O cenário dos board games em Brasília
“Dizia ele: estou indo pra Brasília, nesse país, lugar melhor não há”… já cantava a Legião Urbana
Em 21 de abril de 1960, a nova Capital do Brasil nasceu. Completamente planejada e projetada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, hoje a chamamos carinhosamente de Quadrado ou Quadradinho.
O Distrito Federal/DF é formado por Brasília e seu Plano Piloto (porque a cidade tem o formato de avião), além de cidades satélites (que ficam ao redor da Capital), onde a maior parte da população está localizada. Aqui não há mar, mas é bom demais morar nesta cidade!!!
Brasília é muito jovem, de espaços amplos e vias largas, onde as pessoas geralmente se deslocam de carro. Há quem diga que esse distanciamento físico entre as pessoas favorece uma certa frieza e superficialidade nas relações dos brasilienses (que nasceram em Brasília) e candangos (que moram na cidade) com as outras pessoas.
O fato é que, geralmente, quem mora em Brasília e arredores tem grupos pequenos de amigos e que sempre moram perto uns dos outros.
A cidade e os board games
A primeira ludoteca de Brasília, Orgutal Casa de Jogos, nasceu em 2011 e desde lá muitas outros espaços se espalham pela cidade. Há alternativas para todos os gostos. De jogos de tabuleiro a cardgames.
Alguns eventos também ocorrem por aqui com o objetivo de divulgar e fortalecer o hobby. Temos hoje, por exemplo, o Joga Brasília, que ocorre semestralmente e, anualmente, o Engrenagem Lúdica, que apresenta ao público boardgamer protótipos e futuros lançamentos no mercado nacional.
Pelo fato de os brasilienses se relacionarem com pequenos grupos de pessoas, uma característica marcante da cidade são os eventos por bairro. Em Águas Claras ocorre semanalmente o AC/DC Jogos.
Reuniões semelhantes também acontecem no Sudoeste e Noroeste, outros bairros da Capital. Além disso, os amantes de boardgames usam a ferramenta Trello para marcar mesas de jogatinas, troca e venda de jogos.
Outra alternativa para quem joga é juntar um grupo de amigos em casa. Eu e meu namorado, por exemplo, além de termos o nosso dia de jogatina, que é sempre às quintas-feiras, nos reunimos com alguns amigos toda semana e, uma vez por mês, um dia inteiro no final de semana, só para jogar com a galera.
Conteúdo e produção candanga
Em 2016, nasceu aqui na cidade o canal de Youtube do pessoal do BGGII, um grupo de amigos, moradores do Guará II, que produzem um material super diversificado e de excelente qualidade, como reviews, unboxings e gameplays.
Muitos jogos também foram pensados e produzidos no Quadradinho. Apex K-Truck Race é um jogo competitivo que coloca 2 a 6 jogadores no papel de caminhoneiros com a missão de contrabandear uma carga de preciosos recursos, roubados de um poderoso Conglomerado e que irá, em breve, para financiamento coletivo.
Brazil: Mundus Imperial é um jogo de tabuleiro moderno sobre o Império do Brasil, que também irá para financiamento coletivo e será lançado em pouco tempo pela MeepleBR. Eu já joguei os dois e recomendo muito.
Maior acervo do DF
Hoje com mais de 900 jogos em suas estantes, a Ludoteca BGC, que fica na Asa Sul, é um excelente espaço para aqueles que já conhecem e também para os que desejam ingressar no hobby.
Lá você pode adquirir jogos diversos, vendidos na própria loja, reunir-se com os amigos, “sentar e jogar” (você paga a partir de R$ 10,00 e pode jogar até a loja fechar), com o auxílio de monitores capacitados para explicar regras, alugar seu jogo favorito para jogar em casa (têm até plano de assinatura).
E, em tempos de pandemia, alugar ou comprar jogos por meio dos serviços de delivery e drive-thru. A Ludoteca BGC possui ainda loja online que faz entrega para todo o Brasil.
Outras lojas
Ainda existem outros comerciantes de jogos pela cidade: a Antares Boardgame House, localizada no Sudoeste; a Inside Games, especializada em card games e localizada na Asa Sul; e a já citada Orgutal Casa de Jogos, na Asa Norte.
Futuro promissor
Embora estejamos passando por um período de muitas incertezas e super delicado para os lojistas, eu como moradora e apaixonada por Brasília, acredito que nosso hobby só tende a crescer por aqui (vamos ser otimistas sempre!!!).
Os espaços para jogar estão sempre lotados e, a cada dia que passa, mais gente produz conteúdo na cidade, o que ajuda muito na divulgação dos jogos de tabuleiro. Quando tudo isso passar, eu espero ainda ver muitos eventos acontecendo por essas bandas.
E você, conhece ou já visitou Brasília? O que acha da cidade? Se você mora aqui, conte pra gente como é a sua rotina em relação aos boardgames. Onde costuma se reunir para jogar e se acha que as características da cidade ajudam ou dificultam o hobby.