O jogo que nos fez sonhar
Nesse ano estamos comemorando os cinco anos do início das vendas da edição brasileira de Terraforming Mars. O jogo euro criado pela Fryxgames se tornou um marco na indústria, arregimentou uma legião de fãs mundo afora e revigorou os jogos de ficção científica com temática espacial.
Nessa reportagem especial, vamos revisitar alguns pontos dessa trajetória de sucesso, falar de como o ele mudou a cara dos board games no Brasil e do que a MeepleBR está preparando para essa data especial.
Uma história de sucesso surpreendente
A ficção científica, ao lado da fantasia e do horror, é um dos temas favoritos dos game designers. Claro que a amplitude do gênero faz com que muita coisa se encaixe nessa categoria, mas no geral associamos jogos de sci-fi à naves espaciais, armas de laser, alienígenas, robôs e mais alguns elementos qvistos em obras famosas como Star Wars e Battlestar Galatica.
Terraforming Mars envereda por outro caminho. Esqueça os impérios galáticos, motores de dobra e hordas de alienígenas invasores. A opção de Jacob Fryxelius foi tratar a exploração espacial por um viés pautado na ciência e em teorias modernas sobre o espaço e as possibilidades reais de criação de um novo lar para a humanidade.
Essa opção fez com que o jogo fosse facilmente associado aquilo que se convencionou chamar de nova corrida espacial, o que o colocou no radar de todos os apaixonados por ciência e astronomia, bem como das pessoas que estavam dispostas a encarar um jogo estratégico e cheio de possibilidades para se obter a vitória.
Em termos de gameplay Terraforming Mars não inventou nenhuma mecânica: colocação de peças, controle de área, engine building e drafting já existiam a muito tempo, porém o jogo conseguiu criar um arranjo bastante divertido e interessante para esse conjunto de regras. Some isso ao vínculo direto de cada carta de projeto com as teorias científicas mais modernas e você terá horas e horas de diversão.
O sucesso do jogo base é imenso, fazendo com que figure no top 5 da BGG, mesmo após seis anos de seu lançamento internacional. As vendas expressivas motivaram a publicação de cinco expansões, cada uma voltada para um novo aspecto da colonização do sistema solar: Prelúdio, que aborda o momento anterior à chegada ao Planeta Vermelho; Vênus Next, em que o desafio é terraformar o inóspito planeta Vênus; Colônias, que explora os mundos do Sistema Solar Exterior; Hellas & Elysium, que apresenta uma nova faceta do planeta Marte; Reviravolta, na qual a humanidade será testada em momentos de crise planetária.
Em todos esses anos o jogo seguiu conquistando novos fãs, ao mesmo tempo em que recebia críticas ligadas a aspectos como a longa duração das partidas e o projeto gráfico um tanto que ultrapassado. A resposta da Fryxgames veio em 2021, com o lançamento de Terraforming Mars: Expedição Ares, um jogo que se passa no mesmo universo, mas que apresenta mecânicas completamente diferentes e uma arte deslumbrante.
Com a bem-sucedida campanha de financiamento coletivo de três de expansões para Expedição Ares, um jogo de dados já anunciado e mais algumas surpresas na manga, é possível dizer que o futuro de Terraforming Mars parece tão animador quanto o da exploração espacial.
O jogo que deu a cara da MeepleBR
Atualmente uma parcela significativa do público consumidor identifica o catálogo da MeepleBR com os jogos do estilo euro. Orléans, Clãs da Caledônia, Maracaibo e Cidades Submersas, são apenas alguns dos títulos que fizeram com que esse estilo de jogo seja visto como a cara da MeepleBR.
Mas as coisas eram muito diferentes em 2017. Por volta daquela época o catálogo da editora contava com cinco títulos, sendo que apenas um deles pode ser chamado propriamente de euro.
Essa opção não era estranha por volta de 2017. O mercado de Jogos de Tabuleiro do Brasil da época era recente e dominado pelos jogos do estilo americano, os famosos ameritrashs, bem como por títulos festivos e de entrada.
Levando em conta esse cenário, o que motivou a editora a arriscar no Terraforming Mars?
Com a palavra, Diego Bianchinni (CEO da MeepleBR).
Ah, Terraforming Mars. O que mais posso dizer da aposta mais feliz da MeepleBR? Sim, uma aposta. Arriscadíssima, para a época. A MeepleBR tinha pouco tempo de vida, pouco prestígio e contatos limitados, reduzindo bastante nosso alcance na escolha de títulos internacionais.
Mas, vasculhando o BGG, me deparei com o anuncio deste jogo, com uma capa linda e uma temática que é minha preferida! Sim, sou um grande fã de jogos com temática espacial, e Terraforming Mars não escapou a meus olhos. Poder fazer Marte habitável? Sim, por favor, quero 2, gelado e com uma rodela de limão!
Mas era uma aposta delicada. Além de ser um investimento alto para a época, vinha de uma empresa sueca debutante no mercado. Na ocasião, a editora não tinha amostras ou protótipos, e os contratos estavam sendo fechados “na confiança” do gameplay. Não fazíamos a menor ideia de como o jogo seria. No último dia para fazer o pagamento e selar o contrato, respirei fundo e disse: “Seja o que Marte quiser!”. Felizmente, o jogo se tornou um dos maiores sucessos do mercado de jogos modernos, sendo nosso best seller, criando uma linha de produtos gigante, influenciando fortemente outros títulos vindouros e marcando a geração!
Vida longa ao Terraforming Mars!
O sucesso de Terraforming Mars fez com que a editora investisse cada vez mais em jogos do estilo euro e abriu espaço para muitos títulos, incluindo produtos brasileiros que se encaixam nessa categoria como Triora e o recém lançado Luna Maris.
É possível dizer que Terraforming Mars também foi fundamental para sedimentar o cenário de jogos do estilo euro no Brasil, pois sua visibilidade incentivou outras editoras a acreditar que havia mercado para fãs desse tipo de jogo em nosso país.
Presente para alegrar os fãs
Para marcar os cinco anos da chegada de Terraforming Mars no Brasil a MeepleBR lançará no Doff 2022 o Pacote de Promos de 5 anos do TfM.
Esse pacote conta com um total de 12 cartas e reúne em sua grande maioria cartas de projeto e de corporações inéditas no Brasil.
A lista completa inclui:
- Asteroide Pequeno (já lançado no Brasil, no promo pack 1 da MeepleBR)
- Alga das Neves (já lançado no Brasil, no promo pack 1 da MeepleBR)
- Robôs Autorreplicadores (já lançado no Brasil, como brinde na reposição das cartas da primeira edição de 2017)
- Pinguins (já lançado no Brasil, no promo pack 1 da MeepleBR)
- Arcadian Comunities (Nova corporação)
- Recyclon (Nova corporação)
- Splice (Nova corporação)
- Direitos de Asteroides (nova)
- Instalação de Bioimpressão (nova)
- Pesquisa Bactoviral (nova)
- Colheita (nova)
- Esportes ao Ar Livre (nova)
O Pacote de Promos de 5 anos do TfM começará a ser vendido durante o Diversão Offline 2022, mas caso você não vá ao evento, fique tranquilo: após o Doff, ele será comercializado na loja virtual da MeepleBR e em lojas especializadas de todo o Brasil.