Mulheres que jogam
Fui uma criança que brincou de tudo. Subi em árvore, joguei queimada, bola, pique-esconde, pique-pega – como se chamavam essas brincadeiras na sua cidade? Também brinquei de boneca, casinha, videogame e jogos de tabuleiro. Éramos eu e meu irmão e, quando estávamos em casa, dividíamos as brincadeiras entre o videogame e jogos como Banco Imobiliário e Detetive.
Girl meets games
Na correria do dia a dia e do trabalho, me esqueci que muitas vezes um hobby pode ser quase como brincar. Mas eis que, em 2017, o cupido me acertou em cheio e o candidato a dono do meu coração era um moço bem nerd.
Além de jogar RPG (até hoje não entra na minha cabeça, gente!), ele tinha uma estante com uns 5 jogos de tabuleiro (eu pensava que era uma supercoleção!!!). Achei lindas aquelas caixas coloridas. E o então candidato a namorado me apresentou um jogo que tinha uma miniatura de um Panda … Era muito bonitinho!!! E eu ganhei.
Amei tanto a experiência que não parei de pensar em jogos de tabuleiro nos próximos dias. Vi todos os vídeos que pude sobre o assunto no Youtube. Era como se eu fosse criança e tivesse descoberto uma brincadeira nova.
Na semana seguinte, a gente se encontrou e jogamos Terraforming Mars. Fiquei fascinada. E ganhei de novo!!! Não preciso nem dizer que o moço se apaixonou, né?. Eu precisava mostrar essa descoberta para o meu irmão e para minha cunhada.
Peguei o Terraforming Mars emprestado e joguei com eles. Os dois tiveram a mesma sensação que eu: de volta à infância, porém com uma atividade super desafiadora e estimulante. Minha cunhada é bióloga e achou o jogo tão temático, que não sossegou enquanto não comprou um para ela.
Hobbies e mulheres
Dia desses, conversando com uma amiga sobre minha paixão pelos jogos, fiquei pensando sobre mulheres e seus hobbies. Além dos boardgames, eu tenho alguns outros, mas a maioria das mulheres que conheço não possuem hobby nenhum.
Geralmente elas cuidam da casa, dos filhos, da vida amorosa, de Deus e todo mundo, mas não possuem um momento para fazer algo que realmente gostem, sem obrigação nenhuma, só por diversão. E como é importante a gente ter o nosso momento. Como é saudável ter uma atividade para relaxar!
Se você não tem um hobby, busque na memória o que mais gostava de fazer quando era criança. Geralmente a resposta para a atividade que vai fazer você se reconectar consigo mesma está nas coisas que gostava de fazer quando não tinha obrigação nenhuma.
Os jogos de tabuleiro modernos não só nos ajudam a estimular o cérebro, como também nos proporcionam um tempo de qualidade com a família e amigos. São uma excelente alternativa para as meninas que não se encontraram em nenhuma atividade ainda.
Jogos e crise
Boardgames também são uma ótima pedida em tempos em que precisamos ficar em casa, com as tarefas domésticas multiplicadas por 500 (nunca lavei tanta louça na vida!!), muito estresse e incertezas.
Para as mamães – e papais também -, que precisam achar uma forma de entreter os pequenos, os jogos e as atividades lúdicas melhoram a concentração, diminuem a ansiedade e as crianças acabam aprendendo um monte de coisas, fazendo o que elas mais gostam: brincar.
Nesse momento de crise, precisamos tentar manter a rotina o mais leve possível. Acorde, tire o pijama, tome um banho, arrume o cabelo, capriche nas refeições, e organize o seu lugar de trabalho. Faça exercícios físicos (existem vários aplicativos com planos gratuitos durante a pandemia) e procure uma atividade para relaxar. Mas o que fazer se não podemos sair de casa?
Eu sou suspeita, mas recomendo muito que se você ainda não conhece os jogos de tabuleiro modernos, dê uma chance para eles. Existem muitas alternativas de jogos para iniciantes, dos mais diversos temas e níveis de dificuldades.
E se você já conhece, procure conhecer novas mecânicas. Se só joga os mais complexos, busque conhecer um mais simples. Se só curte jogos descontraídos, procure conhecer um jogo que exige mais planejamento. São muitas alternativas!!!
O importante é que a gente se mantenha ativo e em harmonia com quem está no mesmo barco, e que logo vai navegar em águas mais calmas, com fé em Deus.
Falando de jogos
Desde aquele dia do jogo do Pandinha, eu e meu namorado jogamos toda semana e hoje temos em nossa coleção 59 jogos. Em agosto de 2018, eu criei um Instagram para mostrar as fotos que eu tirava e não queria postar no meu perfil pessoal.
Com o tempo, ele se empolgou com o meu desempenho e passou a me ajudar por lá. Juntos somos responsáveis pelo @meeplegrl.
E você, como começou a jogar? Conhece alguma menina que não joga, mas que gostaria de conhecer um novo hobby?