Durante os meses de outubro e novembro deste ano, rodamos uma votação para saber qual é a facção de Root mais amada pelos brasileiros. E o resultado foi revelado na semana passada, em uma live. Vamos comentar aqui os resultados e levantar algumas reflexões sobre isso.
O resultado final
Durante a votação, 1.484 pessoas votaram, já que somente era permitido um voto por pessoa, chegando a quase 1.500 votos durante o período. Confira o resultado final:
1º Malandro. 315 votos (21%)
2º Aliança da Floresta: 287 votos (19%)
3º Rapinas: 218 votos (15%)
4º Lagartos Cultistas: 129 votos (9%)
5º Conspiração Corvídea: 129 votos (9%)
6º Marqueses: 126 votos (8%)
7º Companhia Ribeirinha: 104 votos (7%)
8º Guardiões de Ferro: 73 votos (5%)
9º Ducado Subterrâneo: 66 votos (4%)
10º Senhor das Centenas: 37 votos (2%).
Sobre os resultados
A facção de Root mais amada pelos brasileiros foi o Malandro. Muita gente vai falar que é porque ele é o personagem do jogo que mais lembra o “jeitinho brasileiro” de fazer as coisas. Passeando entre todo mundo, mantendo bons contatos, comprando as brigas certas e sempre que possível focando no seu jogo.
O segundo lugar ficou com a que era concorrente direta do Malandro, a Aliança da Floresta, que também joga de forma indireta, espalhando sua simpatia pela floresta, até dar o bote e acabar com o plano dos coleguinhas.
Em terceiro ficou a facção que é especialista em atropelar as outras facções com seu poder militar, nada de surpresas também.
Os três primeiros lugares são facções do jogo base, ou seja, são facções que as pessoas jogam há mais tempo. A primeira surpresa ficou por conta dos Lagartos Cultistas e Conspiração Corvídeo empatadas em quarto lugar. Primeiro pelo empate e segundo por não serem facções muito conhecidas por ganharem, em especial os lagartos. É uma facção que geralmente precisa apanhar para conseguir se desenvolver bem nas partidas. E cá entre, nós, quem aqui gosta de apanhar, ou de bater em quem você sabe que vai ficar forte?
Algumas surpresas e decepções
Os Marqueses em sexto foi uma decepção (risos). A facção que é a praticamente o pilar original do jogo e a mais fácil de jogar, em uma posição tão baixa? Pois é, talvez por todos já terem jogado ela e ela não apresentar muitos nuances estratégicos, não seja tão bem quista pela população brasileira.
Ribeirinhos em sétimo, não surpreende, nem decepciona. É uma facção que muita gente considera chata, porque tem que ficar negociando e conseguir fazer com que os outros jogadores comprem os seus recursos. Se na partida ninguém compra nada deles, não conseguem fazer muita coisa.
Em oitavo e em novo foram as maiores surpresas. Os Guardiões de Ferro, que são de uma facção que ainda não foi lançada oficialmente no Brasil, ficou na frente do Ducado Subterrâneo, uma facção que já está por aqui há algum tempo.
A dúvida que fica é, se as pessoas realmente amam tanto assim a nova facção que antes de chegar, já está conquistando os corações dos jogadores, ou se realmente as pessoas não suportam as toupeiras.
E em último, o Senhor das Centenas, que também é da última leva de facções e não parece ter conquistado muitos seguidores, afinal, quem é que quer ser oprimido, não é mesmo?
Saldo final e uma notícia não tão boa
O saldo final dessa votação foi super positivo e assim, pudemos entender melhor o gosto dos jogadores de Root. Fizemos o sorteio durante a live, que teve como vencedor Flávio Lima, que vai receber uma cópia lacrada de Oath, outro jogo dos mesmos criadores de Root.
Enquanto isso, estamos aguardando chegar a carga do jogo base e as novas expansões, que prometem causar muito nas mesas dos jogadores.
A notícia não tão boa é que o desembarque do novo print do jogo base de Root e suas expansões foi remarcado duas vezes pela autoridade portuária, assim, a previsão de entregar no final de novembro ficou inviabilizada.
A boa notícia é que a carga já foi descarregada no porto e está em processo de desembaraço com o novo prazo de entrega sendo atualizado para a primeira quinzena de dezembro.
Infelizmente é um problema que está além do nosso controle. A previsão de desembarque era dia 15 de novembro, porém deve acontecer essa semana.
Mas, fique tranquilo, que vai ter Root no Natal para toda a família brasileira.
O que você achou do resultado da votação? Concorda, discorda? Deixe nos comentários a sua opinião.