fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 3 de fevereiro de 2022

Seleção da diversão

Terraforming Mars: Expedição Ares, jogo que chegou as lojas recentemente, trouxe como sua mecânica principal a seleção simultânea de ações.

A seleção simultânea de ação é uma mecânica explorada em diversos jogos de grande sucesso comercial como Welcome to…, Puerto Rico e Race for the Galaxy.

Mas quais são as características principais dessa mecânica? Como ela impacta a interação entre os participantes? Que tipo de jogador vai se divertir com ela?

Vem com a gente, tomar decisões importantes e entender um pouco mais sobre essa mecânica.

Decisões significativas

Em várias conversas com o Michael Alves, atualmente um dos melhores game designers e developers da indústria brasileira de jogos, é possível ouvir ele falando sobre a importância das decisões significativas.

O que ele defende é bem simples, mas fundamental para qualquer jogo de sucesso: quem senta na mesa para jogar quer ter a sensação de que pode impactar o resultado da partida com as suas decisões; um jogo no qual eu não possa decidir, ou em que minhas decisões tem pouco impacto vai se tornar pouco atrativo rapidamente.

A mecânica de seleção simultânea de ações segue esse conselho ao pé da letra. Em jogos nos quais o participante tem de selecionar uma ação, seja ela a possibilidade de construir um prédio, manipular seus recursos ou se mover por um mapa, fica claro para quem está na mesa que o controle do sucesso, ou do fracasso, está exclusivamente nas mãos de quem toma a decisão.

Isso torna jogos com essa mecânica extremamente atrativos, em especial para quem está iniciando no hobby.

Outro ponto positivo dessa mecânica é a diminuição do AP (sigla em inglês para analysis paralysis, ou em uma tradução livre, paralisia por análise), posto que as ações são selecionadas e resolvidas simultaneamente. Isso tende a tornar o jogo em uma experiência mais dinâmica e rápida.

A interação entre os jogadores

Mas a sua decisão não diz respeito apenas a você nesse tipo de jogo. Quando estamos falando de seleção simultânea de ações , aquilo que um jogador escolheu vai impactar no turno dos demais participantes.

No próprio Expedição Ares isso fica evidente, pois as fases que foram escolhidas serão jogadas por TODOS os participantes, e não apenas por aquele que a selecionou. Dessa maneira, é necessário que o jogador leve em conta as possibilidades de seus adversários, pois é bem provável que você possa tirar proveito daquilo que foi escolhido.

Um jogo com seleção simultânea de ações gera um bom grau de interação entre os participantes, beneficiando quem consegue fazer uma boa leitura do seu adversário e prejudicando jogadores desatentos e que se preocupam apenas em criar seus próprio combo.

Quem gosta dessa mecânica?

A seleção simultânea de ação não é tão popular como a alocação de trabalhadores ou o toma essa, mas possui fãs muito fiéis e que estão sempre dispostos a conhecer novos jogos com essa mecânica.

Talvez os principais aspectos positivos dela estejam ligados a questão do tempo de jogo e ao grau de interação.

As partidas rápidas e nas quais o jogador não fica parado se soma a um grau de interação satisfatório entre os participantes, proporcionando uma experiência de jogo divertida para quem curte jogos estratégicos, mas sem todo o peso e complexidade de jogos mais elaborados.

E você, curte essa mecânica?

Qual seu jogo favorito com seleção simultânea de ação?

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Jogando o modo solo do Expedição Ares como se não houvesse amanhã.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.