fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 30 de novembro de 2022

O ano de 2022 para a MeepleBR

Estamos quase em dezembro e como é de praxe chegou a hora de fazermos uma retrospectiva sobre o ano que está terminando.

Para os fãs de jogos de tabuleiro modernos, o ano de 2022 trouxe muitas coisas boas, algumas dores de cabeça e uma série de excelentes surpresas que farão com que esse ano fique guardado na nossa memória.

Vem com a gente lembrar como tudo aconteceu.

Nossos jogos não estão numa bolha

Antes de falar de lançamentos, eventos e outras questões, é bom deixarmos aqui um aviso: os jogos de tabuleiro não estão em separado do mundo ao seu redor.

Posto isso, é bom perceber que muitas das tendências e acontecimentos que afetaram o mercado de board games possuem uma origem externa e/ou são influenciados pelas movimentações políticas, econômicas e sociais que ocorrem em uma escala maior.

Isso se observa por exemplo quando tratamos do preço dos jogos, que foram altamente influenciados pelo aumento no preço dos combustíveis, pela flutuação na cotação do Real Brasileiro perante as moedas estrangeiras e por todas as instabilidades políticas da mais acirrada eleição das últimas décadas.

O impacto das transformações sociais também é perceptível quando observamos os temas dos jogos que vem sendo lançados: temáticas ligadas ao colonialismo e ao imperialismo andam em baixa, enquanto jogos que valorizam culturas não-europeias, abordam questões ambientais e que se valem de narrativas e protagonistas mais diversos ganham destaque.

Um ano recheado de novidades

Esse talvez tenha sido um dos anos mais produtivos em termos de lançamentos para a MeepleBR: se levarmos em conta jogos base e expansões, foram 20 lançamentos durante os últimos 12 meses (uma média de mais de um jogo lançado a cada 19 dias).

A lista inclui títulos de perfil familiar e infantil, como o inspirado Recto Verso e as expansões de Draftosaurus, jogos de duelo para duas pessoas, como o aclamado Watergate e o querido Destemidos Normandia, pesadões para queimar neurônios, como Cooper Island e Virtù, bem como jogos nacionais como Luna Maris e Eletrika.

Foram muito títulos de peso e seria maçante destacar cada um deles, mas com toda certeza dois lançamentos chamaram mais a atenção nesse ano, os gigantescos Oath e Eclipse.

Oath – Crônicas de Império e Exílio é um aclamado título da Leder Games que traz tudo aquilo que os fãs do trabalho de Cole Wehrle gostam: altas doses de estratégia, assimetria capaz de desafiar os mais inteligentes, várias formas de se ganhar o jogo, conflitos intensos entre os participantes e uma experiência que melhora a cada nova partida. Tudo isso com as belas ilustrações de Kyle Ferrin e uma produção de luxo que vai fazer com que o jogo seja um daqueles destaques na coleção de qualquer pessoa.

Eclipse – O Segundo Despertar da Galáxia é a mais nova edição de um dos grandes jogos de civilização espacial dos últimos tempos. Exploração de territórios, desenvolvimento tecnológico, gerenciamento da economia e muitas batalhas são aquilo que fazem desse título um clássico moderno. Para melhorar ainda mais a experiência, essa edição trouxe regras aprimoradas e componentes de alta qualidade.

Premiações

Alguns dos jogos publicados pela MeepleBR alcançaram reconhecimento da crítica e do público durante o ano de 2022. Podemos destacar os casos de Brazil Imperial e de Living Forest.

Brazil Imperial, o jogo criado pelo designer Zé Mendes, é um sucesso de crítica e de público sem precedentes: milhares de cópias vendidas, tradução para diversas línguas e a conquista de três troféus no Prêmio Ludopedia desse ano.

Living Forest mostrou sua força e conquistou os jurados do Kennerspiel des Jahres, o Oscar dos jogos de tabuleiro, através de sua combinação inteligente de sorte e construção de baralhos, o que deu a ele um destaque ainda maior perante os fãs de jogos modernos.

Eventos com a corda toda

Depois de praticamente dois anos sem a realização de eventos presenciais, devido a pandemia de Covid-19, vimos um verdadeiro renascimento das jogatinas em todo o Brasil.

O Diversão Offline com toda certeza foi o maior destaque dessa temporada, reunindo tanto o público das antigas quanto as pessoas que começaram a jogar no período de tempo em que não ocorreram edições do Doff. Foi uma festa enorme e que com toda certeza matou a saudades de muita gente.

Mas não foi só o Doff que veio com força total nesse ano. Eventos tradicionais da comunidade, como o Board Games São Paulo, e novos eventos, como o Joga Playeasy, passaram a rechear a agenda dos entusiastas do hobby em cidades de todo o Brasil.

Até mesmo influenciadores digitais dedicados aos jogos modernos, como o Covil dos Jogos e o Boards & Burgers, se aventuraram em realizar seus eventos presenciais e conseguiram reunir fãs ávidos por diversão.

O que 2023 nos reserva?

O ano está terminando e já estão circulando muitas especulações sobre o que a MeepleBR pretende trazer para o mercado brasileiro no ano vindouro.

Até agora já foram confirmados alguns lançamentos internacionais de peso como dois jogos da linha Tiny Epic (Dungeons e Pirates), Aeons’s End, Foto Perfeita, London e o grandioso ISS Vanguard.

Além disso, jogos nacionais desenvolvido pelo Glyptodon Game Studio devem chegar as lojas ainda em 2023 como Cultive, Marajoara, 1890 – Plano Nacional de Viação e a aguardada expansão do aclamado Paper Dungeons.

Mesmo com tudo isso, os entusiastas dos board games sempre querem mais novidades. Será que veremos mais um jogo da Leder Games no Brasil? A quantas anda a parceria da MeepleBR com a Awaken Realms? Qual o próximo deckbuilding da editora? Aquele reprint a tanto tempo desejado vai sair?

Para saciar o desejo de novidades da nossa comunidade, a MeepleBR vai realizar uma live no dia 01 de dezembro para divulgar algumas das novidades para o próximo ano.

A transmissão vai rolar a partir das 18h, no Canal do YouTube da MeepleBR.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Ḿe segurando para não antecipar os anúncios da live.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.