fbpx
MeepleBR
  • Por: Renato J. Lopes
  • Publicado em: 8 de setembro de 2023

Desde o seu lançamento em 2021, Brian Boru deu o que falar. Ele traz uma premissa, no mínimo pitoresca, receita que já estamos acostumados a ver nos jogos do seu autor, Peer Sylvester. Draft de cartas, vazas e controle de área. Será que isso é bom?

Brian Boru é um jogo que em breve estará chegando nas lojas de todo o Brasil, com o selo MeepleBR de qualidade. Ele vem com uma produção impecável, de padrão internacional, já tradicional dos jogos da editora Osprey Games. Então, como produto, pode ter certeza, você vai querer ter o título em sua coleção.

A caixa é toda azul, com detalhes em prata, feitos no hot stamp (aquele efeito metálico que você encontra nas letras de vários jogos). As peças de madeira tem um acabamento perfeito, com cartas no tamanho Tarot, que valorizam as ilustrações e fica muito bom para se ver os ícones e efeitos das cartas, já que elas não têm texto.

Essa é outra vantagem do jogo: os componentes quase não possuem texto, o que facilita a compreensão e a possibilidade de jogar de forma mais dinâmica, pois é tudo muito fácil de entender.

 

 

Como é a partida Brian Boru?

Basicamente, o jogo é jogado em 3 ou 4 rodadas, dependendo do número de jogadores. A cada rodada, os jogadores irão fazer um draft de cartas, pegando 2 cartas a cada mão, com a quantidade de cartas variando entre 5 e 8 cartas, o que também depende do número de jogadores.

Com essas cartas, os jogadores vão jogar vazas, sendo que o vencedor da vaza, controla o lugar selecionado para aquela vaza e os outros irão realizar ações de acordo com as ações disponíveis nas suas próprias cartas.

Isso quer dizer, que embora ganhar as vazas seja muito importante, não é o único caminho para a vitória. Em muitas ocasiões, você vai estrategicamente perder para poder realizar outras ações, como andar na trilha do casamento, ou colocar presença na igreja, para poder fazer pontos de outras formas no jogo.

As regiões serão disputadas pelos jogadores, pois dão pontos de vitória, além das batalhas contra os Vikings que também trazem possibilidades estratégicas interessantes.

Um jogo histórico?

Sim! Brian Boru trata de um personagem histórico, responsável por unificar a Irlanda, de uma forma muito estratégica. Ao jogar o jogo de tabuleiro com o nome desse personagem, você reviverá os seus passos durante essa unificação.

Mas, vamos ficar por aqui, pois teremos um texto exclusivo comentando sobre a questão histórica do jogo e toda a sua jogabilidade.

Se interessou pelo jogo? Clique aqui e saiba mais e aguarde para logo o nosso segundo texto sobre o jogo.

Renato J. Lopes

Criador de conteúdo e contador de histórias desde que começou a falar. Descobriu os jogos de tabuleiro modernos em 2015 com miniaturas e take that, se converteu aos adoradores (ou cultistas) dos eurogames, mas hoje joga de tudo, desde que tenha estratégia e diversão.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.