fbpx
MeepleBR
  • Por: Bárbara Côrtes
  • Publicado em: 1 de abril de 2021

Cartas marcadas

Pois é, Tabuleirista, a Etapa Preparatória do Edital Ligadas na Meeple começou! E, como você já deve estar sabendo, o primeiro encontro virtual já tem data marcada e promete ser um grande impulso para colocar suas ideias na mesa.

Esse encontro inaugura uma série composta por quatro principais momentos para você se conectar ainda mais com a Liga e com pessoas que são verdadeiras referências brasileiras quando se fala em jogos de mesa. É hora de trocar ideias, encontrar e fortalecer parcerias, tirar dúvidas e, com certeza, se divertir muito!

Hoje, viemos falar sobre algumas das inspirações que estão por trás da organização dessa Etapa. Se liga só!

Um “número mágico”

Já ouvimos por aí que o 4 é um “número mágico” para muitos jogos de mesa. Isso não vem de qualquer relação com o conceito matemático, nem de alguma fórmula secreta para truques de ilusionismo, mas do fato de que, no fim das contas, essa pode ser considerada a quantidade ideal de jogadoras para uma variedade incontável de jogos! Assim, o Quatro muitas vezes leva à mesa a magia de uma partida perfeitamente equilibrada, com o maior proveito do potencial de seu jogo.

Quatro também é um número bastante presente em representações e organizações do tempo em jogos, especialmente como referência às estações do ano. Essa referência é muito comum em eurojogos, mas também pode ser vista, por exemplo, nas cartas do baralho clássico – você sabia que é por isso que são quatro naipes?

Esse calhou de ser também o número de meses de duração da abertura do Edital, o número de temas que selecionamos como indispensáveis para abordar durante a Etapa Preparatória. É, ainda, o número atual de organizadoras da Liga! Foi daí que encontramos uma maneira mágica de construir os eventos que compõem esse Edital.

Se Liga no Naipe desses encontros!

Assim como o universo de jogadoras desse Brasilzão, a organização da Liga também é diversa. Somos quatro organizadoras com perfis bastante diferentes – e complementares, em certo sentido: é pela união dos poderes que se sustenta aí uma jogada mais ampla.

Foi pensando nisso que procuramos trazer a mesma potência aos encontros desse momento. Sabemos que não daremos conta de atender a todas as expectativas imagináveis, mas queremos contemplar essa diversidade de perfis e celebrar o encontro entre elas. Assim, decidimos que cada um dos quatro eventos terá seu próprio jeitão, isto é, o seu próprio naipe.

Os naipes correspondem a uma leitura dos diferentes temas, mas também de diferentes dinâmicas de realização, pensando em diferentes perfis abarcados num mesmo público, tudo isso simbolizado pela inspiração que o baralho clássico traz: nele, os naipes evocam representações de grupos sociais que compunham a estrutura econômica de seu contexto: o Clero, o Exército, o Proletariado e o Comércio – sim, tipo Root! E, num mundo de naipes, seria o Malandro um Coringa?

A partir daí, há uma tradição de leituras simbólicas mais amplas sobre o que esses quatro signos representam. O naipe de Copas geralmente está associado à subjetividade, à fertilidade (também das ideias!), à espiritualidade e aos afetos. Espadas se refere à objetividade, à orientação, à ação dinâmica e aos enfrentamentos. Paus contempla a materialidade, a persistência, o trabalho consistente e seus efeitos. E Ouros contempla a singularidade, o aspecto econômico, as negociações e identificações de valor.

Na organização dos eventos desta Etapa Preparatória do Edital Ligadas na Meeple, essa representação ficou assim:

Evento 1 | Copas: “Pondo as ideias na mesa: como dar forma de jogo ao que imaginei?”

Evento 2 | Espadas: “(Ar)riscando mecânicas: começar com consistência para ver funcionar”

Evento 3 | Paus: “A pesquisa de tema e os componentes: não basta contar, tem que comunicar”

Evento 4 | Ouros: “Pronto para testar (?): nada de queimar a partida!”

E aí, se identificou? 🙂

Bárbara Côrtes

Também conhecida como Bacolou, é antropóloga e bailarina. Chatona dos euros e econômicos e tia do pavê. Inspiradíssima a fomentar a expansão da união entre mulheres no mundo dos jogos.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.