MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Opinião / Pintura de miniaturas
  • Por: Polly Nucci e Carol Vilela
  • Publicado em: 15 de setembro de 2020

Pintura da Imaginação

Você já parou pra pensar que no meio dos jogos de tabuleiro existem diversos outros hobbies escondidos? Boa parte deles envolve a prática do DIY, sigla em inglês para Do It Yourself, que em português significa “faça você mesmo”.

Personalizar e relaxar

Algumas pessoas gostam de customizar mapas, criando componentes em 3D de materiais diversos para seus jogos. Esses componentes que podem ir desde árvores, cidades e explosões nucleares, até mesmo a meeples personalizados, portas, mobília, e uma grande variedade de tokens.

Outros gostam de fabricar seus próprios inserts para facilitar a preparação da partida. Os inserts também ajudam a organizar melhor e com mais segurança os componentes dentro da caixa.

Existem também algumas práticas que são quase terapêuticas. Sleevar cartas, limpar caixas de jogos e reorganizá-las nas prateleiras, destacar componentes do punchboard… as possibilidades são praticamente infinitas.

Cor ao que se tem direito

Vou partir de uma opinião pessoal, por isso sinta-se a vontade para expressar uma visão diferente nos comentários (mas sempre com respeito). Para mim, o melhor “hobby dentro do hobby” é a complexa e fascinante pintura de miniaturas!

A terapia do pincel

Pode ser miniatura de personagem, de mobília 3D, de componente, do que for… Falou em miniatura, nós, os amantes da arte da Pintura de Mini, vamos ficar com os olhos brilhando e cheios de vontade de pintar.

É tão gostoso pegar a miniatura lisa na mão, sem nada, sem vida, e poder ir trabalhando ela, ver as cores dando realidade à peça, colocar sombra e luz, gerar movimento em algo inanimado, dar brilho aos olhos e colocar riqueza nos detalhes.

As técnicas são diversas, as combinações são infinitas, porém o prazer ao se ver o trabalho finalizado é garantido, e o resultado da peça pronta no tabuleiro aumenta muito a imersão ao jogo.

Mercado nacional x Resultado final

O mercado nacional é bem abrangente na quantidade, qualidade e diversidade de miniaturas que se encontram a nossa disposição, sejam elas de jogos de tabuleiro, de RPG ou até mesmo itens decorativos. As opções são muitas e estão ao alcance dos artistas do pincel.

Por outro lado, o mesmo não é verdade com relação ao material que é necessário para fazer um trabalho com o melhor acabamento possível. Hoje temos produtos nacionais disponíveis em diversas lojas, sendo opções que apresentam uma boa relação custo-benefício e que não são específicos para a pintura de miniaturas, porém se adaptam bem e proporcionam um resultado aceitável, principalmente para iniciantes na área.

Algumas empresas importam o material especializado, pincéis, tintas e outros equipamentos, o que pode facilitar em muito o trabalho de um pintor de miniaturas. Porém o custo destes materiais pode ser muito alto e até mesmo proibitivo para os praticantes do hobby.

Apenas comece

Seja com material improvisado ou profissional, com noção de cores ou não, sendo talentoso por natureza ou tendo zero experiência com pincel… Se você tem vontade de começar, vá em frente, solte sua imaginação, veja alguns tutoriais disponíveis gratuitamente na internet e solte sua imaginação!

Polly Nucci e Carol Vilela

Polly Nucci, 28 anos, paulista, Analista de planejamento e controle de produção, tecnologa em logística, apaixonada por board games e recém chegada nesse mundo maravilhoso. Mãe do Bartolomeu e da Margarida (filhos caninos) e esposa da Carol.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.