A humanidade começou a se espalhar pelo sistema solar. Em Marte, foram construídas algumas colônias, que oferecem proteção contra as condições ambientais de um planeta terrivelmente frio, seco e quase sem atmosfera. Para aumentar a imigração da Terra para Marte, é preciso terraformá-lo através da alteração de suas condições ambientais, até que os seres humanos sejam capazes de lá viver sem caros equipamentos de proteção, sem que um acidente ínfimo acabe se revelando fatal. Portanto, o Governo Mundial decidiu apoiar toda e qualquer organização que o ajude nessa tarefa descomunal. As verbas generosas atraem corporações gigantescas que competem entre si para expandir os negócios e se tornar a força de maior influência por trás da terraformação. Nesta era, a conquista do Planeta Vermelho guarda grandes oportunidades.

Em Terraforming Mars, você controla uma corporação, compra e joga cartas que descrevem diversos projetos. Esses projetos muitas vezes contribuem, direta ou indiretamente, para o processo de terraformação, mas também podem ser empreendimentos comerciais de vários tipos. Para vencer, você tem de alcançar um bom índice de terraformação (IT) e acumular pontos de vitória (PV). Seu IT aumenta toda vez que você faz subir um parâmetro global (temperatura, nível de oxigênio ou cobertura oceânica). O IT determina sua renda mínima e também sua pontuação-base. À medida que o processo de terraformação avança, mais projetos tornam-se viáveis. Tudo que promover ainda mais o controle do sistema solar pela humanidade será uma fonte adicional de PV, desde fundar cidades a montar uma infraestrutura, passando por proteger o meio ambiente. O tempo é medido em gerações, e cada geração começa com uma fase de ordem dos turnos, seguida por uma fase de pesquisa, na qual os jogadores têm acesso a novas cartas. Na fase de ação, os jogadores se revezam em turnos, fazendo 1 ou 2 ações, até que todos ao redor da mesa tenham passado a vez. Em seguida, na fase de produção, todos os jogadores produzem
recursos de acordo com os níveis de produção indicados em seus tabuleiros pessoais e recebem renda de acordo com seu IT. O tabuleiro central apresenta escalas para o registro de temperatura, nível de oxigênio, índice de terraformação e gerações. Nele há um mapa da superfície de Marte, ao qual você vai adicionar tiles de oceano, de vegetação e cidade durante a partida. Há também uma lista de projetos-padrão disponíveis a todos os jogadores, assim como marcos e prêmios pelos quais os jogadores podem competir. A partida terminará quando houver oxigênio suficiente para respirar (14%), oceanos suficientes que permitam um clima semelhante ao da Terra (9) e temperatura bem acima do ponto de congelamento (+8 °C). Só então será possível – embora não muito confortável – viver na superfície de Marte! O vencedor será o jogador com a maior quantidade de PV ao fim da partida. Os PV são obtidos a partir do seu IT, de seus tiles no tabuleiro, prêmios recebidos, marcos reivindicados e pontos impressos em cartas que você jogou.

Ficha técnica

Autor: Jacob Fryxelius
Ilustrador: Isaac Fryxelius 
Peso: 1,700 kg
Dimensões: 30x30x8 cm

Componentes:

1 Livreto de regras
1 Tabuleiro de jogo
5 Tabuleiros de jogador
17 Cartas de corporações
208 Cartas de projetos
8 Cartas de referência
200 Marcadores de jogador (cubos plásticos transparentes, 5 cores)
200 Marcadores de recurso (cubos plásticos opacos de diferentes tamanhos, em dourado, prateado e cobre)
3 Marcadores para o tabuleiro de jogo (cubos plásticos grandes em branco)
9 Tiles de oceano
60 Tiles de vegetação/cidade
11 Tiles especiais
1 Marcador de primeiro jogador

Vídeos

ENTRE EM CONTATO

Rua das Andorinhas, 197, Itararé
Embu guaçu, São Paulo - 06900-000

+55 11 97532-3062

atendimento@meeplebr.com

Meeple BR © todos direitos reservados