MeepleBR
MeepleBR / Blog Meeple / Opinião / Modo solo ativar!
  • Por: Polly Nucci e Carol Vilela
  • Publicado em: 3 de setembro de 2020

Jogo para todas as horas

Jogos para se jogar em dois, três, quatro, cinco, quem sabe até 12 jogadores, o mercado está cheio. Nos últimos tempos devido a pandemia e a termos de ficar reclusos em casa, sem contato físico, fomos obrigados a partir para as plataformas online de board games, mas fica faltando aquela sensação gostosa de ter um deck de cartas na mão, de rolar dados, mover componentes e manusear o tabuleiro não é mesmo?

Uma forma de solucionar essa “abstinência do tato” no BG é o modo solo, presente em diversos jogos. Alguns títulos são pensados desde o início com essa possibilidade, mas também é possível encontrar variantes solo criadas pelos fãs na internet, o que aumenta ainda mais as possibilidades.

Atenção aos detalhes

Ok, eu também já fui do time que achava uma ideia meio boba jogar BG sozinha, mas um dia resolvi testar… Joguei uma, duas, três partidas seguidas e nas partidas seguintes, jogando com mais jogadores, percebi uma coisa muito interessante.

Após destrinchar o modo solo, eu tinha um pouco mais de domínio sobre as regras e as possíveis estratégias a serem tomadas do que o restante do grupo.

Jogar contra o tabuleiro te permite pensar fora da caixinha; nem sempre prestamos atenção às ações dos oponentes, as vezes ficamos dispersos pensando somente nas nossas próprias ações; porém o modo solo exercita o nosso lado observador de forma excepcional, já que jogando sozinho você precisa prestar atenção não só no que você faz, mas também no que o automa faz.

Pensando fora da caixinha

Outro ponto excelente, é que na grande maioria dos títulos, jogar contra o tabuleiro acaba sendo mais difícil e desafiador do que jogar contra um jogador real, já que o automa tem uma forma de pontuação diferente e mais fácil para ele mesmo do que a sua durante a partida. Você acaba quebrando mais a cabeça para pontuar, descobre formas diferentes de pensar por conta disso, e desenvolve estratégias de jogo que ainda não havia explorado.

Os modos Solo/Automa, provavelmente, são os modos de jogo mais desafiadores que se encontram disponíveis para os fãs de jogos de tabuleiro modernos. A quarentena nos pegou de surpresa, mas que tal surpreender a sí mesmo com uma boa partida contra o tabuleiro?

No final das contas você pode descobrir que seu melhor e mais desafiador adversário na jogatina é você mesmo!

Polly Nucci e Carol Vilela

Polly Nucci, 28 anos, paulista, Analista de planejamento e controle de produção, tecnologa em logística, apaixonada por board games e recém chegada nesse mundo maravilhoso. Mãe do Bartolomeu e da Margarida (filhos caninos) e esposa da Carol. Carol Vilela, brasiliense, 36 anos, trabalho no ramo financeiro e sempre fui fã de desafios mentais. Fui criada cercada com os jogos clássicos de tabuleiro e com os jogos modernos que tem surgido, tenho me surpreendido cada vez mais. Adepta a reunião com bons amigos, para dar boas risadas e ter diversão garantida, pude unir hoje isso tudo as obras de arte mais que desafiadoras dos Board Games. Juntas somos idealizadoras do perfil @boardgayme que tem como objetivo mostrar o mundo dos Board Games com objetividade, clareza e claro uma pitada de humor, para quem assim como nós também é novo nessa área

Compartilhar postagem:

Copyright © 2020 Meeple BR - Todos os direitos reservados.