Construa a sua vitória
Nossos lançamentos de fevereiro, Expedição Ares e Fábricas Fantásticas, podem ser agrupados na categoria de jogos de engine building.
Mas o que isso quer dizer? Engine Building é uma mecânica? Para quem é esse tipo de jogo?
Vem com a gente, pois é chegada a hora de ligarmos os motores.
O “motor de pontos”
Usamos o termo engine building (em uma tradução literal, construção de motor) para designar jogos nos quais os participantes precisam construir a melhor forma de obter pontos de vitória através de interações sinérgicas entre diversos elementos.
De uma maneira mais simples, podemos dizer que em um engine building o objetivo principal do jogador é criar combos que lhe garantam muitos pontos. Esses combos surgem quando as partes que formam o “motor” se encaixam de maneira eficiente, fazendo com que seja possível extrair o máximo de pontos de vitória através das interações.
Um exemplo dessa estrutura é visível no funcionamento das cartas de ícone joviano de Terraforming Mars. Essas cartas tendem a possuir um custo alto em megacréditos, porém acabam estimulando o jogador a investir nelas por dois motivos: muitas aumentam a produção de titânio (recurso que pode substituir os megacréditos para se jogar essas cartas) e geram pontos de vitória para cada ícone joviano em jogo.
O combo de ícones jovianos é simples, porém altamente eficiente e pode ser explorado pelos jogadores caso seus adversários não tentem barrar o avanço desse motor de pontos de outro mundo.
Engine building não é uma mecânica?
É bastante comum os jogadores acessarem a BGG, a maior base de dados sobre jogos de tabuleiro do mundo, e se surpreenderem com o fato de engine building não aparecer listada como uma mecânica.
Apesar do estranhamento inicial, podemos dizer que essa ausência faz todo o sentido. Engine building não é uma mecânica em si, mas sim uma forma de combinação entre diversas mecânicas para gerar esse efeito de criação de uma máquina de pontos.
Coleção de componentes, gestão de mão e seleção de componentes talvez sejam as mecânicas que mais combinem com o engine building, porém também é possível ver boas implementações desse conceito com o uso de jogadores com poderes variados e controle de área.
Para quem é o engine building?
Jogos que usam o conceito de engine building tendem a atrair jogadores estratégicos e que estejam dispostos a pensar bastante antes de cada ação, posto que é necessário avaliar como cada “peça” vai se encaixar na engenharia da máquina de pontos que está sendo construída.
Esse fator faz com que a matemática desses títulos seja muito mais evidente para os jogadores, o que pode tende a agradar aqueles praticantes do hobby mais hardcore e que estão em busca de experiências de jogo de maior peso como podemos constatar em títulos como Lisboa, Lorenzo il Magnifico e o já citado Terraforming Mars.
Todavia não é difícil encontrarmos bons jogos de construção de motor de pontos que atendam a um público iniciante, servindo como porta de acesso para títulos mais complexos: Fábricas Fantásticas, Fornalha e London são bons exemplos de boas experiências que podem ser aproveitadas tanto por quem está começando, quanto por quem já é veterano.
Mas conta aí para a gente: você curte engine building? Qual seu jogo preferido nessa categoria?