fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 28 de outubro de 2022

Uma lista sobre listas

Desde que passei a trabalhar mais ativamente no mercado de jogos de tabuleiro modernos, no começo do hoje distante ano de 2020, percebi como a comunidade de fãs de board games adora organizar seus jogos em listas.

Expressões como “esse jogo é meu top 1”, “coloquei no meu top 3 de todos os tempos” ou “tão bom que entrou para a minha lista de dez melhores” são extremamente comuns e geram muito engajamento por parte do público.

Isso me chamou muito a atenção e decidi fazer a minha lista de motivos que explicam por qual razão os jogadores e jogadoras gostam tanto de fazer listas de melhores jogos.

1 – Listas expressam nossa opinião

Uma maneira fácil de saber aquilo que alguém pensa sobre jogos de tabuleiro modernos é pedir para essa pessoa fazer uma lista com seus jogos favoritos.

Colocou Maracaibo, Cooper Island e Brian Boru no topo? Provavelmente é alguém que adora arrastar cubinho e se identifica como eurogamer.

Sua lista de melhores é composta por jogos como Tainted Grail e Etherfields? Sinal de que uma boa dose de sorte são importantes para a sua diversão.

2 – Listas encorajam o debate

Seu grupo de jogo no Whatsapp anda meio parado?

Mande um link com uma lista de “x melhores jogos” e espere o lugar ficar mais movimentado que praça de cidade pequena em dia de santo padroeiro.

As listas chamam a atenção e estimulam o debate entre as pessoas, o que é uma coisa ótima se for mantido o respeito às opiniões diferentes da sua.

3 – Listas nos motivam

Uma lista pode ser motivacional de duas maneiras.

Se for a minha própria lista, existe a possibilidade de eu olhar para ela e pensar em revisitar algum título que não jogo a muito tempo, no caso de uma lista de melhores, ou então em dar uma segunda chance para aquele jogo que não achei tão legal, no caso de uma lista de piores.

Se for a lista de outra pessoa, posso ficar interessado pelos jogos que estão lá e me mobilizar para conhecer mais sobre aqueles títulos que se destacaram para ela.

4 – Listas organizam as experiências

Os últimos anos vêm sendo marcados por uma aceleração constante das experiências que estamos vivendo. Pare para pensar em como o Brasil, e o Mundo, mudaram nos últimos 10 anos.

Com tanta coisa acontecendo, é fundamental mantermos certo foco e organização para não perdermos de vista as experiências importantes e realmente significativas. Isso vale para a vida pessoal, para o trabalho e, é claro, para os nossos hobbies.

Para e pense: com o ritmo acelerado de lançamentos que temos todos os meses no mercado, quais jogos de tabuleiro realmente valem a pena e merecem fazer parte de suas memórias?

5 – Todo mundo faz listas

Em qualquer comunidade as pessoas buscam ser adequar a cultura estabelecida pelo grupo. Se você faz parte da torcida organizada de um clube de futebol, por exemplo, é comum que você use as cores da agremiação, decores os gritos de guerra e conheça a escalação da equipe.

Com jogos de tabuleiro não é diferente: participar de discussões sobre jogos, acompanhar os lançamentos e estudar um pouco sobre as mecânicas e temas do momento são uma parte importante para você se sentir parte dessa comunidade.

Sendo assim, as listas acabam sendo um elemento importante do meio, pois afinal de contas os jogadores e jogadoras de board games adoram expressar suas opiniões através de listas e isso acaba sendo uma parte importante do dia a dia dessa comunidade.

6 – Listas são nostálgicas

Uma lista pode ser uma ótima maneira de revisitar o passado.

É sempre bom lembrar que jogos são uma experiência social, eles geram conexões humanas, afetos e amizades. Fazer uma lista de melhores jogos é uma forma de relembrar esse passado e os bons momentos que você teve ao redor da mesa.

7 – Listas te fazem se sentir mais inteligente

Sejamos francos: listas são uma boa maneira de poder mostrar o quão sabichão você é!

Uma lista cheia de jogos complexos, muito antigos ou difíceis de se encontrar demonstram que você é uma pessoa experiente no hobby e que tem muita bagagem acumulada em todos esses anos.

É muito legal ser uma referência quando o assunto é a sua diversão, mas não use essa experiência toda pra intimidar outras pessoas, beleza?

8 – Listas são chamativas

Em pleno no 2022, ano da tecnologia e da Copa do Mundo, tem sido cada vez mais difícil capturar a atenção das pessoas. Se isso é complicado durante uma partida de jogo – quem aí nunca deu uma bronca no amigo que estava mexendo no celular durante a explicação das regras? -, imagina para quem produz conteúdo para as redes sociais?

Influenciadores de jogos de tabuleiro, no YouTube, Instagram, Twitter e Facebook, vem utilizando regularmente as listas de jogos para chamar a atenção dos jogadores e jogadoras. Uma estratégia que tem garantido bastante engajamento, em especial quando faltam “pautas quentes”, como lançamentos e anúncios.

9 – Listas são divertidas

Montar uma lista é um processo divertido, bem como compartilhá-la e ver a maneira como as outras pessoas reagem a elas.

Esse é um motivo fútil?

Talvez, mas eu sinceramente acho que diversão tem de bastar por si só como algo importante para a nossa vida… afinal de contas eu trabalho com jogos, não é mesmo?

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Esse texto não tem nenhum spoiler sobreo final de ano da MeepleBR 😉

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.