MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Resenha / Terraforming Mars – resenha (parte 3)
  • Por: Adriana Lemos
  • Publicado em: 17 de julho de 2020

Expansões e extras

Nos dois textos anteriores – aqui estão os links para a parte 1 e para a parte 2 – a Adriana Lemos, nossa especialista em Terraforming Mars, falou das características gerais do jogo, das polêmicas e da variante solo.

Agora é hora de aprender sobre as expansões e produtos extras que envolvem esse jogo incrível.

Prelúdio

A pergunta mais feita sobre o jogo é: a expansão Prelúdio é essencial ou não?

A maioria esmagadora dos jogadores afirma que é essencial. Por quê? 

Ela adiciona cartas que são selecionadas no setup da partida e proporcionam algumas ações/recursos imediatos ou até mesmo aumento de produção de algum recurso. O jogador recebe 4 cartas e escolhe 2 para executar imediatamente. Como o jogador pode olhar sua carta de corporação e a mão inicial, torna-se ainda mais estratégico o início da partida, pois o participante consegue associar vários elementos do jogo logo de cara. Há também uma aceleração no tempo da partida, já que obter os recursos adequados à sua estratégia demora algumas rodadas.

Para o jogo solo, ela diminui o número de rodadas (gerações) para vencer de 14 para 12 se usadas as cartas de prelúdio. E outra variante traz o objetivo de atingir um índice de terraformação (IT) de 63 em até 14 gerações (12 gerações se você utilizar as cartas de prelúdio).

Vênus Next

Além de adicionar novas corporações, ela traz um novo tipo de carta de projeto – as cartas venusianas -, quatro novas áreas reservadas para cidades e um novo tipo de recurso, os flutuadores, que funcionam como os micróbios e animais do jogo base: quanto mais o jogador acumula nas cartas, mais pontos de vitória no final da partida.. Um marco e um prêmio novos também são adicionados ao tabuleiro, o que proporciona combos diferentes. Também traz a trilha de Vênus, que é uma nova forma de pontuar. É um pouco difícil pontuar usando as cartas de Vênus, porém são combos que, se bem realizados, geram muitos pontos.

Ela traz a regra do “Governo Mundial”, que ajuda a acelerar o jogo, pois o Primeiro Jogador, antes da fase de pesquisas, escolhe um parâmetro global para subir de nível.

Colônias

A ideia das colônias é gerar recursos ao longo do jogo sem que você precise produzi-los. No início do jogo, dependendo do número de jogadores, são sorteadas algumas colônias. A cada rodada a disponibilidade dos recursos nas luas varia de acordo com o que foi coletado na rodada anterior, funcionando como um mercado de ações.

Você pode viajar para as luas para pegar os recursos ou colonizá-las, o que garante um bônus toda vez que algum jogador coletar recursos nela.

Como é possível pagar o custo da viagem por energia ou titânio, ela traz ao jogo uma utilidade maior para a produção de energia, que até então ficava um pouco apagada se você não a utilizasse para subir a temperatura ou para baixar cartas de construção.

No modo solo a produção inicial de megacréditos é de -2.

Hellas & Elysium

Essa expansão traz 2 novos tabuleiros para o jogo. Além da configuração bem diferente entre eles, os marcos e prêmios do jogo também são alterados. Apesar de não trazer cartas novas como as demais expansões, ela gera uma nova elaboração de estratégias para alcançar os marcos e prêmios.

Reviravolta

A expansão que acrescenta elementos mais diferentes ao jogo. Um deles são os eventos globais, que são efeitos que ocorrem toda rodada (geração) e podem ser positivos ou não. Como os jogadores conseguem saber qual efeito vai ocorrer 3 rodadas antes, é possível se programar. Traz ainda mais interação entre os jogadores, pois simula uma reunião entre delegados do Comitê de Terraformação, onde aquele que chefiar o maior partido na rodada ganha o bônus respectivo a ele. Essa expansão não adiciona regras ao modo solo de jogo. Pela disputa nos comitês, ela se torna muito mais

interessante se usada em uma partida com pelo menos 2 jogadores.

Pacote de extras do Kickstarter (Reviravolta)

Foi lançado esse ano no Brasil o pack de extras da campanha de Kickstater que foi sucesso na mundial ano passado (2019). Ele vem com dashboards que vêm com iconografia mais clean e mais bonita do que a original, seguram os cubos, não permitindo que eles saiam do lugar e o jogador perca a contagem, são leves por serem feitos de cartonado e cabem na caixa do jogo. O kit totaliza ainda 20 novas cartas promocionais de projeto, corporação e eventos globais relacionadas à expansão Reviravolta.

Big Box

E para guardar com estilo esse jogo que merece todos os upgrades, esse ano foi lançado um Kickstarter da Big Box para Terraforming Mars. A MeepleBR vai trazer essa super caixa para o Brasil. A Big Box foi elaborada para organizar o jogo. Nela cabem todas as expansões além do jogo base. Vem ainda com mais de 90 tiles em 3D para deixar a imersão no jogo ainda melhor, 21 cartas promocionais e organizadores para as cartas e cubos.

 

Não saí do meu top 3

A versatilidade, a combinação de mecânicas e a rejogabilidade de Terraforming Mars fazem dele um grande sucesso. O jogo é bem elaborado, bem produzido e cria a expectativa em torno de mais novidades sobre ele. Tem tudo para lançar muitas outras expansões sem cair na mesmice.

Jogar só com o jogo base; fazer qualquer tipo de combinação entre as expansões; jogar com mesa cheia ou sozinho; todas as opções proporcionam uma boa experiência, o que é difícil de achar em um jogo.

Para os fãs do jogo como eu, a Meeple BR está preparando um super torneio oficial dele! Então vamos treinando e nos vemos em uma partida de Terraforming Mars o mais breve possível!

 

Adriana Lemos

Carioca perdida em São Paulo trabalhando na Playeasy há 8 meses. Jogadora de board game há 10 anos. Puxa saco do Pfister. Invicta em partidas de Terraforming Mars em solo paulista. Não come animais. Nunca recusa brownies.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.