Os Arcanjos de Angel Fury
Depois de resenhar em detalhes Angel Fury, que tal saber um pouco mais sobre os arcanjos que lideram a batalha do bem contra o mal?
Reunimos as principais informações sobre os personagens contidas no manual do jogo. Assim você já pode ir bolando a sua estratégia quando selecionar um desses personagens fascinantes e baseados na mitologia judaico-cristã.
Os arcanjos da caixa base
Miguel – Alto comandante
Cartas adicionais: Voz do trovão e Espada Flamejante
Habilidade: Em cada batalha com Miguel, tanto no ataque quanto na defesa, inflija 1 dano adicional na primeira rodada da batalha.
Todos os ramos do cristianismo, judaísmo e islamismo reconhecem Miguel como Arcanjo, um príncipe dos anjos. O livro de Daniel fala de Miguel lutando contra um espírito chamado de “o Príncipe do Reino da Pérsia” para suplantá-lo e dar forças a Daniel.
Ele também é descrito como um protetor do povo judeu e o Novo Testamento narra como ele luta contra o “dragão” (Diabo) e o expulsa do Céu, junto de seus anjos caídos. As tradições judaicas também retratam seu forte engajamento no tempo dos patriarcas, protegendo Abraão, Sara, Ló, Isaac e Jacó em diversas ocasiões.
Neste jogo, a sua habilidade de personagem e a carta Espada Flamejante representam sua força como guerreiro e a Voz do Trovão representa sua posição como Alto Comandante das forças celestiais.
Gabriel – O Mensageiro
Cartas adicionais: Recursos II e Escudo da Fé
Habilidade: Cada vez que qualquer de seus Anjos defende uma área de recurso, adicione 1 dano à primeira rodada da batalha.
“Respondeu-lhe o Anjo: ‘Eu sou Gabriel; assisto diante de Deus e fui enviado para anunciar-te essa boa nova”. (Evangelho Segundo Lucas 1,19)
Na Bíblia, Gabriel tem o papel de arauto, anunciando tanto a vinda de Jesus e João Batista quanto interpretando as visões de Daniel. O livro de Enoque descreve Gabriel como sendo ’acima de todos os poderes’, ’acima do Paraíso, da serpente e dos querubins’, e que ele e outros anjos foram enviados para lutar contra o mal antes do Dilúvio de Noé.
Ele também é identificado como sendo o anjo enviado para destruir Jerusalém no livro de Ezequiel, e é o destruidor de Sodoma, de acordo com o Talmude judaico. Na fé islâmica, Gabriel recitou o Alcorão para Maomé.
Neste jogo, fizemos de Gabriel aquele que traz os recursos, assim como as notícias.
Rafael – O Curador
Cartas adicionais: Mão Curadoras II e Entrincheirado
Habilidade: Mãos Curadoras não conta como uma carta Tática para você, logo, você poderá usar outra carta Tática além dela, no mesmo turno.
O nome de Rafael significa “Deus é meu curador” e o Talmude judaico descreve Rafael como aquele que cura Abraão, após sua circuncisão, e que salva Ló. De acordo com o livro de Enoque, Rafael ’amarra’ o demônio Azazel depois desse ter corrompido a humanidade antes ao Dilúvio de Noé.
No livro de Tobias, ele também salva uma mulher chamada Sara do demônio Asmodeu, o qual
sistematicamente matava todos os homens com quem ela se casava. Rafael caça Asmodeu até o Alto Egito, onde o ’amarra’.
Em Angel Fury, Rafael começa com Mãos Curadoras II e com a habilidade de usar essa carta Tática no mesmo turno que outra carta Tática.
Uma curiosidade para os brasileiros: Rafael chegou a ser um dos nomes mais populares para crianças no começo da década de 1980, porém atualmente está bem longe dos 10 nomes mais comuns no Brasil. O que isso quer dizer? Que se você conhece muitas pessoas com o nome de Rafael, é sinal de que está ficando velho 😉
Uriel – Guardião do Éden
Cartas adicionais: Saiu do Nada II e Espada Flamejante
Habilidade: Uma vez por turno, receba e aloque 1 Anjo em qualquer uma das áreas controladas por você. Este Anjo não pode se mover neste turno.
Uriel é frequentemente descrito como o anjo do arrependimento e um dos querubins guardando o Éden com uma espada flamejante, após Adão e Eva terem sido expulsos.
Tanto no livro de Esdras quanto no livro de Enoque, Uriel age como guia e intérprete.
Uriel foi enviado para avisar o pai de Noé da vinda do Dilúvio, assim c mo descreveu para Enoque como os anjos caídos, liderados por Samyaza e Azazel, corromperam a humanidade e seduziram as mulheres.
Em algumas fontes, Uriel parece ter outros nomes, como Fanuel e Azrael, entre outros. Também é atribuída a ele a destruição de um exército assírio inteiro por volta de 700 a.C.
Os arcanjos do KickStarter
Os quatro primeiros arcanjos citados nessa postagem – Miguel, Gabriel, Rafael e Uriel -, fazem parte da caixa básica do jogo. Os três demais, Zofiel, Camael e Zadkiel, são extras do KickStarter e foram inclusos na edição brasileira de Angel Fury de forma gratuita.
Zofiel – Anjo da Beleza
Cartas adicionais: Líder Resiliente, Chamado de Zofiel e Coletar Cristais
Habilidade: Todas as cartas em seu Campo de Treinamento custam 1 Anjo a menos para você. Nenhuma carta pode custar menos que 0 Anjos.
Anjo da sabedoria e compreensão, características tradicionalmente associadas à feminilidade, Zofiel é frequentemente concebido como um anjo feminino e um patrono dos artistas.
Caracterizado proeminentemente na cabala judaica, Zofiel é apresentado como guardião
da Torá, professor das línguas e comandante de 53 legiões de anjos supervisionando as leituras da Torá no Shabat.
Com uma espada flamejante em mãos, Zofiel é também porta-estandarte nos exércitos celestiais e está no comando dos misteriosos querubins. Isto é refletido em suas habilidades de personagem para conjurar Anjos, comprar cartas e manter posição com a carta Líder Resiliente.
Camael – Cólera de Deus
Cartas adicionais: Voltem para o abismo, Taça da Ira e Cura II
Habilidade: Cada vez que Camael é parte de uma tropa de ataque, você possui Iniciativa +2 (cause 2 danos antes da primeira rodada de batalha). Isto pode ser combinado com outros efeitos para ter um Iniciativa ainda maior.
Camael é o arcanjo da força, coragem e guerra de acordo com a angelologia cristã e judaica. Ele frequentemente é retratado segurando uma taça, que representa a ira de Deus que será espalhada pela Terra no Juízo Final, conforme descrito no Apocalipse.
Ele também é o comandante dos anjos que expulsaram Adão e Eva do Jardim do Éden depois da Queda.
Como um anjo de guerra, Camael captura perfeitamente o tema de Angel Fury, com seus bônus de Iniciativa colocando-o sempre na ofensiva.
Observação: nas nossas jogatinas, Camael se mostrou uma verdadeira máquina de moer demônios e se tornou um dos queridinhos de quem jogou com o Lado da Luz.
Zadkiel – Portador da Esperança
Cartas adicionais: Pressa, Esperança e Peitoral da Justiça
Habilidade: Você começa o jogo com 1 ponto de Alma. Zadkiel é um ponto de conjuração, o que significa que você pode alocar novos Anjos dos seus reforços na área dele, como se ele fosse um Serafim.
pesar de seu nome significar ’Justiça de Deus’, Zadkiel é geralmente apresentado como o arcanjo da liberdade, benevolência e misericórdia. Os textos rabínicos descrevem-no em algumas ocasiões como chefe de toda uma ordem de anjos, em outras em posição de coliderança junto de Gabriel.
Ele também é identificado como o ’Anjo do Senhor’ que segurou a mão de Abraão evitando o sacrifício de seu filho, Isaac, numa história que é central para a fé judaica, cristã e islâmica. Ele é frequentemente retratado com a adaga que tomou de Abraão. Junto com Zofiel, Zadkiel atua como porta-estandarte no exército divino, seguindo o arcanjo Miguel na batalha.
Sua habilidade e cartas refletem seu trabalho como porta-estandarte, ao passo que o ponto de Alma inicial e a carta Esperança descrevem seu compromisso com a Alma que ele deve proteger.