Reformar ou Construir?
No último capítulo abordamos como a ação de recuperar shares vendidas ao banco se aplica e se justifica dentro do game design de 1890: Plano Nacional de Desenvolvimento.
Neste novo capítulo vamos falar da ação subsequente, A CONSTRUÇÃO DE ROTAS ( ALOCAÇÃO DE TILES ), mas antes de começar precisamos entender o conceito de rodadas de operação.
Rodada de operação
Como você já descobriu no Diário de bordo 3, os turnos de 1890 são divididos em duas fases: Compra e Venda de ações (Pessoa Física) e Operações (Pessoa Jurídica).
Entretanto, a história do desenvolvimento tecnológico nos mostra que as inovações dentro do mercado ferroviário foram imprescindíveis para o crescimento das empresas. Para simular esse crescimento em 1890, a cada momento em que um novo modelo de trem é adquirido, algumas regras são alteradas, forçando o desenvolvimento das CIAS.
Essas mudanças podem impactar profundamente no destino das suas CIAS, até mesmo ocasionando a temida falência. Uma dessas mudanças é a repetição da fase de operação, provisoriamente denominada de, fase de operação 2.
Quando isso acontece, os jogadores precisam operar duas vezes as CIAS, realizando todas as etapas da fase de operação regular (incluindo o pagamento ou a retenção de dividendos). Além disso, regras especiais são acrescentadas a depender do modelo de trem adquirido (para saber mais detalhes, fique de olho nos próximos capítulos do Diário de bordo).
Construindo/Melhorando uma rota
Durante a fase de operação, o presidente de uma CIA pode construir/melhorar as rotas ferroviárias. Essa operação deve respeitar as regras vigentes que são dadas pelo modelo de trem mais moderno em operação. Atualmente temos 5 modelos de trens disponíveis no jogo. As regras de colocação de peças de rota seguem os seguintes pontos:
- Deve-se ter o acesso de uma estação da CIA até o local da construção.
- Caso seja a primeira rota construída em um local que haja custo, deve-se pagar somente na construção da peça de rota de nível 1
- Devemos respeitar a ordem da cor das peças de rota a ser construída, ou seja, uma peça de nível 3 (marrom) nunca será construída no lugar de uma peça de nível 1 ( amarela), portanto é necessário construir uma peça de nível 2 (Verde) e assim terá como melhorar para o nível 3.
Qual a diferença entre as peças (além da cor)?
Qual a diferença entre as peças (além da cor)?
Cada peça tem suas características especiais. As principais informações referentes a cada conjunto de peças podem ser vistas abaixo:
Peças de Nível 1 AMARELO (CONSTRUÍDA DIRETO NO MAPA)
- Rota única: sem valor de receita mas que pode ser melhorada
- Rota única, com cidade pequena: gera uma receita de $10, porém não pode ser melhorada.
- Rota única, com cidade grande: que gera uma receita de $20, podendo receber uma estação e ser melhorada.
Peças de Nível 2 VERDE (CONSTRUÍDA SOBRE UMA PEÇA DE Nível 1)
- Rotas únicas e duplas: sem valor de receita mas podem ser melhoradas
- Rotas únicas e duplas, com uma cidade grande: geram receita de $40, podendo receber uma ou duas estações e ser melhorada.
Peças de Nível 3 MARROM (CONSTRUÍDA SOBRE UMA PEÇA DE Nível 2 )
- Rotas múltiplas, sem valor de receita: não podem ser melhoradas.
- Rotas múltiplas, com uma cidade grande: geram receita de $60, podendo receber uma, duas ou três estações e não pode ser melhorada.
Decisão de game design: o comum ainda é bom
Essas aplicações são comuns aos jogos da linha 18xx. O resultado de sua explicação é trazer o jogo “para frente”, ou seja, o mercado vai trabalhar dobrado a partir do desenvolvimento dos trens e das rotas, criando um novo desafio mercadológico e influenciando diretamente a direção tomada pelos presidentes das CIAs.
Além disso tudo, essa opção de game design leva a uma aceleração do tempo de jogo: grandes valores de receitas vão surgir, tornando a venda de ações tentadora para os jogadores.
Fique de olho, na semana que vem vamos falar da próxima ação: CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÕES