Teste sua sorte e toma essa
Jogadores mais experientes tendem a torcer um pouco o nariz para jogos que possuam as mecânicas de toma essa e teste sua sorte (respectivamente em inglês take that e push your luck).
Esses jogadores afirmam que tais mecânicas são ruins, criando jogos desequilibrados e que servem apenas para iniciantes. Fãs de jogos euro clássicos, como os El Grande e Hansa Teutônica, são notoriamente críticos ao toma essa e ao teste sua sorte.
Mas será que elas são mecânicas tão ruins assim?
Características principais
Toma essa designa regras que permitem a um jogador prejudicar um dos adversários durante a partida. No geral isso significa fazer com que o adversário perca recursos importantes, pontos de vitória ou que receba alguma penalidade que pode lhe prejudicar na pontuação final.
É incomum vermos o toma essa eliminando o jogador da partida, mas essa ação pode levar a mudanças dramáticas no resultado final. São exemplos comuns de jogos com essa mecânica Vudu e Loser.
Já o teste sua sorte coloca uma escolha diante dos participantes de um jogo: garantir um ganho menor ou arriscar-se em busca de grandes benefícios. A aposta é a essência dessa mecânica, lembrando elementos comuns a jogos de azar encontrados em cassinos, como o jogo de cartas Blacjack.
Em jogos de teste sua sorte quanto maior o risco, maior o ganho caso você esteja com sorte, o que torna o cálculo de custos e benefícios uma parte inerente a jogos que possuam essa mecânica como Codenames e Ticket to Ride.
Mecânicas para novatos?
Os críticos do toma essa e do teste sua sorte tendem a associá-las aos jogos festivos e/ou familiares, atribuindo a elas um baixo grau de complexidade e um alto grau de aleatoriedade.
Mas será que é isso que torna essas mecânicas tão populares em jogos festivos?
Honestamente, acredito que o segredo seja outro.
O toma essa gera um altíssimo grau de interação entre os jogadores em uma mesa. A sensação de que as suas ações e estratégias estão influenciando o curso geral da partida é importante e prende a atenção dos jogadores. Além disso, fica claro para os envolvidos na partida de que eles estão ligados e que aquela é uma experiência coletiva e interativa.
Já o teste sua sorte, quando bem aplicado, cria aquilo que os game designers tanto buscam em seus jogos: as escolhas significativas. Ter de tomar uma boa decisão faz com que o jogador sinta que suas escolhas impactam no jogo e que são relevantes, aumentando o foco do participante e fazendo com que ele tenha maior chance de gostar do jogo.
Toma esses clássicos (ou nem tanto)
Associar toma essa e teste sua sorte apenas aos jogos de festa ou de entrada é um erro. Muitos jogos considerados estratégicos as utilizam: Terraforming Mars, The quacks of Quedinburg, Tainted Grail e Dominant Species são apenas alguns exemplos.
Outra categoria que vem se destacando no uso dessas mecânicas é a chamada family plus, uma designação que surgiu a poucos anos para agrupar jogos estratégicos, mas que tem uma interface mais amigável para os jogadores iniciantes ou casuais. Entre os jogos family plus que possuem toma essa e teste sua sorte, podemos citar Disney Villainous e Living Forest.
Mas e você que chegou ate aqui: curte essas mecânicas?
Quais jogos com ela te chamam a atenção?