Como os jogos beneficiam as crianças?
A diversão trazida pelos jogos de tabuleiro modernos é maravilhosa, mas jogar com crianças não serve apenas para o entretenimento. Uma partida de Speed Colors ou de Catan, por exemplo, pode contribuir muito para o desenvolvimento infantil.
Listamos aqui 6 benefícios que os jogos podem trazer para as crianças.
1 – Aprender a conviver
Quase sempre, jogar é uma atividade social. Sendo assim, quando jogamos com as crianças estamos ajudando-as a desenvolverem habilidades de convívio social: escutar os demais jogadores, respeitar o tempo de cada um dos participantes, aprender a ganhar e a perder, são lições que os jogos podem proporcionar as crianças.
2 – Competição positiva
Jogos competitivos, como Ninja Camp ou Dixit, podem contagiar as crianças com um grande espírito de competição. Essa vontade de ganhar pode ser direcionada, estimulando as crianças e fazendo com que se integrem ainda mais as atividades lúdicas. Os pais e responsáveis devem ajudar a criança a direcionar essa energia, mostrando que o desejo de vencer não deve superar o respeito aos demais participantes e as regras.
3 – Passar tempo com a família
Em um mundo cheio de interações digitais os jogos de tabuleiro são um convite ao convívio mais próximo. Enquanto jogam Draftosaurus ou Ticket to Ride os participantes estão desconectados das redes sociais, mas ao mesmo tempo integrados de maneira divertida e reforçando os laços familiares que os unem.
4 – Estabelecer metas
Quando estamos aprendendo um jogo temos alguma dificuldade de criar estratégias. Mas após algumas partidas, e com alguma dedicação, é possível criar estratégias e estabelecer metas para ter mais chances de obter a vitória. Dessa forma, os jogos de tabuleiro ajudam as crianças a desenvolverem o raciocínio lógico, o planejamento e a manterem seu foco.
5 – Tomar decisões
Diferente de livros e filmes, os jogos são um tipo de diversão que empenha os participantes de maneira ativa. Os jogadores precisam tomar decisões durante a partida, algo que por si só é positivo e ajuda a construir a autoconfiança da criança. Outro aspecto importante, e intimamente ligado a tomada de decisões, e aprender a lidar com as consequências criadas pela decisão tomada.
6 – Resolver problemas
Muitos jogos, como O Pequeno Príncipe e Carcassonne, propõem desafios mentais para o jogador e estimulam sua capacidade de resolução de problemas. Essa habilidade é fundamental para a criança, e não só para ela, pois ao treiná-la vemos o aumento da criatividade e da capacidade de adaptação a novas situações.
Jogar em família é uma grande oportunidade, sendo um momento que vai ficar na memória de todos por um longo tempo.