Cinco jogos de tabuleiro para ter no celular
No texto sobre jogos com modo solo falamos das dificuldades que a vida moderna traz aos fãs de board games: agendas conflitantes, obrigações familiares e cansaço podem dificultar a diversão de um entusiasta dos jogos de tabuleiro.
Dessa vez vamos abordar mais uma alternativa a esse problema: as versões digitais de jogos famosos. Nosso foco serão os dispositivos móveis (smartphones e tablets), pois esses aparelhos são mais acessíveis para a maioria dos jogadores
1 – Agrícola
Esse clássico eurogame, criado pelo designer Uwe Rosenberg, desafia os jogadores a tomarem o lugar de um casal de camponeses que deve fazer sua fazenda prosperar: coletar recursos, desenvolver construções e criar animais são algumas das ações que podem ser feitas durante o jogo.
Na versão digital é possível jogar em modo solo ou desafiar uma IA, ou um amigo que tenha o jogo, para uma partida de 1 vs 1. Os comandos funcionam bem, estão disponíveis tutoriais, assim como o manual do Agrícola, e é possível checar todas as cartas e componentes.
Outro destaque fica por conta das animações e da trilha sonora, elementos que conseguem transmitir um clima divertido e leve à sua partida.
2 – Colt Express
Um dos melhores jogos ambientados no Velho Oeste, Colt Express, criado por Cristophe Raimbault, apresenta uma típica narrativa de western: um bando de criminosos executando um assalto a um trem pagador. Os jogadores competem entre si para ver quem é o melhor vigarista e terão 5 turnos para armar seus esquemas e executar o roubo.
A versão digital conta com gráficos muito bonitos, uma opção de jogo solo contra bots ou contra outros jogadores, tutoriais que explicam as regras para quem está começando e uma boa relação custo benefício.
Uma novidade excelente da versão digital é o modo história. Nele vamos acompanhar o desenvolvimento dos personagens, tudo em um tom bastante engraçado e que captura a essência paródica de Colt Express.
3 – Alhambra
O complexo de Alhambra, localizado em Granada, na Espanha, foi construído entre os séculos XIII e XIV e é um dos maiores representantes da arquitetura do Alandalus. Essa beleza arquitetônica foi o que inspirou Dirk Henn a criar Alhambra, jogo que até hoje chama a atenção dos fãs de mecânicas como gestão de mão, colecionar componentes e colocação de tiles.
Os gráficos da versão digital lembram os da série Age of Empires, o que demonstra a simplicidade e o foco em manter-se próximo ao original. Por isso, não espere grandes inovações gráficas ou modelos 3D em alta definição.
Além dos tutoriais e das opções de se jogar on-line e contra bots, existe a possibilidade de se disputar partidas em um multiplayer local, sendo necessário passar o celular para os demais participantes durante a partida. Uma ideia simples e eficiente.
4 – Terraforming Mars
Está é a segunda vez que Terraforming Mars aparece em uma das nossas listas. Na primeira oportunidade, falamos de sua temática fantástica e de seu modo solo simples, porém funcional e divertidíssimo.
O enorme sucesso do jogo de tabuleiro levou a criação de uma versão digital. Os gráficos são bonitos e bem coloridos, capturando a essência e o maravilhamento da criação de Jacob Fryxelius. Caso nunca tenha jogado a versão física, não se preocupe: um belo tutorial vai lhe ensinar as mecânicas básicas e te preparar para desafiar bots e jogadores no modo on-line.
5 – Carcassonne
Para fechar nossa lista, outro clássico que passou das mesas para os tablets e celulares: Carcassonne, criado a duas décadas por Klaus-Jürgen Wrede, continua divertindo crianças e adultos de todas as idades. O gameplay simples, baseado na colocação de tiles e no controle de área, somado à diversas expansões garantem um lugar para ele na nossa seleção.
A versão digital de Carcassonne é simples e funcional: jogabilidade multiplayer, contra IA’s com dificuldade regulável ou jogadores on-line, gráficos 3d de boa qualidade e a opção de usar 6 expansões que adicionam novos elementos ao jogo base.
Já jogou alguma dessas versões digitais? Tem alguma que você ama e que não apareceu na nossa lista?
Comente aí embaixo!