Próxima estação
No capítulo anterior falamos sobre a ação de construção de rotas, entendemos todo seu conceito e o quão importante essas ações são para o desenvolvimento econômico do jogo. Hoje vamos falar sobre a ação de CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO.
Quanto mais melhor?
Os 18xx tem como característica a interação direta ou indireta, ou seja, os jogadores acabam por interagir entre si em algum momento. Uma dessas formas é através da evolução das diversas CIAs do jogo, e por conseguinte, a possibilidade de que as rotas se cruzem, criando a necessidade do controle de um determinado trecho.
Para que o jogador consiga o controle de uma rota ferroviária, ele deve ter uma estação que gere acesso às peças dessa rota.
Me dê ibagens
Hoje utilizei do meu conhecimento avançado de word para ilustrar algumas situações importantes dentro do tema desta edição do Diário de Bordo. Antes que me perguntem, eu me formei em wordlogia.
Dentro da imagem ao lado vamos identificar a estrutura de um tile de cidade grande, além de alguns exemplos de acessos e bloqueios dentro de uma rota.
- Exemplo 1 – A CIA 1 (vermelha), tem acesso a cidade marrom e verde, além claro, da cidade amarela na qual tem uma estação. Porém não tem acesso ao segundo tile marrom à direita da imagem, pois a CIA 2 (azul) impede o avanço naquela direção. A CIA 2 (azul), detêm a mesma condição, só que do lado oposto.
- Exemplo 2 – A CIA 1 (vermelha) Tem acesso a todos os tiles de cidade grande, isso pois construiu uma estação junto ao tile verde, e agora tem livre acesso por esse tile. A CIA 2 (azul), ainda se encontra na mesma situação do exemplo 1.
- Exemplo 3 – A CIA 1 (vermelha) tem acesso a todos os tiles de cidade grande, isso acontece pois existe um espaço vago para construção de uma nova estação, permitindo acesso até e após aquela cidade. A CIA 2 (azul), ainda se encontra na mesma situação do exemplo 1.
A importância da estação
O processo de construir novas rotas seria suficiente para dizer que o jogador vai sentir a evolução durante o jogo, mas o que 1890 faz é trazer mais peso para a importância das estações.
Para você entender o que estou falando, vou dar um pequeno spoiler: sempre que fazemos uma viagem, partimos de nossa estação, algo que não acontece na maioria dos 18xx. Isso “obriga” os jogadores a construir novas estações, pois alcançar regiões distantes só é possível com um trem mais moderno ou através de novas estações.
Se você quer lucrar, investir em estações pode valer muito a pena #dicadodesenvolvedor
Decisão de Game Design: sentimento de evolução
Sentimento, o que é um jogo sem sentimento?
Em jogos que trabalham com gestão, mercado, entre outros, o sentimento de progressão é fundamental para que o jogo se torne recompensador, ainda que no final o jogador descubra que foi derrotado.
Por isso a decisão de fazer as viagens partirem de uma estação, mostra que construir não é sinônimo apenas de bloquear, mas também seu inverso. O jogador tem novas possibilidades, novos lugares, o que resulta em mais receita e melhor otimização de sua CIA.
Fique atento, no próximo capítulo do diário vamos falar de como OPERAR TRENS