fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 26 de agosto de 2020

Entre Jogos

NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA (28/08) A MEEPLEBR ORGANIZA O PRIMEIRO ENCONTRO ON-LINE ENTRE JOGOS COM O TEMA “O HOMEM DO RENASCIMENTO E O GAME DESIGN”

 

Após o painel com designers brasileiros, organizado pela MeepleBR durante a GenCon Online, ficamos bastante animados com o feedback dos participantes, bem como com a possibilidade de contribuir para os debates a cerca do mercado nacional de jogos.

Após algumas conversas, resolvemos iniciar um ciclo de encontros virtuais, com o intuito de repetir e ampliar aquilo que foi visto na GenCon.

Este é o objetivo do Entre Jogos, encontro mensal que vai ocorrer sempre na última sexta-feira do mês.

E o primeiro bate-papo já está chegando.

Como faço para participar?

A transmissão do bate-papo será feita pelo canal da MeepleBR no YouTube, sendo assim basta acessar nosso canal no dia 28/10, próxima sexta-feira, às 19h.

Se você não puder acompanhar ao vivo, não se preocupe! O vídeo vai ficar disponível para você poder assistir quando quiser.

O artista do renascimento e o game design

Na primeira edição do Entre Jogos, vamos falar sobre o processo criativo de jogos e as múltiplas habilidades que devem ser dominadas por quem quer se aventurar por esse caminho.

No Renascimento, figuras como Michelangelo, Rafael e Leonardo Da Vinci encarnaram um ideal de educação humanista. Acreditando no poder ilimitado da mente humana, esses sujeitos se dedicaram a estudar os mais diversos campos do saber humano: engenharia, artes plásticas, botânica e muito mais.

O tempo passou, as ciências se aperfeiçoaram e houve um processo de especialização do conhecimento, o que fez com que nos afastássemos cada vez mais do ideal de uma educação total.

Mas será que esse ideal está completamente enterrado?

Segundo o game designer Paul Schuytema, o trabalho de desenvolvimento de jogos lembra em muitos aspectos a ideia de completude do Renascimento: um bom game designer deve dominar diversos campos para poder criar bons jogos.

Até que ponto essa ideia é válida?

Nossos debatedores

Convidamos um time de peso para abordar esse tema.

José R. Mendes – fundador do estúdio Mundus jogos, empresa especializada em desenvolvimento e ilustração de jogos, vencedor do prêmio Ludopedia de design de jogo familiar em 2018 e game designer do Futboard e do Brazil: Imperial (lançamento programado para 2021)

Leandro Pires – Game Designer dos jogos Rock’n Roll Manager e Tsukiji (já publicados), além do Paper Dungeons (lançamento programado para outubro de 2020). Possuí vários projetos em andamento e parcerias para desenvolvimento de novos títulos.

Michael AlvesGame Designer dos jogos: Triora, Anime Saga, Contária e Zona Mágica. Freelance Developer para Meeple BR Jogos Escritor de conteúdo de RPG para a revista NOW da Editora New Order. Lead Game Designer e Developer da Dragori Games

Ricardo Amaral – físico de formação e doutor em educação tecnológica, possuindo 20 anos de experiência em sala de aula. Desenvolve trabalhos que visam utilizar os jogos em sala de aula. Game designer do Luna Maris (lançamento programado para 2021).

Não perca esse grande encontro

Anote aí na sua agenda: sexta-feira, 28/08, a partir das 19h no canal do YouTube da MeepleBR.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Animado com as novidades sobre o Paper Dungeons.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.