fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 27 de abril de 2022

Prepare-se para Imperium

Anunciados em agosto do ano passado, Imperium Clássicos e Imperium Lendas são dois jogos que prometem agradar aos fãs da construção de baralhos.

Os títulos irmãos estão chegando e preparamos uma resenha especial para você ficar por dentro.

Escolhe sua civilização, prepare seu baralho e venha explorar esse universo de clássicos e de lendas.

Visão geral

Em Imperium, você toma as rédeas de uma civilização emergente e tenta levá-la à supremacia, expandindo seus domínios, desenvolvendo sua tecnologia e propagando sua cultura. Cada civilização oferece pontos fortes a explorar e desafios a superar.

O jogo evoca o curso da história por meio do mecanismo de construção de baralhos. No seu turno, você vai baixar cartas na mesa para coletar recursos, adquirir cartas novas de uma reserva compartilhada e expandir a área de jogo que fica à sua frente. Várias cartas são jogadas, descartadas e devolvidas ao monte para serem jogadas novamente mais adiante. Outras ficam na sua área de jogo e concedem benefícios permanentes, como tecnologias, práticas culturais e regiões. Outras ainda são incluídas na sua história e removidas do baralho, como os grandes líderes históricos cujas vidas abrangem apenas uma geração.

Imperium: Clássicos e Imperium: Lendas são jogos de construção de baralho, o famoso deckbuilding, com uma temática de civ game: você deve construir o melhor deck e erguer uma orgulhosa e potente civilização.

As partidas podem ser jogadas por 1 a 4 jogadores, tendo duração média de 60 a 120 minutos, o que indica que estamos diante de um jogo denso e no qual os participantes deverão tomar decisões complexas e ponderar cada uma de suas jogadas.

Ambos os jogos incluem um modo solo desafiador, que fará com que você tenha de aprender a duelar contra cada uma das civilizações presentes no jogo.

Como os jogos funcionam

O objetivo dos participantes em ambos os jogos é o mesmo: tornara a sua nação a mais poderosa e destacada perante as demais e inscrever seu nome na história. Para isso será necessário conquistar territórios, desenvolver tecnologias, utilizar o talento das grandes figuras históricas e evitar o colapso da desordem.

A preparação começa com o escolhendo o baralho de uma das nações disponíveis com a qual queira jogar e dispor as cartas à sua frente seguindo algumas regras; em seguida, os jogadores formam uma área comum no centro da mesa de jogo na qual são colocadas cartas que poderão ser adquiridas durante a partida, bem como recursos que serão utilizados.

Durante seu turno de jogo o participante pode executar uma das três seguintes ações: ativar, inovar e revolucionar.

  • Ativar – a ação principal do jogo; com ela é possível jogar cartas de sua mão e/ou ativar cartas que tenham habilidades e já estejam em sua área de jogo.
  • Inovar – ao inovar você não ativa cartas, mas pode ter acesso a novas cartas que se encontram na área comum no centro da mesa.
  • Revolucionaressa ação permite que você retire cartas de desordem de sua mão e melhore a qualidade de suas compras futuras.

Ao final de sua ação, o jogador inicia uma fase de limpeza e se prepara para a próxima rodada.

A partida pode se encerrar quando a pontuação final é disparada ou quando o colapso atinge as nações.

No primeiro caso, existem diversas condições que podem iniciar a pontuação final (quando não houverem mais cartas na pilha principal; quando um jogador desenvolve completamente sua nação; e quando a carta Rei dos Reis é virada para baixo, são apenas algumas das formas de disparar a pontuação final). Como de praxe em outros jogos, nesse caso os participantes devem contabilizar os pontos que conseguiram acumular com suas cartas e o vencedor será aquele que conseguir mais pontos.

Em caso de colapso o jogo é paralisado imediatamente e as cartas de desordem de todos os jogadores serão contabilizadas. Aquele com menos cartas de desordem vence a partida.

Dois jogos, a mesma diversão

A linha Imperium se divide em duas caixas independentes: Clássicos e Lendas.

  • Imperium: Clássicos foca em civilizações históricas que se concentram na África, Europa e Oriente Médio: cartagineses, celtas, gregos, macedônios, persas, romanos, citas e vikings.
  • Imperium: Lendas apresenta algumas civilizações da África, Extremo Oriente, América – egípcios, minoicos, olmecas e as dinastias Máuria e Qin -, e também em povos que não existiram, mas que povoam os sonhos de muitos: arturianos, utopianos e atlantes.

Como dito acima, os jogos são independentes, mas você poderá reunir civilizações de ambas as caixas em partidas épicas envolvendo a disputa entre essas grandes civilizações: ao todo são 16 civilizações, cada uma com baralhos únicos e habilidades exclusivas.

Quem vai gostar de Imperium?

Imperium é um exemplo de boa implementação da mecânica de deckbuilding. A cada rodada você vai ter de pensar em como montar seu combo, ao mesmo tempo em que tenta maximizar as características do seu baralho e se livrar daquelas cartas que não são mais interessantes.

Outro ponto positivo é a grande variedade nas formas de jogar. Cada uma das 16 nações se comporta de uma maneira diferente e única: macedônios focam na conquista territorial, gregos no desenvolvimento de cidades, egípcios se fortalecem com as cheias do Rio Nilo e os Cartagineses ganham pontos ao criar redes de comércio bem estruturadas.

Isso dá grande rejogabilidade ao produto, pois cada partida será única e fará com que você tenha vontade de tentar uma nova nação e/ou estratégia para submeter seus adversários a sua força.

Outro ponto que faz o jogo ver muita mesa é o modo solo. Ao entrar em uma disputa contra o próprio jogo você terá de levar ao limite seu refinamento estratégico, sendo a dificuldade dos modos mais complexos um verdadeiro tormento até mesmo para os maiores jogadores.

Por fim, não é possível falar de Imperium Clássicos e de Imperium Lendas sem dar o devido destaque as ilustrações de Mihajlo “Mico” Dimitrievski. Mico é um velho conhecido dos brasileiros que se divertiram jogando Invasores do Mar do Norte e os jogos da linha Reino Ocidental, e é possível perceber como o seu traço marcante e de cores vivas contribui para a beleza das cartas e da caixa dos dois Imperium.

Caso você esteja procurando uma experiência estratégica desafiadora, com muita rejogabilidade, diversas possibilidades táticas e um modo solo complexo, Imperium Clássicos e Imperium Lendas são duas ótimas pedidas para a sua coleção.

Início das vendas

Ambos os jogos já estão a venda.

Você pode adquirir Imperium Clássicos e Imperium Lendas na loja virtual da MeepleBR e nas melhores lojas de jogos de todo o Brasil.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Querendo construir um Império nas Estrelas

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.