(AR)Riscando mecânicas
Aconteceu no dia 25 de abril, um gostoso domingo de outono, o segundo encontro virtual cheio de energia, aprendizado e muitos planos compondo a Etapa Preparatória do Edital Ligadas na Meeple!
A proposta da vez foi riscar e arriscar mecânicas, sistemas de ação que dão estrutura aos jogos e que podem se combinar das mais diversas maneiras. Então, a ideia era experimentá-las a fim de encontrar a forma mais satisfatória com que um jogo pudesse promover a experiência e contar a história que pretende.
Presenças ilustres
Laíse Lima, gestora da iniciativa Oficinas Lúdicas e guia desse encontro, explicou brevemente o conceito e exemplificou algumas das mecânicas mais conhecidas em jogos de cartas. Para aquecer as atividades que estavam por vir, fez uma dinâmica lúdica de desenho-interpretação-texto, para que as participantes visualizassem a enorme diversidade de possibilidades mecânicas para a transmissão de uma ideia. Assim, vimos como é possível contar que alguém “foi à sorveteria”, por exemplo, escrevendo, desenhando, cantando, gesticulando, movimentando cartas, movimentando marcadores sobre cartas… E aí adentramos o X da questão do evento: como uma pessoa pode, dentro de casa, apenas com as cartas de um baralho pronto ao alcance, começar a testar mecânicas e a prototipar sua ideia de jogo?
Para responder, fizemos uma dinâmica em que cartas de jogos preexistentes (desconhecidos pelas participantes) eram mostradas na tela, e as participantes deveriam indicar quais mecânicas imaginavam que os respectivos jogos aplicavam àquelas cartas. Em seguida, as mecânicas originais eram reveladas, e anotávamos a quantidade e variedade de possibilidades imaginadas que seriam de fato aplicáveis ali – longe de serem poucas! Essa foi a prévia de uma atividade mais mão-na-massa.
Para inspirar o que viria a seguir, transmitimos um vídeo pra lá de especial: uma oficina que o designer Ricardo Amaral realizou com a Liga dias antes, apresentando todas as nove mecânicas presentes em Tiny Epic Galaxies – um jogo em que as cartas compõem galáxias inteiras! Detalhadas as mecânicas do jogo, a atividade consistia em desconstruí-lo, propondo e experimentando variações de aplicação de sistemas sobre seus componentes, para serem testadas na prática.
Com essa inspiração de modelo, aplicamos a dinâmica ao encontro: as participantes foram então convidadas a propor variações de aplicações de mecânicas a jogos que tivessem à mão. Nessa hora, rolou até apresentação de jogo autoral! Foi incrível 😀
Oficina das Ligadas
A troca de experiências, dúvidas, planos e ideias foi intensa, e encerramos o dia em clima de afeto e muita animação para os próximos passos do Edital! Para quem não conseguiu comparecer dessa vez, também temos boas notícias: a Comunidade das Mulheres Tabuleiristas está cheia de materiais de referência, incluindo tudo o que foi mencionado durante o encontro, e ainda conta com uma novidade – a Oficina das Ligadas. Serão mesas semanais de teste exclusivas para protótipos de interessadas cadastradas na Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas.
Além de tudo isso, as inscrições para o próximo encontro já estão rolando! Estamos animadas para te encontrar por lá! 😉