Melhores jogos MeepleBR – Diego Bianchini
Hora de entrar na brincadeira! Nunca me preocupei muito com listas, e admito que foi divertido fazer esta. Vi muito conteudo sobre TOP X de vários influenciadores, mas nunca me preocupei com as minhas listas.
Sobre ela, alguns pontos interessantes. Primeiro que minha lista pessoal se mistura de perto com o catálogo da MeepleBR, afinal, amo jogar o que lançamos! Também estou levando em conta, neste caso, conceitos como “desejo de jogar” e “boas experiências”, ao invés de só reconhecer a qualidade do design do jogo que demora a ver mesa.
Então, minha lista está baseada em, realmente, jogos que tenho jogado ou quero jogar constantemente!
1. Eclipse – Ou o sonho de editor!
Sempre esteve alto no meu conceito e sempre me entregou experiências maravilhosas. O tipo de jogo que me agrada, mistura vários elementos, a gestão e o combate, upgrades e diplomacia leve. Você se sente realmente gerindo um império galáctico. A nova versão subiu muito no ranking devido à facilidade de por na mesa!
Por fim, a publicação pela MeepleBR simplesmente coroou um dos maiores sonhos que um editor apaixonado pelo que faz pode ter! Publicar o jogo mais épico da sua lista! Top 1, e que fique onde está por muito tempo!
2. Imperium Clássicos e Imperium Lendas – Simplesmente, meu jogo da vez!
Tenho reduzido propositalmente o tamanho das mesas (em termos de pessoas) para rodar esse jogo mais vezes. Muita estratégia, tática e decisões em um deckbuilding que refresca muito a mecânica. Replay bizarro! Quanto mais joga, melhor fica!!! Impossível parar! Cada civilização funciona de forma super interessante, a cada jogo uma descoberta, e o modo solo dele é uma obra de arte em termos de design. A IA preparada para jogar contra cada civilização é algo digno de bons jogos eletrônicos.
3. Clãs da Caledônia – ex Top-1, mas ainda lendário!
Por anos foi meu TOP 1. Até hoje, ainda é parâmetro de diversão quando vou puxar um jogo da estante. “Vou me divertir tanto com jogo X quanto me divertir com Clans?”. Se a resposta for não, vou sem medo de ser feliz no clássico moderno! Um mix de várias mecânicas sólidas, mas implementadas de uma maneira esplêndida, e o que mais importa para mim, é fantástico em qualquer número de jogadores, seja jogando solo, seja 2 player ou mesa cheia! Brilha sempre.
4. Maracaibo – O último grande twist!
Em certos momentos, você conhece jogos que balançam seu coração e mexem com sua mente. Te deixa pensando nele por dias a fio, e com desespero para jogar novamente. Maracaibo foi, provavelmente, o último grande “twist” que tive na mente após conhecer um novo jogo. Ele me entregou tantas experiências e tantas POSSIBILIDADES que se tornou um favorito!!! Apesar das discussões em torno de outros jogos, considero essa a obra-prima do Alexander Pfister. Ele conseguiu implementar várias mecânicas características de seu trabalho de maneira primorosa!
5. ISS Vanguard!: Tainted Grail evoluiu 1 nível, e virou ISS Vanguard!
Você joga o tutorial, fala “ah, é até simples”, e quando o jogo começa a avançar, os baralhos a te darem opções e as interações possíveis com os dados ocorrem, você vai se deparar com um maravilhoso mundo de oportunidades e uma história cativante ao melhor estilo Star Trek!
Pode ser cedo ainda para dizer. Mas o que tive de experiência até agora tem me deixado com vontade de jogar MUITO mais!
6. Terraforming Mars – Porque o Rei precisa estar em seu baile real.
A estrela da MeepleBR. Totalmente impossível falar de MeepleBR e não atrelar imediatamente a um dos maiores jogos de todos os tempos, Terraforming Mars. Por anos, foi TOP 1. Um mar de possibilidades, tema que escorre pelos dedos. Obra de arte e ciência em forma de jogo!
Ai veio o irmão mais novo reduzindo o tempo de partida, e deixou tudo ainda melhor. Mas as expansões agregam tanto ao Terraforming Mars que este, sem dúvida, é O CARA!
7. Tainted Grail – O coração de RPGista balança!
Sim! O irmão mais novo roubou o posto, mas ele continua sendo uma experiência épica. Todas as mesas em que estive apresentando o jogo, as pessoas saíram maravilhadas falando “quando continuamos?”. Uma narrativa maravilhosa, decisões difíceis e várias horas de diversão.
8. Root – Ou como se apaixonar por um jogo e falar sobre ele por dias
Conheci esse jogo em um evento do Ludopatas. O ensinador de regras Igor Knop fazendo o melhor pra ajudar a mesa a fluir, como toda mesa sem experiência com Root. Joguei metade da partida sem a menor ideia do que estava acontecendo, e a metade final querendo reiniciar o jogo porque eu tinha entendido e achei aquilo maravilhoso! Fui dormir, e nos dias seguintes, parecia um adolescente apaixonado, falando de Root para onde olhava.
Assimetria? Gosto, e não é pouco! Como jogador de Magic que curte muito o formato commander, a ideia de cada facção fazer sua parte diferente agrega tanta coisa à experiência que é impossível não ter ele no topo! Só não tá mais alto pq já acho um pesadelo apresentar para novos jogadores. Com uma mesa experiente e dedicada a jogá-lo, nada supera! É simplesmente uma aula de movimentação tática, negociação e metagame.
9. Paper Dungeons – Nosso primeiro sucesso internacional, a gente nunca esquece!
Geralmente, jogos que edito, costumo jogar tantas vezes e me apegar tanto ao nascimento dele, que após o lançamento, mantenho uma distância saudável, perco um pouco a vontade de jogar de novo.
Paper Dungeons não! Divertido, rápido, baixa interação e com decisões muito importantes, ele me entrega o que eu procuro em jogos com uma das minhas mecânicas favoritas atualmente, Roll and Write! E após trabalhar com a expansão, aí que esse jogo cresceu mais ainda e galgou espaço aqui. Jogo, a hora que for!
É isso aí!
Conta aí, qual sua lista de jogos favoritos da MeepleBR: acesse o link, vote e ganhe um super desconto!