fbpx
MeepleBR
  • Por: Raphael Pizzotti
  • Publicado em: 14 de agosto de 2020

Um minuto da sua atenção

O mundo dos board games cresceu. Nossa comunidade se expandiu, a indústria está mais dinâmica e todo o hobby evoluiu com o passar do tempo. Vários jogos novos a cada dia, muitas novidades e inúmeros lançamentos. Esqueça essa imensidão de títulos e volte sua atenção para um universo submarino que já está entre nós a algum tempo e que MERECE uma chance. Esse mundo em forma de jogo se chama Cidades Submersas.

O amor ao primeiro anúncio… e a dúvida

O anúncio do Cidades Submersas foi algo que realmente me deixou animado e me fez pensar: eu quero jogar esse jogo. Coloquei ele no meu radar submarino e aguardei ansiosamente por seu lançamento.

Nesse instante, comecei a procurar tudo sobre o jogo, e esse é um ponto muito importante nesse texto, pois tudo que aconteceu comigo nesse momento, é o que provavelmente aconteceu com você e com a maioria das pessoas que foram pesquisar sobre ele: a dúvida!

Haviam muitas críticas ao redor do título e principalmente a comparação que não parava de aparecer: Cidades Submersas seria apenas um Terraforming Mars embaixo d’água.

A princípio, isso deixa a maioria das pessoas super empolgada, pois Terraforming Mars é sem dúvida um dos melhores jogos da história do nosso hobby. Mas eu venho dizer aqui, que essa comparação te impediu de conhecer um dos melhores jogos que eu já joguei, e olha que já joguei um número considerável de jogos, hein?

Afogando a dúvida e mergulhando fundo

A comparação com o Terraforming Mars não foi nada saudável ao Cidades Submersas. Primeiro porque o jogo tem alguns elementos que também estão no Terraforming Mars, que é você montar uma maquininha de pontos com suas cartas, mas é SÓ isso a semelhança. Ponto. Acaba aí. No fim das contas, isso foi um mal-entendido que deixou as pessoas com uma recepção fria ao Cidades Submersas, já que o Terraforming Mars é espetacular. O que eu te digo é: Cidades Submersas TAMBÉM é espetacular, só não existe motivo de comparações. Cada um deles se enquadra em uma proposta diferente.

Cidades Submersas apresenta uma alocação de trabalhadores EXTREMAMENTE inovadora e equilibrada (olha que maravilha para a galera que não curte “jogos quebrados” ou excesso de fator sorte).

A alocação de trabalhadores é inovadora porque você combina ela com o gerenciamento da sua mão. As cartas têm 3 cores: verde, vermelha e amarela. As ações das alocações disponíveis no tabuleiro também têm as mesmas cores. Pra fazer uma alocação você gasta uma carta e se a carta for da mesma cor da alocação, você ganha um bônus.

E agora chegamos ao ponto GENIAL do jogo e que traz todo esse equilíbrio que citei: as ações mais fracas são da mesma cor das cartas mais fortes, e as cartas mais fortes são da mesma cor das ações mais fracas. Ou seja: se você tem uma mão fraca, prepare-se para ótimas alocações. Se você tem cartas ruins para as alocações, talvez seja a hora de usá-las para sua maquininha de pontos. Fora que tudo isso tem que ser muito bem gerenciado, afinal você precisa combinar isso com a estratégia adotada, não é?

O jogo exige um gerenciamento contínuo, tomada de decisões a cada carta e boas alocações para programar o melhor turno na sua próxima jogada. Tudo isso é somado a uma temática incrível e muitas cartas e estratégias, que dão uma rejogabilidade gigante ao título.

Procure seu Cidades Submersas

O jogo é simplesmente FANTÁSTICO. Jogue esperando o jogo que eu descrevi nesse texto e não uma comparação a qualquer outro. Dessa forma, você vai ver que esse título é uma opção indispensável para quem curte uma boa aplicação das mecânicas de alocação de trabalhadores e de gestão de mão.

No ranking de jogos estratégicos da Board Game Geek, Cidades Submersas se encontram na posição 33 (a frente de jogos como Maracaibo e Everdell). No meu ranking pessoal, ele figura entre os top 10 e subindo. Foi um dos melhores títulos que joguei esse ano, e eu tenho certeza que se der uma chance a ele, você vai mergulhar nas profundezas e se surpreender muito.

Ah, eu já ia me esquecendo. Existe um comentário negativo que circula por aí sobre os componentes do jogo.

Eu esquecer disso já diz tudo que você precisa saber sobre esse ponto. Você nem lembra dessa crítica enquanto está jogando, e principalmente não se lembra dela quando está colocando domos de excelente qualidade na sua cidade, embaralhando suas cartas super resistentes e coletando os ótimos recursos que fazem parte do jogo.

Um grande abraço a todos e espero vocês na pracinha submarina para me dizerem o quanto gostaram do Cidades Submersas.

Raphael Pizzotti

Tenho 24 anos e sou formado em Turismo pela UFF mas a vida me formou em Livros, Filmes, Séries e está me formando em um curso intensivo de Board Games. Sou de Niterói -RJ mas meu coração bate por cidades pequenas, e hoje vivo em uma no Sul de MG. Hoje dou aulas de Inglês e sempre que possível, estou jogando board games. Afinal, sou apaixonado pelo meu curso intensivo. Tenho um instagram com foco nos jogos de tabuleiro: @vesuviobg

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.