De volta aos trilhos
SEGUIMOS COM OS REPORTES SOBRE 1890: PLANO NACIONAL DE VIAÇÃO E VAMOS COMEÇAR A ANALISAR AS FASES DE OPERAÇÃO DAS COMPANHIAS
Estou devendo uma explicação que justifique o fato de não atualizá-los sobre os avanços de 1890: Plano Nacional de Viação, essa explicação cabe em apenas uma palavra: PANDEMIA.
Tive que me adaptar à nova realidade que me impediu de preparar esse material de atualização para a comunidade que quer saber a quantas anda o projeto.
Peço compreensão de vocês e que entendam que não foi um abandono, mas sim uma questão de adequar a rota para seguir no caminho.
Até agora…
No último capítulo abordamos, de forma resumida, como as ações de PESSOA FÍSICA e PESSOA JURÍDICA acontecem. A partir de agora, vamos falar das ramificações que se encontram dentro da ação de pessoa jurídica.
E a primeira delas é a ação de leilão.
O leilão
Em 1890: Plano Nacional de Viação as empresas são agentes ativos de compra e venda de ações, ou seja, elas podem comprar e leiloar ações de outras companhias a fim de lucrar com os dividendos ou valor de mercado das mesmas, além de poder recuperar ações próprias que foram vendidas ao banco por investidores.
Nesta ação a empresa pode leiloar uma share (ação) por vez de uma das Companhias que adquiriu em uma rodada anterior. O valor inicial é a metade do valor de mercado, arredondado para baixo. Os lances que incrementam o valor da ação são adicionados de 5 em 5 no mínimo, sem um valor limite.
O ciclo de ofertas é realizado apenas entre os jogadores, pessoas físicas, e até mesmo o presidente da companhia que está realizando o leilão pode participar.
O primeiro jogador a realizar uma oferta é o da esquerda do presidente que realiza o leilão, as opções dele são:
- Fazer um lance com no mínimo de 5 incremento no valor inicial (ou na oferta anterior).
- Passar. Após fazer isso, o jogador não participa desse leilão novamente, ainda que haja novas ofertas entre os outros jogadores.
Quando todos os jogadores passarem, aquele que fez a maior oferta leva a share. Caso nenhum jogador faça um lance, a share é comprada pelo banco, que a coloca disponível para a venda pelo valor de mercado.
Decisão de Game Design
Um dos desafios dos desenvolvedores de jogos é tomar algumas decisões dentro da estrutura do jogo que pode ser considerada como fugir do padrão. Decisões desse tipo geram diversas reações do público, nem sempre positivas.
A escolha da mecânica de leilão é um desses desafios dentro desse projeto, porém, essa pode ser a chance de fazermos algo inesperado e que pode superar as expectativas.
Muitos dos 18xx utilizam o sistema de empresas privadas, as chamadas EP’s, como forma de adicionar efeitos e renda para pessoas físicas e companhias. No início do desenvolvimento do 1890 não foi diferente, porém entendemos que havia uma necessidade de mudar esse padrão, uma vez que inovar em dois aspectos (duração da partida e tema) não era o suficiente.
Tanto nós da New Player Studios quanto a MeepleBR, não nos contentamos com pouco. Por isso, buscamos sempre melhorar para que nossos jogos sejam marcantes e inovadores. Adicionar uma mecânica incomum aos 18xx foi uma maneira de tornar 1890 um jogo único.
Por isso a mecânica de leilão traz uma camada de estratégia incrível, dando aos jogadores a possibilidade de gerar renda para suas companhias, algo que as empresas privadas fazem no demais 18xx, porém não de forma ativa e sim passiva.
Escolhemos entregar ao jogador essa opção de gerar renda para sua Companhia, e não se engane, sabemos que isso eleva a carga cognitiva , mas garante uma experiência mais completa e distinta de outros 18xx.
Fique de olho, na semana que vem vamos falar da próxima ação: RECUPERAR SHARES ADQUIRIDA PELO BANCO