Construir para descansar
A vida moderna, em especial nas grandes cidades, pode ser estressante: contas para pagar, problemas no trabalho e trânsito são apenas alguns dos problemas que vemos no cotidiano.
Some a isso uma pandemia global e teremos um monte de tensão e dores de cabeça.
Como os jogos de tabuleiro podem te ajudar com isso?
Montamos uma lista de quatro jogos para relaxar. São board games sem confrontos intensos ou tretas entre os participantes (desculpem, mas Root não pode entrar nessa lista pessoal), no qual os jogadores podem encontrar uma alta dose de satisfação.
Vem com a gente ficar relax.
Azul
Este jogo possuí um design gráfico fabuloso. Tudo nele chama atenção: da caixa com mosaicos a sacola de pano onde são armazenados os pequenos azulejos coloridos.
Mas Azul não é só uma beleza relaxante.
A montagem do mural de azulejos, através da sua alocação na ficha de jogador, é simples mas segue regras que exigem atenção e foco, o que é uma excelente ferramenta para deixar os problemas de lado e respirar fundo por alguns minutos.
Não é incomum que os jogadores alonguem a partida, abrindo mão de uma vitória rápida, para poder construir o melhor mural de azulejos que puderem.
Uma boa pedida para casais e jogadores iniciantes.
Terraforming Mars
Apesar de ser um pouco mais complexo do que esperaríamos para um jogo relaxante, Terraforming Mars proporciona uma sensação muito prazerosa aos jogadores: a satisfação em estar construindo alguma coisa.
Particularmente, sempre que estou deprimido ou de mal humor busco assistir programas sobre exploração espacial, pois ver as possibilidades do avanço humano me enche de esperança. Em Terraforming Mars somos convidados a participar dessa empreitada de maneira ativa.
A cada rodada é possível ver na sua frente um planeta se tornando mais verde, com oceanos e cidades. Cada carta de projeto jogada, cada tile colocado e cada era que passa vão aumentando a sensação de que seu dever está sendo cumprido.
O negócio é aproveitar que o jogo vai receber um reprint em breve e garantir uma cópia.
Planet
Criado pelo designer russo Urtis Šulinskas, e belamente ilustrado por Sabrina Miramon, Planet convida os participantes a terem a experiência de criar um planeta.
Mais uma vez estamos diante de um jogo que apela para os nossos sentidos: os núcleos dos planetas, as peças com ecossistemas diferentes e as cartas de animais são muito bonitas e bem feitas.
A atenção também é fundamental aqui, pois você vai precisar girar a o núcleo do planeta, olhar para ele em diferentes ângulos e ter muita calma para conseguir encaixar a peça de ecossistema da melhor maneira possível.
Mesmo perdendo, no final da partida você ainda vai se admirar com o resultado que está na palma das sua mão.
Cidades Submersas
Um jogo para quem quer complexidade, mas não ao ponto de se estressar.
O objetivo aqui é semelhante ao de Terraforming Mars, construir uma civilização através da ciência e do esforço de gerações, basta trocar Marte pelo fundo dos oceanos do nosso próprio planeta.
Jogado em modo solo, ou com os amigos, Cidades Submersas traz aquela maravilhosa sensação de ver o progresso dos nossos esforços se materializando… e ainda por cima nos brinda com um tabuleiro de jogador incrível, onde podemos construir domos, túneis, fazendas, laboratórios e muito mais.
Este jogo nos lembra das coisas boas que a humanidade pode produzir.
Mas e você: quais jogos te ajudam a relaxar?
Comenta aí em baixo.