O lançamento da semana, Brian Boru, está chegando nesta semana às lojas, mas já conquistou o coração dos jogadores do Brasil e do mundo há algum tempo. Ele é um jogo histórico e mistura com sucesso as mecânicas de draft, vaza e controle de área.
Na semana passada falamos um pouco sobre ele, hoje vamos detalhar mais a parte mecânica e histórica do jogo.
Quem foi Brian Boru?
Um guerreiro? Um político? Um religioso? Um estrategista? Um rei? A resposta é simples: todas as anteriores. Todas essas facetas do Brian permitiram a ele reunificar a Irlanda e se tornar o Alto Rei.
Ele viveu por volta do ano 1000 da Era Comum, tendo conquistado sua reputação como guerreiro, repelindo as invasões vikings e vencendo vários rivais no campo de batalha.
Como político, ele arranjou o casamento de vários membros de sua família para forjar alianças importantes com clãs rivais. Ele também reconstruiu vários monastérios que foram saqueados por vikings e rivais, obtendo o apoio da Igreja dominante.
Sua morte aconteceu no campo de batalha, em 1014, na Batalha de Clontarf contra os Dinamarqueses, embora suas forças tenham sido vitoriosas.
O sucesso do histórico de Brian Boru teve como base três pilares: suas vitórias contra os vikings, o favor que conseguiu obter da Igreja e as alianças que forjou por meio de casamentos políticos. Isso se tornou a base do jogo, com cada pilar se tornando um naipe das cartas do jogo
A divisão em clãs
Na época do jogo, os irlandeses eram divididos em clãs. Os membros mais importantes de cada um elegiam o líder de um conselho, chamado Rí, que em tempos de guerra governava com poder absoluto.
Cada Rí (equivalente a uma cidade no jogo) jurava lealdade a um rei, o Ruirí (não representado no jogo). Acima do Ruirí havia o governante da região, o Rí Ruirech. Os diferentes Rí Ruirech por sua vez disputavam entre si pelo título de Alto Rei da Irlanda.
Os dinamarqueses, davam uma de malandro e se identificavam como vikings, quando queriam pilhar alguma região. Depois de conquistar o lugar, se assentavam ali, chegando a negociar com autoridades locais para obter poder político e fazer acordos para garantir que seus novos assentamentos fossem deixados em paz.
O jogo
Em uma partida você vai jogar entre 3 (3 jogadores) ou 4 rodadas (4 e 5 jogadores), sendo que cada rodada vai ter 4 fases: preparação, seleção de cartas, fase de ações (onde acontece a maior parte das rodadas) e manutenção.
Na fase de preparação, abre-se uma nova carta de Viking e são colocados marcadores no espaço de vikings, conforme indicado na carta e uma nova carta de casamento é revelada. As cartas de casamento definem a contagem da partida, sendo em quantidade iguais as de rodadas.
Na fase de seleção de cartas, os jogadores recebem de três a cinco cartas (dependendo da quantidade de jogadores) e irão fazer um draft. Cada jogador escolhe duas e coloca à sua frente e passa o restante à esquerda. Isso acontece até que todas as cartas tenham sido distribuídas entre os jogadores.
Fase de ações em Brian Boru
Na fase de ações, os jogadores vão disputar vazas e o resultado vai definir que ações da própria carta ele poderá fazer.
No início de cada vaza, o jogador com o marcador de cidade ativa coloca o marcador em qualquer cidade no tabuleiro que não tenha um disco e tem que jogar uma carta da sua mão da cor da cidade ou uma carta de realeza (branca).
Seguindo em sentido horário, cada outro jogador joga uma carta da sua mão e aí que está o grande truque do jogo: você pode jogar qualquer carta, sem precisar seguir o naipe. Algo que geralmente é obrigatório em jogos de vaza.
Claro, o jogador que tiver jogado a carta com o valor mais alto da mesma cor da cidade ativa vence a vaza, como nos jogos do estilo. Outro ponto é que mesmo os jogadores que perderam a vaza, conseguem fazer boas ações e muitas vezes você vai querer isso.
As ações das cartas acontecem em ordem crescente, começando com quem jogou a carta de menor valor e indo para as maiores, independente de quem venceu a vaza. O vencedor faz a ação da parte superior da carta e os perdedores irão realizar uma das ações secundárias, localizadas na parte inferior.
As ações disponíveis nas cartas são as seguintes: colocar um disco na cidade ativa (geralmente feita por quem venceu a vaza) ou pagar 5 para colocar em uma cidade vazia, pegar uma moeda, devolver moeda (se não tiver para pagar perde 2 pontos), pegar uma ficha de renome, colocar um disco na igreja, pegar uma ficha de invasor Viking da área de batalha, mover na trilha de casamento ou remover uma ficha Viking de uma cidade.
Depois que todos os jogadores terminaram suas ações, vão para a fase de manutenção.
Fase de manutenção
Na fase de manutenção, são resolvidas as etapas de Casamento, Batalha, Igreja e Conquista de Regiões.
Na etapa de Casamento, o jogador que estiver alcançado o espaço mais alto da trilha, pega a carta de casamento que está no tabuleiro e recebe imediatamente o que ela oferece. Se houver empate, ninguém ganha a carta.
Na etapa de Batalha, se houver ainda alguma ficha de Viking no espaço de batalha, uma invasão acontece. O(s) jogador(es) que tem menos fichas, terá uma cidade sua invadida por Vikings, sendo escolhida pelo jogador com mais marcadores.
Em seguida, são distribuídos os espólios de batalha. O jogador com mais fichas Viking, recebe uma ficha de Renome e ganha pontos por suas fichas de Renome. Depois, ele devolve todas as suas fichas de Vikings para o suprimento. Os jogadores que nesse momento tenham mais fichas de Vikings, ganha um ponto e devolve uma ficha de Vikings para o suprimento.
Na etapa da Igreja, quem tiver mais marcadores, coloca um marcador de monastério em uma cidade que controla e o marcador de cidade ativa, e retira os seus marcadores. Se houver empate, segue para a próxima recompensa. Os jogadores que nesse momento tiverem mais marcadores ali, ganham 1 ponto e retiram 1 marcador seu. Se depois disso, alguém ainda tiver 4 marcadores, coloca um monastério em uma cidade sua e retira seus discos da Igreja.
Por fim, as regiões que alcançaram o número mínimo para serem reivindicadas, vão para o jogador que tiver mais marcadores de cada região. As cidades com monastério valem como 2 para esse controle de área.
Pontuação final
Ao final da rodada que não se tiver mais cartas de casamento no tabuleiro, o jogo termina e é feita a pontuação final.
O jogador com mais moedas ganha 1 ponto, quem tiver o marcador de cidade ativa, ganha 1 ponto, cada ficha de renome dá 1 ponto, as fichas de região dão os pontos indicados. Por fim, de acordo com o número de regiões onde o jogador controla uma cidade dá pontos de acordo com a tabela do manual, que pode ser até 10, caso o jogador esteja presente em 8 regiões.
Considerações finais
Brian Boru é um jogo com uma pegada clássica, poucas regras e muita profundidade estratégica. Ele trabalha o planejamento em buscar o que você deseja para as rodadas seguintes, mas tático, ao ponto que nem sempre você tem certeza de que vai ganhar a mão.
Cada vaza por si só é uma disputa entre quem vai efetivamente vencer a mão e quem vai propositadamente perder. Até porque o posicionamento da cidade ativa depende do primeiro jogador, que pode colocar em lugares que não sejam do seu interesse quando quiser fazer uma ação secundária mais forte, ou posicionar em um lugar que ele deseja, quando tiver mais certeza de vencer a vaza.
Isso leva às escolhas do draft no início de cada rodada. Essa escolha é bem tática e como você escolhe 2 cartas da mão, não vai ver muitas cartas rodando a cada rodada, então é preciso muito cuidado nisso
Até mesmo o balanço das cartas é interessante. Quanto mais alta for o número, mais caro será o custo de fazer a ação principal, enquanto quanto menor for, mais benéfica será. Até mesmo as ações secundárias são muito interessantes, o que te levarão e querer perder muitas vezes para ganhar presença na Igreja, na trilha do casamento ou simplesmente decepar algumas cabeças Vikings.
Se você gosta de jogos históricos, com regras simples e das mecânicas de draft, vaza e controle de área, Brian Boru é o jogo perfeito para você. Se você ainda torce o nariz para algum desses elementos, a recomendação é: teste o jogo. Essa combinação pode funcionar muito bem na sua mesa.
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