Poliminó
Esse nome parece meio estranho, mas não se assuste.
Chamamos o Raphael Albertos, do canal Coffee & Board (Ludopedia: https://www.ludopedia.com.br/canal/Coffeeandboard ; Instagram: https://www.instagram.com/coffee.board/) , pra explicar o que são os poliminós, em que tipos de jogo eles aparecem e algumas sugestões para quem quer aprender mais sobre essa interessante mecânica.
O que é um poliminó?
Poliminó é um tipo de jogo que utiliza vários tipos de formas quadradas em suas peças, muito comum na Antiguidade em jogos matemáticos. Um poliminó é uma figura geométrica plana formada pela união de um ou mais quadrados iguais, de ponta a ponta e suas variações.
Talvez o jogo mais famoso que se baseou nessa estrutura para criar sua base é o Tetris. É um jogo eletrônico desenvolvido por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, e lançado em Junho de 1984. Alexey Pajitnov conheceu o quebra-cabeças pentaminó e decidiu criar uma versão eletrônica dele baseada nas variações de quatro quadrados (tetraminó, daí o nome Tetris).
Jogos de tabuleiro com poliminó
Em 2000 essa mecânica teve seu primeiro nome de grande relevância com o jogo The Princes of Florence (Posição 160 do Rank do BGG), onde o jogador montava seu distrito com poliminós diversos em um tabuleiro pessoal.
Essa mecânica é muito versátil, estando presente tanto em jogo familiares quanto em jogos pesados. Vemos sua aplicação em títulos pesados, como Antiquity, A Feast for Odin e Founders of Gloomhaven, assim como em jogos mais leves como Barenpark e Tiny Towns.
Cartógrafos, jogo de design nacional que recebeu diversos prêmios do Portal Ludopedia usa de forma criativa e divertida poliminós em conjunto com a mecânica de Flip & Write (virar e desenhar).
Poliminós em jogos de designers famosos
Recentemente o uso da mecânica de poliminó vem se destacando nos jogos de tabuleiro modernos. Eles ajudam a desenvolver a inteligência espacial, atraindo cada vez mais interessados nos desafios que eles apresentam. O designer alemão Uwe Rosenberg, famoso pelo jogo Agrícola, usou os poliminós em sua quadrilogia: Patchwork, Cottage Garden, Indian Summer e Spring Meadow.
Além de Rosenberg, outro designer famoso incrementou este tipo de puzzle em seus jogos. Stefan Feld usa, em grande parte do jogo Amerigo, poliminós como base para o desenvolvimento das mecânicas.
Poliminós da moda
É uma mecânica tão atual e com boas possibilidades de crescimento que tivemos recentemente o jogo Planet Unknown, que atingiu números positivos e boa aceitação pelo público na sua campanha do Kickstarter, inclusive disponibilizado gratuitamente na plataforma Tabletop Simulator.
Por fim, um jogo que na minha opinião merece destaque no uso dos poliminós é o Isle of Cats, o jogo mescla draft (seleção de cartas), gerencimento de recursos, economia básica e poliminós. As mecânicas de drafting de cartas e o gerenciamento de recursos oferecem complexidade suficiente para serem envolventes aos jogadores experientes, e ao mesmo tempo, acessível a pessoas novas no hobby (pois o jogo possui um Modo Família bem desenvolvido). O puzzle criado pelas peças de poliminó do jogo é bem inteligente e desafiador.
Conta aí pra gente: você já jogou algum board game com essa mecânica? Qual seu jogo com poliminós favorito?