fbpx
MeepleBR
  • Por: Renato J. Lopes
  • Publicado em: 1 de setembro de 2023

Olá, amantes de jogos de exploração de masmorras! Está chegando às lojas de todo o Brasil a primeira expansão de Paper Dungeons: Side Quest. Ela estava sendo aguardada ansiosamente pelos fãs do jogo de todo o mundo, mas ela traz coisas interessantes, que irão agradar também a novos jogadores. Vamos falar sobre as novidades que ela traz.

Nova folha, novos desafios

Da mesma forma que o jogo base, você terá uma folha para anotar sua exploração, enfrentar os chefões, mas com algumas diferenças. Você tem espaço indicado para as cartas iniciais do jogo base e as novas cartas de missões secundárias.

Agora, as cartas de masmorras adicionam novos elementos ao jogo, como corpos d’água e baús de tesouro, onde você terá que enfrentar os durões sargentos, um tipo especial de lacaio que são difíceis de derrotar, mas te darão artefatos e tesouros poderosos.

Nova folha de Paper Dungeons: Side Quest
Nova folha de Paper Dungeons: Side Quest

Existem agora novas armadilhas, as de lâmina que funcionam da mesma forma que as armadilhas de estacas do jogo base, porém o jogador sofre 2 pontos de dano toda vez que entra em uma sala que possui a armadilha de lâminas. Além disso, o jogador pode agora gastar 1 ponto de movimento para desarmar uma armadilha de uma sala

adjacente ortogonalmente à sua posição atual. O jogador deverá marcar um sobre o ícone da armadilha. 

A partir de agora, este jogador não sofrerá pontos de dano quando se mover para esta sala. Um jogador pode gastar pontos de movimento para desarmar armadilhas e para se mover com um mesmo dado.

Sargentos e cartas de artefato

Os sargentos, lacaios cascadura guardam o baú, e assim como no jogo base, existem quatro tipos de sargentos: fantasmas, goblins, orcs e zumbis. Cada tipo requer a mesma classe herói para enfrentá-lo, conforme indicado na carta.

Os sargentos são considerados lacaios, e interagem com cartas de poderes, de objetivos ou de missões além de serem anotados no marcador de lacaios derrotados.

Ao derrotá-los você pega um dos tesouros, que são novas cartas, que trazem 4 jóias no início da partida, e outros itens que podem conferir poderes especiais ao jogador que o possuir. 

Os baús vão ficando escassos conforme o jogo se passa, então quanto antes chegar ao baú maior a chance de conseguir um item valioso. 

Com a nova fase de masmorra saqueada, cartas de tesouro saem de jogo na segunda, quinta e sétima rodada.

Missões secundárias

As “side quests” chegam para trazer ainda mais novidade ao jogo. Agora, cada jogador recebe no início do jogo, duas missões, cada uma com 3 tarefas para serem cumpridas, em uma determinada sala. 

Quando o jogador passar pela sala da masmorra indicada na carta da missão e após combater lacaios e/ou sargentos ou disparar armadilhas, o jogador imediatamente checa quantas tarefas desta missão foram realizadas. 

Se 1 tarefa foi realizada o jogador recebe 2 pontos de Glória, 2 tarefas geram 7 pontos, realizando todas as tarefas, o jogador recebe 15 pontos. O jogador anota na ficha de jogador o valor recebido e deverá marcar um sobre a marcação da missão na folha de jogador. 

A partir deste momento este jogador não pode mais realizar tarefas desta missão, e se ele passar pelo mesmo espaço novamente, o jogador não recebe pontos novamente.

Mais monstros e modos de jogo em Paper Dungeons: Side Quest

Sim! A caixa oferece 4 novos monstros: Troll (nível 1), Lobisomem (nível 2), Bruxa e Lorde das Profundezas (ambos nível 3). Eles vão fazer parte das masmorras da expansão, mas podem ser usados no modo vilões aleatórios, em que ao invés de usar os vilões do cenário, pode misturar os vilões de cada nível e sortear aleatoriamente.

Para aqueles aventureiros que gostam de um desafio, existem agora 3 novos modos: lacaios poderosos, difícil e pesadelo. Para os lacaios pesados, o herói que não tem bônus contra nenhum vilão terá os lacaios daquele tipo com mais 1 de força para ser derrotado. 

Já no modo difícil e pesadelo, as cartas de vilões recebem peças que mudam a estatística de combate desses inimigos, deixando-os mais fortes e perigosos.

Ainda tem o modo história, em que você e seus amigos podem jogar várias partidas através das masmorras de um capítulo para somar os pontos de todas as partidas e ver quem é o maioral.

Já no modo história solo, você jogará as missões de cada capítulo, tentando alcançar a pontuação para passar para os próximos capítulos.

Para quem é Paper Dungeons: Side Quest?

Não é porque a caixa pesa tanto quanto o jogo base que significa que ela é uma grande expansão, mas sim pelo que ela traz de novidades.

Se você já é fã de Paper Dungeons, vai se deliciar com as novidades da expansão e com certeza vai querer desbravar todas as masmorras e os desafios que ela oferece.

Se você não conhece o jogo, mas gosta de jogos de exploração de masmorra, RPG, jogos de roll & write e não perde a oportunidade de emergir dentro de uma aventura cheia de desafios, também precisa conhecer Paper Dungeons: Side Quest. Clique aqui e saiba mais.

Confira também a miniexpansão Masmorras Perigosas.

Garanta o seu!

Renato J. Lopes

Criador de conteúdo e contador de histórias desde que começou a falar. Descobriu os jogos de tabuleiro modernos em 2015 com miniaturas e take that, se converteu aos adoradores (ou cultistas) dos eurogames, mas hoje joga de tudo, desde que tenha estratégia e diversão.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.