fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 1 de fevereiro de 2023

Dois novos jogos para você se divertir

Os jogos da linha Tiny Epic são incríveis

A caixa pequena pode surpreender os desavisados. Cada Tiny Epic apresenta uma incrível conexão entre tema e mecânicas, fato que indica um trabalho muito bem executado por parte da equipe. Some a isso a grande quantidade de componentes dentro da embalagem, bem como seu uso criativo e inovador, o preço atrativo e você vai entender porquê a Gamelyn Games continua lançando novos jogos da linha a cada ano.

Por meio da MeepleBR, os jogadores brasileiros já tiveram o prazer de conhecer Tiny Epic Dinosaurs, Tiny Epic Galaxies e Tiny Epic Zombies.

Chegou a hora de se divertir ainda mais.

Tiny Epic Dungeons – aventuras de espada e magia

Em Tiny Epic Dungeons os jogadores assumem o papel de heróis aventureiros em um mundo de fantasia cheio de magia, monstros e tesouros. O jogo é cooperativo e feito para 1 a 4 jogadores, tendo uma duração média de 30 a 60 minutos e recomendado para maiores de 14 anos.

Heróis aventureiros rastejando por masmorras é um tema bastante popular na cultura pop, sendo parte integrante de diversos livros, filmes, séries de TV e outros jogos (como aquele famoso RPG envolvendo masmorras e dragões). Sendo assim, não é de se estranhar o fato de que esse foi um dos Tiny Epic mais bem sucedidos em termos comerciais.

Em termos de funcionamento, o jogo é bastante simples e direto: seu grupo de aventureiros deve encontrar o covil do vilão e derrotá-lo antes que a luz da sua tocha se apague (essa luz é representada por uma tocha que percorre uma trilha). Parece simples, mas lembre-se que existem inúmeros corredores na masmorra, diversos inimigos e muitos perigos.

O turno do jogador é composto por algumas possibilidades: mover seu personagem pela masmorra, realizar uma ação heroica e performar algumas ações livres.

O movimento é parte fundamental da aventura, pois através dele novas áreas serão incorporadas à masmorra. Só assim será possível encontrar equipamentos melhores e a entrada para o covil do vilão que comanda a masmorra. Evidentemente, muitos monstros e armadilhas se escondem por esses corredores.

Uma ação heroica inclui diversas possibilidades como lançar feitiços, procurar recursos valiosos, desarmar armadilhas e combater inimigos. Boa parte dessas ações envolvem a rolagem de dados para a realização de testes usando as habilidades do seu herói.

Uma ação livre é uma atividade simples e que não toma muito tempo, podendo ser realizada a qualquer momento do seu turno. Elas são opcionais, mas podem ser importantes para o sucesso da sua missão.

Mecanicamente o coração de Tiny Epic Dungeons se encontra na rolagem de dados, na colocação de peças e na presença de jogadores com poderes variados. Sem sombra de dúvidas, estamos diante de um típico amerigame.

Outro destaque do jogo são os seus componentes: dezenas de cartas, dados personalizados, marcadores de madeira e as miniaturas de herói – oito ao todo -, cada uma representando um dos aventureiros que vai enfrentar os perigos da masmorra.

Tiny Epic Pirates – navegando pelos sete mares

Em Tiny Epic Pirates o jogadores precisam demonstrar toda sua perícia e capacidade como arrojados piratas. O jogo é feito para 1 a 4 participantes, durando em média de 30 a 45 minutos e sendo recomendado para maiores de 14 anos.

A vida nos sete mares é perigosa, porém existem muitas oportunidades para se obter lucro: navios mercantes carregados de açúcar, rum e ouro; vilarejos prósperos e que podem ser saqueados; e as embarcações de outros corsários que tiverem a audácia de cruzar o seu caminho.

Tiny Epic Pirates possui diversos elementos aventurescos em sua temática, porém não se engane: estamos diante de um típico eurogame cheio de estratégia e marcado por elementos mecânicos como o uso do rondel, a preparação variável, o sistema e leva-e-traz e os pontos de movimento.

Seu objetivo no jogo é simples e consiste em obter ouro para poder enterrar tesouros pelas ilhas do mapa. Quem conseguir enterrar três tesouros primeiro será considerado o rei ou rainha dos sete mares.

No seu turno o jogador deverá mover seu capitão pirata pelo rondel no seu tabuleiro individual e executar a ordem que foi selecionada. São diversas ações possíveis e que representam a maior parte das ações de um pirata: pilhar vilarejos, atacar embarcações mercantes e de outros piratas, negociar os espólios coletados, recrutar novos marujos para tripulação e esconder-se dos olhos das autoridades que patrulham os mares.

Reunir ouro e glória não será uma tarefa fácil, pois além de ter de lidar com a ganância dos demais jogadores, será preciso manejar o navio em meio a tempestades terríveis e escapar a todo instante do escrutínio da Fragata Imperial, uma adversária incansável e que quer acabar com todos os piratas da região.

Como em outros jogos da linha, Tiny Epic Pirates tem um monte de componentes deslumbrantes na caixa. Destacam-se os pequenos navios, as moedas douradas para registro dos recursos e as dezenas de componentes de madeira de alta qualidade.

Expansões já no lançamento

Expansões são cada vez mais comuns no mercado de board games. Além de adicionarem conteúdo extra ao título original, elas permitem que o jogadores experimentem novas formas de interação com o jogo.

Se você curte expansões, tenho uma boa notícia para você: ambos os jogos estão chegando ao Brasil com suas expansões.

Tiny Epic Dungeons – Histórias adiciona oito novos heróis, um conjunto de missões adicionais e um modo de jogo ainda mais desafiador (a masmorra épica).

Tiny Epic Pirates – Maldição de Amdiak traz para os mares o navio amaldiçoado Amdiak e sua tripulação de mortos-vivos. Se prepare para ter de lidar com esse adversário terrível e fique atento, pois apenas o mais audazes conseguirão fazer frente a esse inimigo.

Edição brasileira

Os quatro novos produtos da linha Tiny Epic já se encontram no Brasil e começarão a ser comercializados ainda no mês de fevereiro em lojas especializadas de todo o Brasil.

Esse lançamento é muito importante para reforçar a parceria entre a MeepleBR e a Gamelyn Games, indicando que no futuro poderemos ver mais jogos pequenos e épicos chegando as mesas brasileiras.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Procurando receitas pra milho verde na air fryer

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.