fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 27 de janeiro de 2021

Mande na parada toda

Mecânica presente em diversos títulos, o controle de área por vezes passa despercebido, mas se constitui como um elemento central em jogos clássicos

É muito comum vermos jogadores e jogadoras fazendo rankings das suas mecânicas favoritas. Alocação de trabalhadores, drafting, deck building, colocação de peças, poliminó e leilão são mecânicas que normalmente fazem parte dessas listas, o que se explica devido a grande popularidade de títulos nos quais elas aparecem.

Entretanto, existe uma mecânica muito comum em vários jogos, mas que por vezes passa despercebida por muitas pessoas que jogam regularmente board games: o controle de área.

Aspectos gerais do controle de área

Controle de área, também conhecida como influência, é uma mecânica baseada na disputa por áreas de um tabuleiro.

O jogador ou jogadora que possuir mais peças – dados, peões, cubos de recursos ou outro elemento equivalente que sinalize sua presença -, em um determinado ponto do tabuleiro receberá algum benefício por controlar a região. Esse benefício pode ser o ganho de pontos, a geração de algum recurso ou até mesmo a possibilidade de executar uma ação que antes não era disponível.

Influência difusa

Existem jogos fortemente baseados na mecânica de controle de área. Exemplos desse tipo de jogo incluem El Grande, Hansa Teutônica e Tortuga 2199, nos quais a maior parte da sua pontuação virá de manter o controle sobre uma determinada área do tabuleiro/mapa.

No entanto, é comum vermos títulos que possuem elementos de controle de área, tais como Dominant Species, Eclipse e Maracaibo, mas que nos quais a disputa pelas áreas acaba sendo uma mecânica secundária.

Em Root, por exemplo, o controle de área é fundamental para determinar a movimentação dos soldados, permitir ou não que você erga construções em uma clareira e mais uma série de outras mecânicas. Você não recebe pontos de vitória diretamente por controlar uma área, mas deter a influência em uma clareira potencializa seu caminho para a vitória.

Mantenha o controle

Pessoalmente eu gosto bastante de jogos que possuem controle de área: existe uma tensão constante entre os participantes, pois a qualquer momento o equilíbrio pode ser quebrado e um dos jogadores pode garantir preciosos pontos em direção à vitória.

Essa tensão gera um verdadeiro jogo psicológico entre os participantes, fazendo com que você não se foque apenas nas suas jogadas e combos, sendo fundamental observar as ações do adversário na tentativa de prever qual será seu próximo movimento.

Em muitos desses jogos acontece uma daquelas situações de “cobertor curto”: você não possuí recursos suficientes para disputar todas as áreas. Isso te força a tomar decisões difíceis, tendo que pesar bem quais os ganhos e perdas de se investir recursos em uma área de jogo e não em outra.

E conta aí para a gente: você curte controle de área? Qual seu jogo favorito com essa mecânica?

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Esse texto traz uma dica para o lançamento surpresa de março? Eu acho que sim.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.