Quantidade x qualidade
Se você quer vencer em Luna Maris vai precisar executar vários contratos.
Os contratos são bastante comuns em diversos títulos famosos como Gaia Project, Wingspan e o já clássico Terraforming Mars, o que indica que essa é uma mecânica bastante popular entre os jogadores e jogadoras.
Mas afinal de contas, o que é a mecânica de contratos? Qual seu impacto durante uma partida? Que tipo de pessoa gosta dela?
Se prepare, pois chegou a hora de fazer algumas demandas e garantir a vitória!
Aspectos gerais
Segundo o dicionário, contrato é um substantivo masculino que tem como um de seus significados pacto entre duas ou mais pessoas, que se obrigam a cumprir o que foi entre elas combinado sob determinadas condições.
Essa definição é bem interessante e nos dá um ponto de partida: em um jogo com contratos os participantes terão de reunir certas condições para receber em troca algum benefício: um bônus para ações futuras, mais recursos ou simplesmente pontos ao final da partida.
Em alguns casos os contratos podem ser executados mais de uma vez, como no jogo Prehistorias, mas no geral os eles só poderão ser reivindicados uma vez durante a partida (mesmo no caso de um contrato poder ser executado mais de uma vez, quem chega primeiro recebe benefícios maiores).
Contratos e a interação
Jogos que possuem contratos tendem a gerar uma boa interação entre os jogadores, pois como já comentamos anteriormente, apenas um ou dois participantes poderão se beneficiar do contrato. Sendo assim, caso a pessoa não preste atenção às ações de seus adversários, sairá prejudicada e poderá ficar para trás na disputa.
Isso gera uma dinâmica muito interessante, na qual a maior parte da diversão surge da tentativa de descobrir qual contrato está “na mira” do outro participante, fato que pode despertar os ímpetos competitivos de outros jogadores: atire a primeira pedra quem nunca viu jogadores tomando decisões estrategicamente ruins para seus próprios interesses, mas que podem prejudicar um adversário (o famoso block).
Outro aspecto interessante é a questão da valorização da qualidade em detrimento da quantidade: as demandas de um contrato no geral são específicas, valorizando um maior planejamento por parte dos jogadores que não poderão apenas focar em questões quantitativas.
Quem vai gostar
Os jogos com mecânica de contrato são recomendados para quem está em busca de uma dose considerável de estratégia e de planejamento, mas sem abrir mão de muita interação entre os participantes.
Já que a mecânica de contratos exige atenção dos jogadores, é comum que títulos que utilizem o sistema de contratos exijam muito planejamento estratégico e levem a um tempo considerável de análise entre as jogadas, o que tende a gerar uma maior complexidade.
Claro que existem jogos que utilizam essa mecânica e que não abrem mão da simplicidade, como é o caso do já citado Prehistorias, porém no geral estamos tratando de jogos com uma alta dose de estratégia e que entregam diversão de qualidade para quem quer testar suas capacidades cognitivas.