fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 30 de agosto de 2021

Seja um industrial

Apesar das dificuldades de transporte que vem afetando o comércio internacional, finalmente chegou ao Brasil Fornalha, jogo de Ivan Lanshin publicado originalmente pela Hobby World, que está sendo muito aguardado desde o seu anúncio.

Mas por que toda essas expectativa?

Então se prepare, pois vamos contar o que a gente já sabe para vocês.

Aspectos gerais

Fornalha é um jogo econômico para 2 a 4 participantes que simula a competição entre capitalistas russos durante a virada do século XIX para o XX. Entre as mecânicas destacam-se o leilão, a seleção de componentes (drafting) e os jogadores com poderes variados, o que nos indica que estamos diante de um jogo do tipo euro.

O objetivo durante a partida é garantir a maior rentabilidade nos investimentos, consolidando sua fortuna e conquistando um lugar de destaque no Império Russo e, por conseguinte, a vitória. A partida se desenrola por 4 rodadas, sendo uma duração média entre 30 a 60 minutos.

Quem dá mais?!?!?

  Cada rodada é dividida em duas fases: a fase de leilão e a fase de produção.

Na fase de leilão os participantes terão de dar lances para adquirir as cartas que estão expostas em uma linha no centro da mesa. As cartas representam indústrias e investimentos imobiliários, podendo gerar recursos e ações especiais durante a fase de produção.

Cada participante possui 4 discos de tamanhos variados e numerados de 1 a 4. Ao dar um lance em uma carta você vai colocar um de seus discos sobre a mesma. Quem leva a carta é o jogador que fizer a maior oferta (colocou o disco de maior valor sobre ela).

Entretanto, os jogadores que também fizeram lances por uma carta não saem de mãos abanando: cada jogador que participou do leilão recebe uma compensação, ligada ao tipo de carta, equivalente ao tamanho do lance que foi feito. Sendo assim, quanto maior o lance, maior pode ser a compensação.

Esse tipo de leilão gera uma interação incrível entre os participantes, pois será necessário observar qual a “tendência do mercado” antes de apostar em um determinado empreendimento. Além disso, as possibilidades e variações estratégicas vão mudar a cada partida.

Gerencie suas fábricas

A fase de produção acontece logo após o final do leilão. Nela os jogadores vão operar suas companhias, garantindo assim de matérias-primas, bem como a transformação desses recursos em manufaturas e dinheiro.

É interessante notar que cada jogador pode fazer sua fase de produção de forma independente, algo que no início pode assustar jogadores novatos, mas que tende a agilizar o jogo em grupos mais experientes.

Cada jogador pode organizar sua produção da maneira que achar mais conveniente, sempre respeitando um conceito básico: você não pode fazer a produção de suas cartas “por partes”; isso quer dizer que, quando inicia a fase de produção de uma carta, você precisa resolver todos os efeitos dela antes de passar para a próxima.

Uma variação nas regras, que aumenta a complexidade do jogo, é a cadeia produtiva. Nesse modo de jogo a ordem das cartas em sua área de jogo afetam a produção, levando a uma maior necessidade de planejamento para assegurar os lucros.

As figuras históricas de Fornalha

O pano de fundo histórico do jogo, o Império Russo e seus capitalistas entre o final do século XIX e o começo do XX, aparece a todo o momento em Fornalha.

A arte do jogo, feita por um time de artistas de primeira liderados por Oleg Yurkov, se baseia em diversos prédios e elementos da Rússia naquele período. São lindas cartas de construção, verdadeiros cartões postais que abrem uma janela para o passado.

Além disso, temos as cinco cartas de capitalistas que podem ser usadas durante a partida. Cada uma dessas cartas representa uma figura histórica, homens e mulheres que prosperaram naquele período, lucrando com seus negócios, controlando empresas e influenciando a política.

Entre essas figuras se encontram Savva Ivanovich Mamontov, que além de controlar ferrovias e fábricas se notabilizou por ser um grande mecenas, financiando artistas de diversos segmentos e Varvara Alekseevna Morozova, uma mulher extraordinária que se destacou no período por sua fortuna e por suas obras de filantropia.

Acendendo essa fornalha

A carga contendo o jogo já se encontra em nossos estoques. Nos próximos dias serão feitos os procedimentos burocráticos, o cálculo do valor de venda e o envio do produto para os lojistas. Tudo correndo dentro do planejado, a pré-venda do produto se inicia a partir do dia 03/09 nas melhores lojas do Brasil.

Para segurar a ansiedade, vamos realizar uma live empolgante para falarmos do Fornalha, suas características e tratar de alguns detalhes sobre a produção desse título.

Anota aí na sua agenda: sexta-feira, dia 03/09, a partir das 18h no Canal do YouTube da MeepleBR.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Jogando carvão para esquentar esse forninho.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.