fbpx
MeepleBR
  • Por: Gustavo Lopes
  • Publicado em: 10 de junho de 2020

Resenha – Draftosaurus

Dinossauros são tema recorrente na indústria do entretenimento desde seu descobrimento. Essas criaturas colossais instigam a mente humana a reviver tempos remotos em que o homem não era a espécie que dominava o planeta. Entretanto, como um tema atrativo é apenas uma parte do que compõe um bom jogo de tabuleiro, hoje vamos falar sobre as demais características do mais novo integrante do catálogo da MeepleBR, o jogo Draftosaurus.

Características

Draftosaurus é um jogo para 2 a 5 jogadores assinado pelo grupo renomado de designers franceses conhecido como Team Keadama, formado por Antoine Bauza (7 Wonders, Takenoko, Hanabi), Corentin Lebrat (Takenoko: Chibis), Ludovic Maublanc (Cyclades, Ca$h ‘n Guns, série Mr. Jack) e Théo Rivière (Nagaraja, Unlock!: Epic Adventures).

Uma partida de Draftosaurus pode ter em média 10 a 20 minutos, ou, caso você opte em ter a experiência completa que nós vamos comentar nesta resenha, 20 a 40 minutos. Por se tratar de um jogo independente de idioma, pode ser jogado por pessoas sem experiência com board games e crianças (desde que obviamente já possuam idade suficiente para não engolir os pequenos dinossauros) e, devido ao formato único de cada dinossauro, pode ser jogado por pessoas com dificuldade para discernir determinadas cores.

Mecânicas

O grande diferencial do Draftosaurus é o uso da mecânica de drafting (aprenda mais sobre esta mecânica aqui), porém utilizando miniaturas de dinossauros ao invés de cartas (elemento mais comum no drafting). Além do drafting, as famosas mecânicas dos jogos de tabuleiro modernos set collection (ou coleção de componentes), rolagem de dados e ação simultânea estão presentes no jogo de uma forma bem simples de explicar.

No Draftosaurus os jogadores possuem um tabuleiro que representa seu zoológico, com cercados que possuem diferentes condições de pontuação. Na “Pradaria do Amor”, por exemplo, cada casal de dinossauros do mesmo tipo concede 5 pontos para o jogador, enquanto que na “Campina da Diferença” o jogador somente pode colocar um dinossauro de cada tipo, recebendo pontos para a quantidade de diferentes dinossauros posicionados no cercado

Em cada rodada os jogadores colocam dinossauros em seu zoológico, um dinossauro por turno, respeitando a condição do dado de colocação. Este dado é rolado em cada turno por um jogador

diferente e o jogador que rola o dado tem a vantagem de colocar seu dinossauro em qualquer cercado, não apenas na região determinada pelo dado.

Os jogadores inicialmente pegam 6 dinossauros secretamente de um saquinho que contém todos os dinossauros disponíveis para a partida, e todo turno, após selecionar simultaneamente um dinossauro e colocá-lo em seu zoológico, passam os dinossauros restantes para o jogador à esquerda, portanto, quanto mais jogadores na partida, mais imprevisível o jogo se torna, pois você dificilmente saberá o que estará disponível na sua mão a cada turno.

Variações de jogabilidade

Em 3, 4 ou 5 jogadores o jogo possui 2 rodadas com 6 dinossauros disponíveis para cada jogador por rodada. Já em 2 jogadores são 4 rodadas com 6 dinossauros por rodada por jogador, entretanto, além de colocar um dinossauro em seu zoológico, cada jogador descarta um segundo dinossauro, que volta para a caixa do jogo, antes de passar os restantes para o oponente.

O tabuleiro de jogador possui dois lados (o lado do Verão e o lado do Inverno). Recomendamos jogar primeiro com o lado do Verão para depois passar para o tabuleiro do Inverno, que possui condições mais complexas de pontuação. Depois de se familiarizar com os dois lados, os jogadores estão preparados para a experiência completa do Draftosaurus: jogar utilizando os dois lados do tabuleiro na sequência em uma única partida. Os pontos obtidos em ambos os lados são somados para coroar o vencedor com o título de melhor administrador de zoológico de dinossauros.

Opinião

Draftosaurus é uma experiência tátil e visual. Seus dinossauros de diferentes cores e formatos pode atrair jogadores de todas as idades, desde os mais jovens, encantados pela brincadeira de montar seu zoológico, até os mais velhos atraídos pela nostalgia evocada pela referência oo bom e velho Jurassic Park.

Além de ser um ótimo jogo de entrada, Draftosaurus é uma excelente escolha para introduzir novos jogadores a conceitos de mecânicas de jogos de tabuleiro modernos e uma porta de entrada para jogos dentro do mesmo tema, como o Ilha dos Dinossauros, ou à gama gigantesca de jogos de tabuleiro atualmente disponíveis no Brasil.

Gustavo Lopes

Roteirista, editor e apresentador do podcast Gambiarra Board Games, postador de fotos no instagram @gambiarraboardgames, mas antes de tudo, apreciador de jogos de tabuleiro. Começou nos ameritrashes e cooperativos, passou pela fase dos fillers e dos party games e, apesar de ainda jogar tudo isso sem hesitar, segue no rumo dos euros pesados em busca de maiores dores de cabeça.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.