fbpx
MeepleBR
  • Por: Fernando Celso
  • Publicado em: 29 de outubro de 2021

Dez jogos de horror

Histórias de horror são tudo de bom: o mistério que sempre está presente, a atmosfera sombria e a questão do medo são fascinantes para mim e para milhões de fãs do gênero em todo mundo.

E já que o Halloween é uma data muito ligada ao tema, resolvi fazer uma lista com 10 jogos de tabuleiro que combinam muito com esse tema.

Então apague as luzes, tome uma dose extra de coragem e vem se apavorar com a gente.

Betrayal at house on the Hill (2004)

Casas mal assombradas são o feijão com arroz do horror. Desde A Queda da Casa de Usher, conto de Edgar Allan Poe publicado em 1839, mansões sinistras e cheias de segredos assustam as pessoas.

Como o nome indica, em Betrayal at House on the Hill durante a partida, um dos jogadores se mostrará um terrível traidor, e os horrores da mansão serão revelados.

Caberá aos heróis enfrentarem seu antigo aliado e encontrar uma solução pra escapar com vida dos horrores mais diversos e tenebrosos da casa da colina.

 

 

 

Last night on Earth: The Zombie Game (2007)

Não é segredo para ninguém que eu adoro histórias de zumbi.

O terror das hordas de mortos-vivos, a atmosfera de degeneração e a brutalidade dessas narrativas são sensacionais e chamam muito a minha atenção.

Por conta disso, Last Night on Earth: the Zombie Game é daqueles jogos que eu adoro: temos uma pequena cidade sendo atacada por hordas de zumbis e será necessário muito trabalho em equipe (cada um dos personagens com suas habilidades diversas) e perspicácia em suas ações para não ter o cérebro devorado!

O jogo é um semi cooperativo onde um ou dois jogadores assumirão o lugar dos zumbis que deverão tentar jantar os demais jogadores a qualquer preço.

Será que você está preparado pra sobreviver à última noite na Terra?

 

Ghost Stories (2008)

O Extremo Oriente está cheio de histórias assustadoras sobre criaturas e espíritos ancestrais. Criaturas como os jiangshi chineses ou os oni da cultura japonesa podem tirar o sono de leitores que não estejam familiarizados com a sua brutalidade e engenho.

Em Ghost Stories temos de lutar contra uma legião de espíritos amaldiçoados que servem ao senhor do inferno Wu-Feng. Os jogadores controlam monges taoistas que receberam a ingrata missão de combater esses fantasmas, o que proporciona uma desafiadora experiência cooperativa.

 

 

 

Fireteam Zero (2014)

Adoro histórias de zumbi. Também adoro histórias com inspiração lovecraftiana.

Um jogo que combina as duas coisas é uma escolha lógica para mim.

Fireteam Zero é um clássico ameritrash cheio de miniaturas incríveis, uma história envolvente e dúzias de miniaturas bonitas que transmitem o horror de combater hordas de criaturas saídas do mitos de chtulhu.

 

 

 

O Albergue sangrento (2015)

Sabe aqueles hotéis ou pousadas (e é claro, albergues) que você entra pra passar uns dias, mas ao entrar no quarto sente um frio na espinha? Se você sentir isso, saia dali no mesmo instante!

Em Albergue Sangrento, alguns agricultores locais resolveram fazer fortuna matando seus hóspedes que resolveram hospedar em seu albergue, para obviamente surrupiar seus valiosos pertences.

Sendo um desses agricultores, você disputa com os outros jogadores quem irá enriquecer mais fazendo isso, mas tem de tomar muito cuidado, é preciso esconder os corpos para a polícia não ter suspeitas.

 

 

 

Mansions of Madness 2 ed. (2016)

Howard Philip Lovecraft foi um dos maiores escritores de horror do século XX. Sua obra apresenta as bases para o que chamamos de horror cósmico, aquele tipo de história no qual a humanidade é minuscula diante dos terrores do universo, e até hoje influencia toda a espécie de mídia.

Em Mansions of Madness temos uma experiência cooperativa na qual os jogadores tem de enfrentar os horrores e mistérios saídos diretamente do universo lovecraftiano: Innsmouth, Arkham e outras localidades fazem parte do jogo e animam os fãs do autor.

 

 

 

Lucidity: seis faces do pesadelo (2018)

A série de filmes A hora do pesadelo transformou o sonho em terror ao apresentar uma proposta interessante: e se nossos pesadelos pudessem nos aprisionar em um reino de loucura e tormento?

Seguindo essa ideia, Lucidity transporta os jogadores para um mundo onírico onde os pesadelos estão muito próximos e será necessária muita coragem para encontrar a saída e evitar que eles lhe consumam. Caso um dos participantes seja vencido pelos monstros, ele se tornará um dos próprios pesadelos e passará a perseguir os demais jogadores e também tentará vencer o jogo, mas dessa vez, consumindo seus sonhos.

 

 

Tiny Epic Zombies (2018)

Nem todo o jogo de zumbis tem de vir em uma caixa gigante e que ocupa a mesa inteira depois de montado.

Tiny Epic Zombies apresentada uma experiência muito interessante e ao melhor estilo ameritrash em uma caixinha pequena e que você pode levar para qualquer lugar. São 5 modos de jogo diferentes, várias missões diferentes e diversos personagens com poderes únicos (que viram zumbis quando capturados pela horda).

Esse é um caso clássico de pequeno notável.

 

Horrified (2019)

O cinema ajudou a criar a identidade visual da maioria dos monstros que estão presentes no nosso imaginário até os dias de hoje. A Criatura de Frankenstein, o Lobisomem, Conde Drácula e a Criatura da Lagoa Negra são alguns dos seres que foram imortalizados pelos filmes de horror dos anos 1950 e 1960.

Horrified é mais um jogo cooperativo de horror, porém que se destaca devido ao charme das miniaturas de monstros em alta qualidade. A jogabilidade é simples e rápida, podendo servir como porta de entrada para o hobby.

 

 

The Few and Cursed (2020)

Narrativas distópicas estão bastante em voga nos últimos anos e vem obtendo grande sucesso comercial em diversas mídias. Entre os inúmeros cenários distópicos que, talvez aqueles que falam da escassez de água sejam os mais desesperadores.

The Few and Cursed é um deck building ambientado em um mundo seco, no qual a água é escassa e parte da humanidade passou a recorrer a antiga magia das trevas e maldições para tentar sobreviver e com isso também e liberou horrores pelo mundo.

Os jogadores assumem o papel de Caçadores de Maldições e devem participar de missões como busca de artefatos, caça de bandidos e outras tarefas que poderão transformá-los em lendas do deserto, para o bem ou para o mal.

Fernando Celso

Organizador do BoardGames São Paulo, maior encontro regular de jogos de tabuleiro do Brasil, nerd das antigas e apaixonado por filmes, séries e quadrinhos.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.