Cultive ou o fruto de um processo incrível
Cultive é o segundo lançamento de março da MeepleBR e pode ser considerado um marco para a editora em si e para o mercado nacional de jogos de tabuleiro modernos.
Acha que estou exagerando?
Se liga aí em 5 razões para você conhecer esse grande jogo!
1 – Edital Ligadas na Meeple
Caso você não saiba, Cultive é fruto do trabalho coletivo de muitas mulheres.
Cultive, anteriormente conhecido como Agrofloresta, participou do Edital Ligadas na Meeple. Esse processo seletivo foi uma parceria entre a Editora MeepleBR e a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas, um coletivo criado com o objetivo de fomentar o protagonismo feminino no universo dos jogos.
Essa iniciativa, inédita no mercado de jogos de mesa no Brasil, permitiu a criação de um espaço importante de dialogo e de capacitação de mulheres talentosas e que estavam dispostas a enfrentar a inequidade ainda presente no hobby.
Durante seu desenvolvimento, Cultive contou com a participação ativa de mulheres talentosas e incríveis em todas as suas etapas de desenvolvimento e isso deu a ele uma cara única.
2 – O casamento entre ilustrações e game design
Laila Terra, uma das game designers que inscreveu o jogo no Edital, é artista plástica de formação e já apresentou seus trabalhos em museus e galerias no Brasil e no exterior.
Ela aceitou o desafio de fazer o trabalho de ilustração para o jogo. Sendo assim, vemos um raro caso no qual a pessoa responsável pela elaboração das regras também carregou o fardo de cuidar do desenvolvimento visual do projeto.
Perguntada sobre esse desafio, Laila nos disse o seguinte:
“Existe uma anedota que conta que quando uma ilustradora atira uma flecha, ela deve acertar o alvo bem no centro, já a artista atira a flecha e onde ela cair, pinta o alvo em volta. A arte não comunica e não deve comunicar. A arte é. Sua relação com os outros é partilha no campo do sensível. Mas, o que é uma ilustração? Ela deve comunicar, ser precisa e clara. Ela, como já diz sua semântica, deve ilustrar um conceito. Assim, a difi culdade ao longo do processo foi a aprendizagem de como comunicar. Renunciar ao campo formal das artes visuais, da experiência como construtora da intenção consciente. Foi necessário aprender a atirar a flecha e acertar o alvo, aprender a ter resoluções claras que conseguissem comunicar e narrar os elementos do jogo.”
3 – Meio ambiente na pauta do dia
Durante o curso do Edital, a banca avaliadora considerou Cultive mecanicamente elegante e divertido, ao mesmo tempo em que evidenciava questões ambientais e de preservação ecológica, temática fundamental para o nosso tempo.
Durante dois anos, Cultive sofreu mudanças significativas em sua arte, mas sua essência manteve-se a mesma: um jogo de cartas simples, rápido e que aponta para a necessidade de adotarmos uma nova postura diante da natureza.
Uma agrofloresta busca integrar cultivos de diferentes espécies, como árvores, arbustos, pasto e cultivos anuais, criando consórcios, fortalecendo o solo e permitindo que a produção agrícola seja feita de forma harmoniosa e sem dano ao meio-ambiente.
A Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas nos ensinou que jogos são produtos culturais, assim como livros, filmes e séries de TV. Eles expressam valores, ideais e opções estéticas, dialogando com a época em que foram produzidos e influenciando a vida de quem joga.
Olhando por esse ponto de vista, um jogo nunca é só um jogo. Cultive busca apresentar um novo universo para jogadores e jogadoras, ensinando que é possível estabelecer uma relação positiva entre a natureza e as atividades humanas.
4 – Consolidação da produção nacional
A cada ano que passa, o lançamento de jogos nacionais vem se tornando uma prioridade para a MeepleBR. Paper Dungeons, Brazil Imperial, Luna Maris e outros títulos desenvolvidos no nosso país tem se tornado centrais no catálogo da editora.
Essa postura de valorização dos títulos nacionais é parte de um movimento duplo: por um lado, vemos a possibilidade de diminuir os custos dos jogos e assegurar produtos a preços mais copmpetitivos; por outro lado, jogos nacionais de qualidade podem ser lançados no mercado internacional, fazendo com que cada vez mais a escola brasileira de game design seja reconhecida nos principais centros do mercado de jogos analógicos.
A jogabilidade de Cultive, suas ilustrações cheias de personalidade e a temática agroambiental dão grande potencial para esse título e espero que ele consiga ser publicado em breve for a do Brasil.
5 – Indo além do nicho
Não é segredo para ninguém que eu acredito na importância do tema para poder atrair novos jogadores para o hobby. Os eurogamers fãs de abstratos que me perdoem, mas sem um tema chamativo e que se conecte com a pessoa, é muito difícil convencer alguém que não jogue a dar uma chance para nosso hobby favorito.
Posto isso, o tema de Cultive e sua trajetória, um jogo que é fruto de um Edital feito de e para mulheres, tem um grande potencial para se conectar com pessoas de for a do nicho: educadores, entusiastas de agroecologia e pessoas interessadas por iniciativas de impacto social sentirão curiosidade sobre o jogo e poderão descobrir todo um universo lúdico esperando para ser explorado.
Depois de tudo isso, eu ainda não te convenci?
Te convido a jogar o Cultive e tirar suas próprias conclusões. Tenho certeza de que o jogo vai ser muito mais expressivo do que esse breve artigo.