Quem procura um jogo médio para leve mas com táticas e background histórico dos wargames, vai encontrar tudo isso e muito mais nas mecânicas de deckbuilding e controle de área em Destemidos: Norte da África.
O jogo oferece um nível de realismo e estratégia ainda mais intensos que o Normandia em uma experiência nunca antes experimentada no mercado brasileiro.
A história agora é diferente! Os soldados estão no Norte da África em investidas nos desertos da Líbia entre 1940-42 em 11 cenários inéditos baseados em operações reais conduzidas pelas forças especiais britânicas contra posições italianas.
Os embates aqui continuam sendo exclusivamente para dois jogadores, mas o tamanho e certas características no gameplay mudaram. Agora temos missões de demolição, eliminação de combatentes e veículos, controles de estruturas e posições e até fuga do campo de batalha com os italianos no seu encalço.
Mas é igual ao Normandia?
Certamente, se você gostou e já jogou algum cenário do Normandia, você irá adorar Destemidos: Norte da África e entenderá com muito mais facilidade as mudanças e desafios que enfrentará nas areias do deserto Líbio.
O escopo agora é mais próximo da ação com um zoom no campo de batalha – o Normandia tem uma pegada mais macro, onde o jogador lida com unidades ou invés de soldados (como é o caso no Norte da África). Antes tínhamos a opção de retornar unidades (ou chamar reforços) para o cenário, convocando novos grupos de soldados nas peças de terreno com marcadores de proliferação. Não mais.
Agora as cartas de cada patente/soldado é a capacidade daquele soldado em sofrer ferimentos. Não existe mais a proliferação no jogo. Se todas as cartas daquele determinado soldado se esgotarem, ele foi morto e eliminado do cenário. Existem, inclusive, cenários onde você deve eliminar soldados específicos como objetivo.
Veículos já aparecem no segundo cenário em Norte da África, trazendo maior profundidade tática e estratégica, e flexibilidade para cada situação, fazendo com que você e seus exércitos devam reagir e se adaptar em diversos momentos do jogo.
A assimetria entre os exércitos também chegam com mais força. Agora o LRDG britânico (Grupo de Deserto de Longo Alcance), que é uma força especial que conta com soldados com habilidades específicas, improviso e flexibilidade, terá que enfrentar forças convencionais mais organizadas, em posições de defesa e com maiores recursos. Isso é demonstrado no layout do cenário e nas várias ações nas patentes de cada soldado.
Um ponto estratégico importante que muda os objetivos, andamento e ritmo do jogo é como as peças de terreno são controladas. Agora, os soldados com a “ação controlar” podem ativar essa ação em uma peça de terreno onde há soldados, estruturas ou veículos inimigos desde que eles (os inimigos) já não controlem o terreno previamente.
Destemidos: Norte da África chega em breve às lojas de todo Brasil e trará muita diversão, estratégia e realismo para os admiradores de história e jogos táticos.