas que foram destruídas.

Houve falha do poder público na contenção e o evento foi uma grande catástrofe para a cidade. No final, cerca de 13.500 casas, 87 igrejas (incluindo a Catedral de São Paulo) e 44 prédios públicos foram completamente destruídos. O prejuízo estimado foi de £10.000.000, além de deixar aproximadamente 100 mil pessoas desabrigadas.

No jogo, você é um dos responsáveis por construir a cidade após essa tragédia, ajudando no desenvolvimento da cidade, evitando o crescimento da pobreza.

London
A área de jogo do jogador

London, o jogo

No jogo London, você pega cartas de cidade no tabuleiro de projeto, ou constrói cartas de distrito, baixando-as na sua área de cidade. As cartas podem ter efeitos imediatos, ações ou efeitos que serão ativados ao ativar a sua cidade. 

A partida acontece em rodadas, com cada jogador executando o seu turno que consiste em pegar uma carta e fazer uma das ações possíveis do jogo: expandir sua cidade, adquirir uma propriedade, colocar sua cidade para funcionar ou pegar mais três cartas de cidade. Caso o jogador tenha mais de 9 cartas em sua mão, ele precisa descartar o excesso de cartas.

O jogo possui uma mecânica de empréstimo bem interessante. Se em algum momento você precisar pagar dinheiro e não puder, pega automaticamente £10 de empréstimo. A partir de agora, cada vez que você ativar sua cidade, ganha 1 pobreza para cada £10 de empréstimo. Para quitar um empréstimo de você vai precisar pagar £15 no início do seu turno, para cada £10. No final do jogo você precisa quitar todos os empréstimos, senão, perde sete de prestígio para cada empréstimo que não puder quitar.

As ações

Ao expandir sua cidade, você baixa cartas em uma coluna já existente ou cria uma nova, você não tem limites de colunas de cartas, porém cada uma delas vai gerar pobreza na ação de ativar a cidade. Por isso é importante ter o controle dessa construção, já que a pobreza dará pontos negativos ao final da partida.

Ao adquirir uma propriedade, o jogador pega as cartas de distrito que geralmente oferecem pontos, novas ações e ainda podem remover pobreza, além de efeitos diversos. 

Ao pegar 3 cartas, você aumenta as suas possibilidades, porém, isso traz alguns problemas. Na ação de ativação da cidade, você também ganha 1 de pobreza por cada carta na mão. 

A questão é que você não pode simplesmente descartar uma carta quando quiser. Para fazer isso, somente se alguma ação exigir isso como requisito ou se você possuir mais de 9 cartas na mão.

Além disso, existem algumas cartas que não são possíveis de construir na sua cidade, os pobres, que acabam enchendo a sua mão e atrapalhando um pouco o seu planejamento.

Ativando a cidade

Ativar a sua cidade, é uma das principais ações do jogo, já que é o momento em que você vai ativar muitas das suas cartas para ganhar dinheiro, pontos de prestígio ou até pobreza. 

As cartas que são ativadas, geralmente são viradas para baixo (conforme indicado na carta), abrindo espaço para construir novas cartas sobre ela, além de ativar diversos efeitos das cartas de distrito. No final da ação, você ganha pobreza por cada fileira de carta na sua cidade, cada carta na mão e a cada £10 de empréstimo.

É um jogo disputado ponto a ponto

Vencendo London

Quando não houver mais cartas no monte de cartas durante o turno de um jogador, todos os jogadores jogam um último turno e o jogo termina com a pontuação final.

Os jogadores recebem uma ficha de pobreza para cada carta que ainda tiver na mão, contam os prestígios de todas as cartas de cidade em sua área de jogo, incluindo as viradas ou que tenham outras cartas por cima. Na sequência, quitam quantos empréstimos puderem, pagando £15 para cada £10. Cada £3 restante dá 1 ponto de prestígio, cada empréstimo não quitado, tira 7 pontos.

Por fim, os jogadores contam os seus marcadores de pobreza. Quem tiver menos descarta todos e todos os jogadores descartam essa mesma quantidade de marcadores. Depois disso, perdem pontos de acordo com os marcadores de pobreza que ainda restam, seguindo a tabela no tabuleiro de projetos. Quem continuar com mais prestígio, vence o jogo.

London é para quem?

London é um jogo muito bem feito e imersivo, em que você se sente reconstruindo a cidade, trazendo prosperidade e evitando a pobreza. Imagine, são mais de 100 mil pessoas desabrigadas que buscam por oportunidades e você é responsável por criá-las.

Mecanicamente ele é um engine building (construção de motor), em que você vai baixar cartas que vão gerar uma maquininha de ações, buscando ganhar pontos e prestígio, evitando gerar pobreza.

É um jogo bem apertado em recursos, que não permite você fazer tudo o que quer e a cada partida terá desafios diferentes para enfrentar. Em um será a falta de dinheiro, em outro a dificuldade em fazer pontos, ou até pegar bons distritos, mas em todos, a pobreza e o empréstimo serão desafios a serem enfrentados.

Se você gosta de jogos históricos, temáticos e com muita estratégia, o jogo é para você.

Então, prepare sua melhor estratégia, se adapte ao que à partida oferece e vença, sendo o melhor reconstrutor da capital inglesa, Londres.

Renato J. Lopes

Criador de conteúdo e contador de histórias desde que começou a falar. Descobriu os jogos de tabuleiro modernos em 2015 com miniaturas e take that, se converteu aos adoradores (ou cultistas) dos eurogames, mas hoje joga de tudo, desde que tenha estratégia e diversão.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.