CORONA VÍRUS E OS JOGOS DE TABULEIRO
Nas últimas semanas, talvez até meses, muita coisa na mídia nacional e internacional se refere ao COVID-19 , popularmente conhecido como Corona Vírus. O vírus que teve sua contaminação inicial na China (veja uma linha do tempo em inglês no New York Times aqui e em português no portal de notícias AAA Inovação), rapidamente se espalhou tanto pela Ásia quanto por diversos outros países, principalmente da Europa.
No Velho Continente, que agora é considerado o epicentro do vírus, vemos os problemas enfrentados na China, onde profissionais, laboratórios, governos e iniciativa privada estão unindo recursos e profissionais para achar uma cura para a doença que já matou milhares de pessoas. E como isso afeta o mercado de jogos de tabuleiro em geral?
Fábricas e editoras
Para começar, as principais fábricas de jogos e componentes se encontram na China. Com a rápida taxa de contaminação da doença – que pode ser facilmente confundida com uma gripe comum – o governo chinês foca em levar a segurança para toda sua população e isso significa enviar trabalhadores para casa afim de evitar aglomerações.
Casos de atrasos na confecção de jogos e nos envios internacionais já são visíveis nesse mercado, como pode ser constatado nesta postagem da editora estadunidense Pandasaurus Games (que já licenciou Dinosaur Island para a Meeple BR) e também neste compilado de informações do Yahoo! finance (em inglês). Logo, aquele lançamento no Brasil ou ainda aquele jogo divino que foi apoiado no Kickstarter pode atrasar… e muito!
Eventos cancelados
No Brasil, eventos e encontros particulares de jogatina já estão sendo cancelados ou suspensos. Como um exemplo, no Rio de Janeiro, o SeJoga, um dos eventos cariocas mais conhecidos de jogos de mesa voltados para o público LGBT, adiou sua edição que aconteceria no domingo dia 15 de março.
(…)”é com extremo pesar que comunicamos o adiamento por período indeterminado do SeJoga Além do Arco-Íris, que aconteceria no próximo dia 15/03, no Donninha Gastronomia.”
Já a Geek Carioca, organizadora do Diversão Offline, maior evento de board game, Card Game e RPG do Brasil, se pronunciou nas redes sociais quanto a manter o evento dentro do estipulado, dias 23 e 24 de maio: “A menos que haja qualquer ordem do governo Federal ou do governo de São Paulo, não temos nenhuma previsão de cancelamento ou adiamento do evento”.
[NOTA DE ATUALIZAÇÃO: em 24 de março de 2020 a Geek Carioca anunciou o adiamento, por tempo indeterminado, do DOFF 2020].
No cenário internacional, grandes eventos ligados a jogos também estão tendo suas agendas modificadas por conta do vírus, como a E3, maior feira de jogos eletrônicos do mundo, que teve sua edição de 2020 cancelada.
Recomendações e esperança
Os jogos de mesa possuem a vantagem de reunir família e amigos para jogar e se divertir, além de também poderem ser jogados por pequenos grupos, longe de aglomerações. Portanto, além da higiene com as mãos e limpeza em geral, este é um bom momento de jogar aquele jogo ainda no lacre da sua coleção.