MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Opinião / Cuide da sua cabeça
  • Por: Rafael Soares
  • Publicado em: 22 de julho de 2020

Board games e saúde mental

Se você chegou nesse post, certamente conhece ou, pelo menos, já ouviu falar sobre os board games, os famosos jogos de tabuleiro modernos.

A primeira vez que ouvi falar sobre eles imaginei que seriam divertidos, porém, logo de cara, achei que seria algo que faria de forma esporádica, já que há tantas coisas importantes para fazer no dia a dia.

E é por isso que eu te pergunto: o que você pensa quando escuta alguém falar sobre board games? Pode ser que, em um primeiro momento, você pense que é algo divertido, mas há tantas responsabilidades e coisas outras a serem feitas antes de parar para “jogar um joguinho”, não é mesmo?! E é com esse tipo de pensamento que você acaba perdendo não apenas a diversão, mas a oportunidade de experenciar os benefícios que vão além do entretenimento.

Faço parte do mundo da meditação há alguns anos e, depois de experenciar por algum tempo o mundo dos board games, foi automática a percepção das semelhanças entre esses dois mundos. Tá achando forçação de barra? Vem que eu te mostro o contrário!

Mindfulness e board games

É incontestável que o nosso cérebro é uma máquina capaz de receber diversos estímulos simultaneamente. E isso, sem dúvida, é extremamente importante nos dias atuais para que possamos nos dar conta de tantas tarefas e responsabilidades, em meio a uma rotina corrida e repleta de afazeres. Acontece que essa infinidade de estímulos mentais constantes impede a nossa mente de ter um tempo de qualidade, no qual ela pode – e deve! – focar naquele instante, de maneira imersiva e sem distrações. O tão falado “mindfulness”.

Se você nunca ouviu falar em mindfulness, aqui vai uma explicação breve: é uma técnica de atenção plena, para experenciar o instante em que você está vivendo determinada situação. E isso é um excelente artifício para a redução do estresse e da ansiedade (duas patologias comuns nos dias atuais). A proposta da meditação, resumidamente, é reduzir o estresse e a ansiedade, através de um treinamento da mente para diminuir a dispersão e, consequentemente, melhorar o foco e a criatividade.

Ao entrar no mundo dos board games você começa a perceber que, pouco a pouco, vai ganhando mais experiência nas mecânicas dos jogos, nas “manhas” das estratégias e na profundidade da experiência em cada jogo e grupo.

Pode até ser que você comece jogando de forma aleatória e meio sem jeito, se achando um adolescente que jogava batalha naval ou adedanha, mas com o tempo vai notar que naquele instante em que está entre os amigos (ou mesmo jogando solo: você vs tabuleiro) você está ali. E somente ali. E isso, meus amigos, acreditem, é como respirar ar fresco.

A mente se vê sendo capaz de se concentrar e focar em um objetivo. Você esquece o celular, esquece os problemas, esquece as angústias, esquece do tempo. E quando vê, sai dali mais leve e renovado.

O bem estar dos board games

Na meditação, ao sentir isso, chamamos de “bliss”. É a sensação de bem-aventurança, que significa um extremo bem estar. E eu posso afirmar que quanto mais você faz parte do mundo dos board games, mais próximo dessa sensação você fica.

É realmente incrível que algo que pode ser visto para muitos como “infantil” ou “besteira”, na realidade é um portal para a melhoria da saúde mental e da cognição.

E é por isso que me arrisco a falar que se entregar para esse mundo é conhecer a sua capacidade em alcançar o seu máximo potencial, quando se permite estar imersivo e conectado naquele momento.

Deixa eu explicar melhor: antes de conhecer o mundo dos board games, é como se você estivesse em CIDADES SUBMERSAS, respirando CO2, como um LOSER. Depois que você conhece esse mundo, percebe a REVIRAVOLTA em sua vida, como se algo EPIC tivesse acontecido.

Então, fica aqui o meu convite para você vir conhecer esse mundo NEW(ton) !!

Rafael Soares

Sou da Barra da Tijuca/RJ, tenho 34 anos, sou Biólogo com especialização em Gestão Ambiental e Perícia Ambiental. Adoro me desenvolver através da meditação, me conectar com a natureza e também tenho um sonho de TERRAFORMAR MARTE. Já faz algum tempo que sou apaixonado por board games e, além de ser colecionador, sou jogador árduo, super democrático, ou seja, gosto de todos os tipos de jogos. Sou idealizador do perfil do Instagram @deumesaboardgames, cujo objetivo é mostrar a verdade nua e crua de um universo cada vez mais explorado: Os jogos de tabuleiro modernos.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.