O que é a Spiel?
A Internationale Spieltage SPIEL, também conhecida como Feira de Jogos de Essen, é um grande evento de jogos de tabuleiro e teve sua primeira edição em 1983. Desde então ela só cresceu: na edição de 2019 a marca foi de 209.000 visitantes e 1.200 expositores do mundo todo.
Para os fãs de board games, em especial aqueles interessados em jogos do estilo euro, a Spiel é um dos eventos mais aguardados do ano. Muitas editoras anunciam seus lançamentos durante a feira, diversas parcerias são feitas em suas salas de reunião e expectativas são criadas em seus corredores.
No ano de 2020, pela primeira vez desde seu início, a SPIEL foi adiada devido a pandemia global. Uma notícia que entristeceu a todos.
Spiel.digital
Mas isso não significa que o ano de 2020 vai passar em branco para os fãs de eurogames!
A Spiel.digital, que vai acontecer entre os dias 22 e 25 de outubro, vai ser um espaço ideal para quem quer conhecer as novidades do mercado de board games.
A versão on-line da Spiel será um evento em larga escala, capaz de reunir pessoas do mundo todo em torno de um mesmo interesse: se divertir com bons jogos de tabuleiro.
Essa oportunidade incrível vem animando editoras no Brasil e no mundo. Apesar dos desafios que um evento deste tamanho traz consigo, é inegável que existirá um espaço único para a troca de ideias sobre jogos em uma escala e alcance até então nunca vistos.
O que estamos preparando?
O foco principal da empresa vai estar na divulgação dos jogos brasileiros para o mercado internacional. Como os leitores de nosso blog vem acompanhando, a MeepleBR desenvolveu ações de estímulo ao cenário nacional. Sabemos que isso é só o começo, mas acreditamos que os jogos nacionais farão cada vez mais parte do catálogo da empresa.
A MeepleBR vai dar destaque a cinco jogos nessa edição da Spiel.
Vamos falar um pouquinho de cada um deles.
Brazil: Imperial → jogo desenvolvido em parceria com o estúdio Mundus e criação do designer José Roberto Mendes. No jogo, você deve construir um império em uma terra vasta e rica. Um civgame inspirado pela história do Brasil, cheio de mecânicas interessantes e com uma arte deslumbrante.
Eletrika → criado por Lucas M. Rodrigues, é um jogo no qual os participantes precisam abastecer cidades de uma região com energia elétrica. Para isso terão de colocar tiles e construir partes da rede transmissão de energia enquanto tentam cumprir contratos. Um jogo simples, fácil e que vai servir como porta de entrada para o mundo dos board games.
Grafito → Rennan Gonçalves vem desenvolvendo diversos jogos e essa é sua primeira parceria com a MeepleBR. Em Grafito os jogadores assumem o papel de artistas de rua que buscam o sucesso nas paredes da cidade. Uma temática inovadora e que se baseia nas mecânicas de rondel e de controle de área, o que garante uma experiência única e muito divertida.
Luna Maris → já falamos dele em nosso blog. O jogo, criado por Ricardo Amaral, é um euro médio pesado que vem dando o que falar. Nele somos convidados a explorar a Lua e extrair seus recursos minerais. Um belo exemplo de integração entre tema e mecânica, o que desperta grande interesse dos jogadores.
Paper Dungeons → fruto da parceria da MeepleBR com o designer Leandro Pires. Um jogo de roll-and-write no qual os participantes devem desenhar o caminho de um grupo de aventureiros por uma masmorra. Capangas, armadilhas e vilões espreitam pela masmorra, assim como tesouros e glória!
Fiquem de olho
Nas próximas semanas vamos trabalhar para desenvolver uma série de atividades ligadas a Feira de Essen como partidas de demonstração em plataformas digitais, palestras de apresentação dos jogos e outras ações de divulgação exclusivas.
Não percam!