fbpx
MeepleBR
  • Por: Márcio Botelho
  • Publicado em: 9 de agosto de 2021

Watergate vem aí

No Entre Jogos da última sexta-feira (06/08) a pauta foram os jogos de duelo.

Jogo de duelo é um nome comumente utilizado para tratar daqueles títulos que são exclusivos para se jogar em duas pessoas. Jogos como 7 Wonders Duel, Destemidos – Normandia e o recém anunciado Watergate.

Quer saber mais sobre esse inusitado jogo sobre um dos maiores escândalos políticos de todos os tempos?

Então siga o dinheiro e venha com a gente.

Watergate: a história

Em junho de 1972, cinco pessoas foram presas no Complexo Watergate, em Washington. O que parecia ser uma tentativa de roubo ao Escritório Central do Comitê Nacional Democrata, incentivou os jornalistas Bob Woodward e Carl Bernstein, do Washington Post, a iniciar uma investigação. Nos dois anos seguintes, eles descobriram que os cinco presos foram enviados diretamente pela Casa Branca para espionar políticos da oposição. Em consequência, o presidente Richard Nixon renunciou ao cargo em 1974, para evitar um processo de Impeachment.

O parágrafo acima é o texto de abertura do manual do jogo Watergate, criação de Mathias Cramer lançada em 2019, e serve como uma credencial da fidelidade histórica do jogo em relação aos eventos narrados. O manual é cheio de referências históricas, fontes e consegue dar uma visão geral muito boa do escândalo que ficou conhecido popularmente como Caso Watergate.

Durante o Watergate se descobriu que a Administração do presidente Richard Nixon estava montando uma rede de espionagem ilegal para prejudicar seus adversários políticos. Esse abuso de poder só foi revelado através do empenho dos jornalistas do The Washington Post, que não desistiram diante da pressão governamental e trouxeram luz para os atos ilegais do governo. Até hoje, o caso é considerado um exemplo da importância da mídia livre e independente.

Watergate: o jogo

Durante uma partida de Watergate os participantes vão recriar o confronto entre a Administração Nixon e Editor do jornal The Washington Post. O objetivo da Administração Nixon é chegar ao fim do seu mandato sem que seus crimes sejam revelados; já o Editor terá como objetivo acumular provas que mostrem a conexão dos criminosos com a Administração.

Cada jogador terá um baralho de cartas único, cheio de personagens e eventos ligados ao caso Watergate, sendo necessário jogar as cartas para se tentar alcançar o seu objetivo. Além das cartas, será necessário lidar com os marcadores de evidência e com o quadro da investigação, um belo tabuleiro central no qual são colocadas as conexões que podem derrubar o governo Nixon.

A disputa pelas conexões e a gestão de mão são os elementos centrais do jogo, tornando-o um título bastante ágil e divertido de se jogar, com uma duração média de partida girando ao redor dos 30 a 60 minutos (jogadores mais experientes tenderão a jogar de forma mais rápida por conhecerem melhor o funcionamento das cartas).

Edição brasileira

O jogo de Matthias Cramer é muito bem rankeado na BGG (posição 137 no índice geral; 93 no dos jogos estratégicos) e chamou muita atenção devido ao tema incomum e a boa jogabilidade. Mesmo assim, o fato de ser um jogo exclusivo para dois jogadores fez com que muitas pessoas achassem improvável seu lançamento no Brasil.

A MeepleBR, em mais uma parceria com a Frosted Games (a primeira parceria foi o jogo Cooper Island), resolveu acreditar nesse título e no interesse do mercado brasileiro em relação aos jogos voltados para dois jogadores.

A tradução do jogo esteve por conta de Romir G. E. Paulino, tradutor de títulos de peso como Root e Maracaibo, e o projeto editorial esteve sob a supervisão do competente e atencioso Thiago Leite, responsável por títulos como Orléans e Destemidos – Normandia.

Se tudo correr bem, Watergate deve chegar as lojas brasileiras ainda em 2021: a previsão é que o título esteja disponível em dezembro deste ano.

Márcio Botelho

Raça: Humano. Alinhamento: caótico e bom. Classes: Historiador 6, Crítico literário 4 e Nerd 10. Dando uma de Doc Brown e de Marty McFly.

Compartilhar postagem:

Copyright © 2023 Meeple BR - Todos os direitos reservados.