Os Arquidemônios de Angel Fury
Sexta-feira é dia de maldade, e já que Angel Fury chegou ao Brasil, nada mais justo do que dedicar a última postagem da semana aos arquidemônios.
Dessa vez vamos falar um pouco dos líderes das forças da escuridão, mostrando as informações de jogo e a história desses amedrontadores personagens.
Os Arquidemônios da caixa base
Baal – O Ídolo
Cartas Adicionais: Pressa e Recrutar
Habilidade: Antes de cada batalha envolvendo Baal, como atacante ou defensor, faça um Anjo (não Serafim ou Arcanjo) recuar antes da primeira rodada da batalha. Efeitos de cartas que se referem ao início da batalha (como Iniciativa) ainda se aplicam, mesmo que o único atacante tenha recuado.
Baal é um título que significa ‘senhor’ e foi usado como nome para diversos deuses ao longo do antigo Oriente Médio, geralmente para deuses do clima e da fertilidade.
Algumas fontes indicam Baal como sendo o próprio Diabo ou apenas outro nome para Belzebu. De acordo com a Ars Goetia, ele é o rei do inferno, ao passo que o Dicionário Infernal lista-o como comandante-em-chefe dos exércitos do Inferno.
Como comandante, ele tem as cartas de Pressa e Recrutar, além da habilidade de afugentar os Anjos.
Mammon – Príncipe da Ganância
Cartas Adicionais: Recursos II e Armadura
Habilidade: todas as cartas no Campo de Treinamento custam 1 Cristal a menos para serem compradas.
Ninguém pode servir a dois senhores. Com efeito, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará ao primeiro e desprezará o segundo. Não podeis servir a Deus e a Mammon” (Evangelho Segundo Mateus 6,24)
Riqueza, luxúria e ganância – Mammon como representação da ganância é um dos nomes demoníacos mais reconhecidos na Bíblia.
Mammon também é mencionado em diversas demonologias como um dos príncipes chefes entre os demônios, associado obviamente ao pecado da ganância.
Em Angel Fury, Mammon possui um foco em recursos.
Em nossas jogatinas, Mammon se destacou por facilitar a renovação do baralho devido ao desconto para compras de cartas. Isso fez com que ele caísse nas graças de quem curte levar a decisão da partida mais para o final do jogo.
Moloque – Comedor de Crianças
Cartas Adicionais: Machado de Batalha e Investida Suicida
Habilidade: Uma vez por turno, você pode destruir um Demônio na mesma área ou em uma área adjacente (ortogonal ou diagonalmente) a Moloque. Caso o faça, você recebe 2 Cristais ou 2 Vidas em Moloque. O Demônio destruído pode ser do seu colega.
“Não entregue os seus filhos para serem sacrificados a Moloque. Não profanem o nome do seu Deus. Eu sou o Senhor” (Levítico 18,21)
Moloque está no centro das terríveis tradições de sacrifícios humanos. Fontes ancestrais contam como ele demandava dos seus seguidores em Canaã que pusessem os próprios filhos nas mãos incandescentes de sua estátua para rolarem até sua boca e para o fogo que ardia dentro dela.
Existem histórias similares de Cartago, onde ele era conhecido como Cronos (Baal Hammon), e da Filisteia, onde era chamado de Dagon. O foco no sacrifício é refletido em sua habilidade de personagem, bem como na carta Investida Suicida.
Asmodeu – Demônio da Luxúria
Cartas Adicionais: Persuasor II e Esgueirando-se
Habilidade: Persuasor não conta como uma carta Tática para você, logo, você poderá usar outra carta Tática, no mesmo turno.
Na tradição judaica, ele é eventualmente descrito como um enganador e Asmodeu aparece principalmente no livro de Tobias, no qual atormentava a bela Sara e matava seus primeiros sete maridos na noite de núpcias, porque todos eles se casaram por luxúria . Tobias seria o oitavo marido morto, mas foi salvo por Rafael, que perseguiu Asmodeu até o Egito e o derrotou.
De acordo com as demonologias, Asmodeu é um dos grandes reis do Inferno, com 72 legiões sob seu comando. É dito que ele odeia água e pássaros, porque o fazem lembrar de Deus.
Sua habilidade e cartas focam na sedução e na infiltração.
Os Arquidemônios do KickStarter
Os quatro primeiros arquidemônios citados nessa postagem – Baal, Mammon, Moloque e Asmodeus -, fazem parte da caixa básica do jogo. Os três demais, Belzebu, Apollyon e Azazel, são extras do KickStarter e foram inclusos na edição brasileira de Angel Fury de forma gratuita.
Belzebu – O Senhor das Moscas
Cartas Adicionais: Chicote Farpado, Moscas Imundas e Armadura
Habilidade: o contrário de outros Arquidemônios, Belzebu só pode se mover 1 passo ao ser comandado. Ele também inflige 2 danos a menos na primeira rodada da batalha. Por outro lado, ele também previne o primeiro dano em cada batalha e começa com um marcador de Comando adicional.
Um dos três primeiros anjos a cair (junto com Lúcifer e Leviatã), Belzebu foi outrora príncipe dos Serafins, de acordo com a classificação de Sébastien Michaëlis, mas agora é um dos Arquidemônios.
Ele é algumas vezes identificado com o próprio Diabo e, outras vezes, como Baal. O nome significa literalmente ‘Senhor das Moscas’. Não está claro se isso significa que ele é senhor sobre outros demônios e senhor da podridão, se é uma imagem que oferece proteção contra as moscas ou se é simplesmente um insulto hebraico, chamando-o de um monte de esterco.
Suas habilidades e cartas indicam que ele seja grande, vagaroso, porém um soberano poderoso, emanando um cheiro fétido e chicoteando seus demônios até a submissão.
Apollyon – Rei do Abismo
Cartas Adicionais: Onda de Gafanhotos, Gafanhotos e Enxame
Habilidade: Uma vez por turno, destrua 1 Anjo em uma área ortogonal ou diagonalmente adjacente a ele. Isto não pode ser
“Como rei tinham sobre si o Anjo do Abismo, cujo nome em hebraico é ‘Abaddon’ e, em grego, ‘Apollyon’”. (Apocalipse 9,11)
A palavra “abaddon” é usada no Antigo Testamento no sentido de destruição final, não como uma pessoa. Mas no Apocalipse, ele é descrito como o rei da grande praga de gafanhotos, com peitoral de ferro e o ’som de muitos cavalos‘. Outra fonte prediz que ele reunirá todas as almas dos mortos para o Juízo Final. Devido a isso, muitos pensam que Apollyon é, na verdade, um anjo (ou uma força) de Deus. Por outro lado, as demonologias se referem a ele como o Príncipe da Preguiça e em Atos de Tomas é identificado como demônio ou o próprio Diabo.
Em O Peregrino, de 1678, Apollyon é um príncipe demoníaco que tenta parar o peregrino com flechas de fogo.
Neste jogo, os gafanhotos são o seu tema central.
Azazel – O Deturbador
Cartas Adicionais: Saiu do Nada, Apunhalada por trás e Recuar
Habilidade: Você pode comprar e trocar cartas de ambos os Campos de Treinamento. Para comprar uma carta nível 2 do Campo de Treinamento dos Anjos, você precisa ter a carta nível 1 correspondente. Mesmo que Machado de Batalha e Espada Flamejante tenham o mesmo efeito, você não pode melhorar um Machado de Batalha em uma Espada Flamejante de nível 2 ou vice-versa.
O livro de Enoque descreve Azazel como um dos líderes dos anjos caídos antes do Dilúvio de Noé, ensinando aos homens a arte da guerra, das armas e armaduras, e às mulheres o uso de cosméticos, da sedução e bruxaria.
Ele até mesmo liderou os anjos caídos na sedução das mulheres e na geração de uma prole gigantesca, conhecida como Nefilim. Toda essa corrupção e derramamento de sangue fez com que Deus enviasse o Dilúvio, para limpar a terra. Rafael foi enviado para capturar Azazel e, após sua derrota, Azazel foi preso e jogado em um buraco no deserto de Dudael, coberto com rochas até o Juízo Final.
Para os gregos, Azazel era conhecido como o titã Prometeu.
Sendo um líder dos anjos caídos, Azazel pode acessar tanto as cartas de Anjos quanto as de Demônios.