fbpx
MeepleBR
  • Por: Romir Paulino
  • Publicado em: 7 de agosto de 2020

Maracaibo – Resumo do jogo

A vida no Caribe, durante o século XVII, não era nada fácil. A região encontrava-se em um ciclo colonialista e diversas nações europeias lutavam para controlar os melhores e mais lucrativos locais. Entre elas, Inglaterra, França e Espanha se sobressaíam, através de lutas, tanto políticas quanto armadas, o que abria espaço para o surgimento de capitães hábeis que trabalhavam para o lado que lhe trazia mais vantagem momentânea, frequentemente auxiliando várias nações quase simultaneamente.

E Maracaibo, o novo jogo para 1 a 4 jogadores de Alexander Pfister – autor de eurogames famosos como Great Western Trail ou Mombasa -, ocorre justamente neste período, colocando você como o capitão de um navio de bandeira neutra, contando com uma tripulação leal e corajosa ao seu lado.

Ao longo de 4 rodadas, representando anos na história do Caribe, você circunavegará as ilhas caribenhas da forma como desejar: mais rapidamente, deixando vários locais para trás, ou mai  s lentamente, aproveitando cada cidade e vila em seu caminho.

Visitando as cidades: exploração e combate

E a cada nova parada de seu barco, você terá diversas opções de ações, dependendo de onde aportou. Se você parou em uma cidade, quase sempre existirá um mercado no qual você poderá entregar mercadorias presentes nas cartas da sua mão que, em troca, irão proporcionar melhorias em seu barco. Além disto, cada cidade também possui uma ação principal que é aleatoriamente sorteada na preparação da partida. As ações das cidades são bastante variadas, mas duas se destacam: batalha e exploração.

Através da exploração você irá enviar seus homens para descobrirem as riquezas das florestas do sul do Caribe, através do avanço em uma trilha que, para cada movimento, traz recompensas nas mais diversas formas.

Já a batalha representa seu auxílio a uma das 3 principais nações combatentes no Caribe. Em toda a batalha você deverá escolher qual nação irá auxiliar, gastando pontos de combate e trabalhadores para gerar força e, com ela, ganhar prestígio junto à nação auxiliada ou mesmo ajudá-la a fincar sua bandeira em uma cidade do Caribe, passando a controlar a mesma, pelo menos até que outra nação a tome. A influência ganha em cada nação é um dos fatores chaves do jogo, pois ela mostra títulos de nobreza que você recebeu e isto lhe trará, ao final da partida, uma boa quantidade de pontos de vitória.

As vilas e as cartas

Já as vilas não podem ser subestimadas pois, ao parar em uma, você terá direito a algumas ações genéricas a depender de quanto você navegou na rodada (quanto mais você andou, mais ações de vila poderá fazer). No início do jogo você tem poucas opções de ações de vila, mas, à medida que você melhora seu navio, elas se tornam extremamente poderosas. Isto porque, em seu navio, existem diversas possibilidades de melhoria e as diversas ações permitem que você, vagarosamente, vá tornando seu navio melhor e, consequentemente, desbloqueando habilidades e ações adicionais.

A despeito disto, uma ação de vila faz parte dos mecanismos base do jogo: a compra de cartas. Em Maracaibo você terá cartas que podem ser usadas de diversas formas, entre outras, a utilização nos mercados, já citados acima. Porém a utilização mais importante delas é contratar pessoas para lhe auxiliar. Isto se faz, usualmente, através de uma ação de vila para “comprar” cartas, através do pagamento de dinheiro, trabalhadores ou mercadorias. As cartas compradas são baixadas ao lado de seu navio e lhe trazem, além de pontos de vitória, também vantagens imediatas, receitas a cada nova rodada, ações adicionais ou melhoradas e, em diversos casos, assistentes: trabalhadores que são estacionados no mapa que e lhe darão possibilidade de ações especiais que apenas você pode usar!

Fim de jogo e modo legacy

Outro mecanismo interessante de Maracaibo é o que dispara o final de cada rodada: assim que um jogador alcançar o último espaço de navegação do Caribe, uma pontuação intermediária é feita e todos os navios retornam ao ponto inicial, Havana. Isto faz com que você deva ter em mente que a rodada, muitas vezes, pode acabar muito antes do que você gostaria, caso um jogador avance seu navio rapidamente, o que frequentemente faz com que o planejamento vá parar no fundo do oceano, como um barco furado. A pontuação intermediária entrega apenas uma pequena parcela de pontos, além da receita a que cada jogador tem direito e prepara o tabuleiro para a próxima rodada.

Já, ao final da quarta rodada, a partida termina e uma pontuação final é realizada, na qual os jogadores ganham pontos por terem auxiliado em grandes construções comunitárias do Caribe e pelos títulos de nobreza que você recebeu com cada nação.

O jogo ainda possui um modo legacy, ou seja, em um tipo de jogo no qual as decisões e acontecimentos de uma partida influenciarão as próximas, através de uma história bem escrita e instigante, com reviravoltas e surpresas a cada novo capítulo. E, ao contrário de muitos jogos legacy, nenhuma alteração é permanente, o que significa que você sempre poderá jogar uma partida sem história quando quiser.

Romir Paulino

Engenheiro mecânico e colecionador de jogos. Sua coleção, iniciada em torno de 2002, atualmente já possui quase 1.000 jogos diferentes, passando por diversas linhas diferentes, muito embora ele prefira Eurogames. Em 2006 ele começou um canal no YouTube destinado a explicar regras de jogos de tabuleiro existentes no Brasil, hoje já com mais de 13.000 seguidores. Atualmente, além do canal e da profissão, ele também atua como tradutor e revisor para diversas empresas.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.