O cenário de board games em Alagoas
No primeiro texto da série board game no Brasil, o Kim, do canal Nerd Tatuado, trouxe um pouco do histórico dos jogos de tabuleiro modernos no estado de Alagoas. É uma trajetória recente, mas muito vigorosa e interessante
Os primeiros espaços de jogo
O cenário de board games em Alagoas é meio separado dos diversos outros segmentos nerds, mas em ascensão. Há alguns anos atrás, um casal de irmãos fundou o primeiro espaço de jogos de Maceió, a Loja D6. Assim, abriram as portas para um novo universo para o hobby na cidade.
Os grupos que existiam, antes isolados, agora podiam se encontrar, jogar no local, conhecer novas pessoas com o mesmo hobby, comprar e alugar jogos de tabuleiro. Com o passar do tempo, outro espaço também surgiu a Lud House, um restaurante que mistura pub com jogos de tabuleiro.
Unidos somos mais fortes
Sempre víamos grandes eventos voltados para jogos analógicos em outros lugares e isso incentivou a criação da Associação Alagoana de RPG, grupo que não está ligado diretamente aos jogos de tabuleiro, mas que ajudou a incentivar a disseminação de espaços de jogo, bem como a conexão entre os entusiastas deste tipo de diversão. A paixão pelos jogos fez com que diversas amizades surgissem nestes meios de diversão.
Então, em 2013, chegou o Nerd Tatuado. O primeiro grande canal de notícias do movimento nerd no estado a trabalhar com board games. Nosso objetivo é contribuir para a divulgação dos jogos de tabuleiro e de eventos relacionados na região de Maceió.
Desafios futuros
Mesmo com essas conquistas e empreendedores investindo nos jogos, o cenário ainda é pequeno e existem muitos grupos isolados – jogadores que preferem jogar em casa, pois temem danificar seus jogos ao levá-los para outro lugar, afinal, estamos falando de um hobby relativamente caro.
O maior desafio para os board games em Alagoas está ligado a necessidade de divulgar com mais afinco os jogos. Para que isso aconteça, precisamos de mais eventos e atividades em espaços públicos, levando o lúdico para uma parcela cada vez maior da sociedade. Evidentemente, este tipo de ação não pode ser feita por indivíduos, mas sim por grupos que precisam de parceria e de patrocinadores.